Entenda como funciona um cartão de débito e qual o limite

Cartão de débito: veja como funciona o substituto favorito da dinheiro em espécie e como utiliza-lo com consciência, seja no Brasil ou no exterior.

Entenda como funciona um cartão de débito e qual o limite
É necessária disciplina para não se endividar com o cartão de débito

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Com a insegurança de andar com dinheiro em espécie nos bolsos, muitos brasileiros acabam trocando o papel pelo plástico e fazem do cartão de débito seu melhor amigo. Veja como funciona e como utiliza-lo com consciência, seja no Brasil ou no exterior.

Débito ou Crédito: qual a melhor opção na hora de pagar as contas

Como funciona um cartão de débito?

Também conhecido como dinheiro de plástico, o cartão de débito funciona de modo imediato: assim que a compra é efetuada, a quantia é debitada da conta.

Logo ao efetuar a abertura de uma conta em banco, lhe será fornecido um cartão de débito para que possa movimentar a conta e ainda realizar compras. Ele é aceito em praticamente todas as lojas, restaurantes, postos de gasolina e comércios em geral, no entanto, a compra só é aprovada enquanto existir saldo em conta ou limite no cheque especial, por isso, é considerado como pagamento à vista.

As compras com cartão de débito não são parceláveis e só podem ser realizadas se o seu cartão possuir bandeiras como Visa ou MasterCard. Este caso também se aplica em contas poupança que, na maioria das vezes, também possuem cartões com bandeira, sendo possível realizar pagamentos na mesma função de débito.

Ao contrário do cartão de crédito, para cancelar o cartão de débito é necessário ir à própria agência em que possui conta. Caso existam dívidas no cheque especial, elas deverão ser quitadas no ato.

Veja as melhores oportunidades de cartão de crédito sem anuidade no Brasil

Existe um limite para cartão de débito?

Segurança, praticidade e muita comodidade mas, sem controle financeiro o cartão de débito pode se tornar uma ameaça à saúde do seu bolso.

FIQUE DE OLHO NAS SUAS FINANÇAS
Encontre a melhor solução de conta bancária com o custo benefício perfeito para as suas finanças. Confira!

Quando temos o dinheiro em espécie nas mãos, vê-lo ir embora dói muito mais do que apenas passar um cartão. Isso significa que o susto na hora de conferir o saldo pode ser grande, principalmente se a sua conta corrente possuir o temido cheque especial.

Neste caso, quando o usuário realiza uma compra no débito e o mesmo não possui saldo em conta, o crédito do cheque especial entra automaticamente para cobrir a despesa, a qual será aprovada. No entanto, sua conta entrará em saldo negativo e começará a contar os altíssimos juros do cheque especial. 

Como a cobrança de juros diante deste “empréstimo” é uma vantagem para o banco, as instituições costumam aumentar frequentemente seu limite do cheque especial, podendo esse valor chegar à casa dos milhares e tornando a volta da conta ao azul muito mais difícil. Portanto, procure efetuar compras no cartão de débito somente enquanto tiver saldo positivo.

O melhor cartão de crédito para cada tipo de necessidade

É possível usar o cartão de débito no exterior?

Para saber se é possível utilizar a função débito no exterior, veja se no verso do seu cartão existem as bandeiras Cirrus (se MasterCard) ou Plus (Visa). Caso positivo, o cliente que desejar utilizar a função de débito no exterior deverá entrar em contato com o banco e solicitar a habilitação. 

Assim, poderá usufruir de uma das principais vantagens da modalidade, a de garantir a cotação da moeda local na data em que for confirmada a compra, sem a necessidade de esperar pelo fechamento da fatura para ser surpreendido com uma cotação de câmbio muito além da prevista.

Ainda que pareça a melhor das opções, informe-se em sua instituição financeira sobre as taxas de IOF e possíveis tarifas para realizar as transações, como as cobradas por saque. Se houverem muitas cobranças extras, a função débito pode não valer tanto a pena. A abrangência dos cartões de débito em equipamentos no exterior também pode ser um empecilho, pois alguns estabelecimentos não conseguem realizar a conexão.

Qual o melhor cartão de crédito internacional, Visa ou MasterCard

Cartões pré-pagos VTM

O cartão Visa Travel Money, ou simplesmente VTM é uma das modalidades de débito mais utilizadas para viagens ao exterior. Neste caso, o cartão é criado especialmente para a viagem em questão, funcionando de modo pré-pago, ou seja, o usuário carrega o VTM com a quantia desejada, já na conversão da moeda local. Deste modo, o controle dos gastos é mais garantido, a aceitação do cartão no exterior é maior e ainda há a possibilidade de efetuar novas recargas caso o saldo atual não seja suficiente.

O VTM pode ser emitido em sua própria instituição bancária ou nas agências de viagem.

Encontre a conta corrente ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar