Como funciona o Uber

Elogiado por muitos e eleito como o inimigo do taxistas, o aplicativo de caronas pagas chega ao Brasil com polêmica. Entenda como funciona o Uber.

Como funciona o Uber
Saiba como funciona o app que chegou ao Brasil causando polêmica

E você, já sabe como funciona o Uber? O Aplicativo chegou ao Brasil no ano passado e dividiu opiniões como em todos os outros países que o aplicativo se instalou. É considerado o inimigo número 1 dos taxistas pois vem roubando a clientela, mas tem sido aprovado na qualidade dos serviços prestados nas 3 cidades que já se encontra em funcionamento no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e mais recentemente, Belo Horizonte. 

Entenda como funciona o Uber

O Uber é um aplicativo que liga pessoas a motoristas profissionais para fazer corridas de carro. É semelhante aos táxis, mas oferece conforto e facilidades que têm agradado muitos clientes em todo o mundo e despertado a ira dos taxistas.

Como utilizar o Uber

Para usufruir do serviço é preciso baixar o aplicativo em seu smartphone – lembramos que o serviço só está disponível no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O aplicativo está disponível para Android, IOS e Windows Phone. Veja como funciona o Uber:

1. Baixe o aplicativo para Android , para iOS ou para Windows Phone.

2. Clique em “Registrar” e crie uma conta no Uber fornecendo os dados solicitados. O Uber precisará de seu nome, telefone celular, email, idioma e informações de pagamento. Você precisa de um cartão de crédito válido.

3. Finalizado o cadastro você poderá solicitar um motorista. O Uber utiliza o GPS do celular para identificar a sua localização e te informa qual o motorista credenciado está mais perto. Se quiser mudar a localização, basta clicar na Lupa e inserir um novo endereço.

4. Clique no ícone do carro localizado na parte inferior do aplicativo e ele te mostrará quanto tempo o veículo irá demorar para chegar até o seu local com uma estimativa do quanto irá custar a tarifa mínima.

5. Para solicitar o serviço, clique em “Definir Local de Embarque” e informe qual é o seu destino no campo marcado. Clique em “Solicitar Uber”. Automaticamente você receberá a foto do motorista, o carro que ele irá te buscar com modelo e placa, além de opiniões de outros utilizadores sobre o serviço desse motorista.

6. Ao chegar ao local de destino, o aplicativo irá mandar um email a você informando o valor da sua corrida e irá cobrar automaticamente no cartão de crédito cadastrado.

Atenção: se você quiser cancelar a corrida após já ter chamado o carro, é possível. Basta clicar nos três pontinhos verticais situados na extrema direita no canto superior e solicitar “Cancelar viagem”.

Como ser motorista do Uber e quanto se ganha

Uber: como trabalhar

Quer trabalhar como motorista Uber? Saiba quais são os requisitos para ser um dos motorista e que carros são aceites no Uber, consulte as condições aqui.

Os diferenciais do Uber

A forma de pagamento: o passageiro faz o pagamento direto pelo aplicativo, através do cadastro do seu cartão de crédito ou de uma conta no serviço PayPal, únicas formas de pagamento aceitas pelo serviço. Assim, você não tem que tocar na carteira durante a sua viagem de carro, o pagamento é eletrônico e você não precisa sair com quantias em dinheiro.

Os modelos dos carros: os carros dos motoristas profissionais cadastrados tem pré-requisitos para se filiarem ao aplicativo. É preciso que o carro seja novo e em excelentes condições, modelo mínimo 2009 – sendo que a maioria dos usados no Brasil são de 2012 a 2015 – ter ar condicionado ligado (item obrigatório), e ter água mineral disponível a vontade para o passageiro. Os utilizadores do Uber Black tem à disposição modelos mais sofisticados como o Toyota Corolla, Honda City e Ford Fusion, com banco de couro.

Os motoristas: Para trabalhar para o Uber, os motoristas precisam ter carteira de motorista profissional e seguros pessoal, para o carro e passageiros. Os selecionados passam por um treinamento curto sobre o padrão de atendimento, onde são orientados a serem o mais educado possível, abrir a porta para que o passageiro entre e saia do veículo. O motorista coloca a música que você desejar e oferece água. Tratamento especial para o usuário do aplicativo é pré-requisito.

Qual o preço da corrida no Uber

Outro ponto interessante que você deve saber sobre como funciona o Uber é com relação ao valor da corrida. O preço cobrado pelo aplicativo no Brasil é mais caro do que o cobrado pelos táxis comuns. A corrida fica entre 20% e 30% mais cara pelo serviço de conforto e facilidade oferecido. Há uma taxa fixa, acrescida de um valor por minuto e outro por quilômetro rodado, num sistema semelhante ao de taxímetros. O aplicativo faz uma estimativa do quanto ficará a sua corrida, informando o valor da corrida mínima, a tafifa base, o valor pago por minuto e por quilômetro rodado. O preço da bandeirada é fixo independente do período do dia.

Veja como calcular a tarifa do táxi antes mesmo da corrida começar

A facilidade

Além de facilitar o pagamento, o aplicativo sem a necessidade de um intermerdiário (como é feito nas centrais de taxi pelo telefone) é prático. Assim como os aplicativos como Easy Taxi, o Uber é automático e te mostra o carro que está mais próximo de você, e que vai demorar menos tempo a ir te buscar. Uma das vantagens de como funciona o Uber é esta, uma vez que conseguir um táxi nas grandes cidades do Brasil nem sempre é fácil, principalmente se é de madrugada, ou se está chovendo. O Uber oferece mais uma alternativa de locomoção com a mordomia de um VIP.

A polêmica

Presente em 56 países, o aplicativo Uber gerou revolta nos taxistas de todo o mundo que o acusam de violar leis e promover concorrência desleal. No Brasil não foi diferente. Desde junho de 2014, quando começou a funcionar em São Paulo, os desenvolvedores do aplicativo começaram a ouvir as reclamações. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar