Como formatar um PC: passo a passo

Você sabia que as versões mais recentes (e originais) do Windows não pedem mais o CD para instalar o sistema depois da formatação? Saiba como formatar um PC:

Como formatar um PC: passo a passo
Versões do Windows a partir do 7 já não pedem mais CD de reinstalação

A formatação dos PCs é um recurso muito utilizado nos computadores que têm vírus, falhas sistêmicas, malwares e uma sobrecarga de arquivos que o torna cada vez mais lento. Até que chega um ponto em que você perde a paciência e começa a correr atrás de dicas e tutoriais sobre como formatar um PC. Se esse é o seu caso, está no lugar certo.

Os melhores sites para montar um PC online

Como formatar um PC: fazendo o backup

A primeira orientação sobre como formatar um PC para quem não quer perder os arquivos antigos, como fotos e e-mails do Outlook é fazer o backup de tudo o que te interessa no seu PC. Para isso, você vai precisar de um HD externo, na nuvem ou num pen drive com um bom armazenamento. Lembre-se de que você precisa escolher todas as pastas e arquivos que deseja, pois a formatação retorna o PC à configuração original. Veja abaixo o passo a passo de como formatar o PC Windows 7, 8 ou 10.

Windows 7

1. Procure o “Painel de Controle” no Menu Iniciar;

2. Vá até a caixa de pesquisa do Painel de Controle e busque “recuperação”;

3. Selecione o “Método de Recuperação avançado”;

4. Dependendo do fabricante do seu computador, você deverá escolher uma das seguintes opções:

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!
  • Retornar o computador à configuração de fábrica – alguns fabricantes disponibilizam essa opção de como formatar um PC porque já vêm com programas pré-instalados que não serão removidos da sua máquina mesmo com a formatação;

  • Reinstalar o Windows – Se foi essa a opção apresentada, então você tem um Windows puro. Significa que o seu PC não veio com um Windows personalizado, então a formatação vai deixá-lo praticamente sem nenhum programa;

5. O sistema será recuperado e a mesma versão do Windows será instalada no seu PC sem necessidade de CDs.

*O Windows 7 faz um backup automático de todos os arquivos e pastas contidos em “C:Documentos”, numa pasta chamada Windows.old. Mesmo assim, é altamente recomendável que você faça o backup manual.

Windows 8 e 8.1

Existe uma função que apaga todos os arquivos do computador, como se fosse um reboot de smartphone, mas no seu PC para quem tem as versões 8 e 8.1 instaladas. Tudo o que foi adicionado por você (arquivos, programas, extensões etc) é apagado e o sistema começa de novo do zero.

Esta é uma opção muito prática para quem quer saber como formatar um PC com Windows 8 e 8.1. Já não existe mais aquela história do CD e você não perde a licença. No Menu Iniciar, procure por restaurar sistema e clique no aplicativo correspondente. Se quiser formatar o PC, escolha a opção “Remover tudo e reinstalar o Windows” e clique em “Introdução” para receber o passo a passo de como reinstalar o Windows com a mesma licença que já tem. No fim, o seu PC estará sem nenhum arquivo e com as configurações que tinha ao sair da fábrica.

Windows 10

O processo de formatação no Windows 10 é bem parecido com o Windows 8 e 8.1, mas ainda mais simples. Procure por “Restaurar sistema” na ferramenta de pesquisa da barra inferior e clique na opção correspondente no menu que vai aparecer. No painel de controle que irá abrir, manter ou de remover todos os seus arquivos. Em ambas as opções, todos os programas e aplicativos instalados por você serão removidos. Como os vírus podem se concentrar em pastas de arquivos, o ideal é fazer o backup manual e pedir a remoção de todos os arquivos do seu PC. Assim que a formatação terminar, o Windows vai proceder à instalação do seu sistema operacional novamente.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar