Como fazer uma transmissão ao vivo youtube: passo a passo

Aprenda o passo a passo de como fazer uma transmissão ao vivo youtube e comece seu stremeaming agora mesmo.

Como fazer uma transmissão ao vivo youtube: passo a passo
Aprenda a transmitir um live streaming na plataforma digital

Transmissões de vídeo ao vivo é a mais forte tendência atual, quando se trata de internet. Pesquisas dos conceituados canais Business Insider, Streaming Media e ReelSEO revelam que o chamado live streaming gera um tempo de engajamento até dez vezes maior do que vídeos sob demanda. Diante deste novo cenário, a transmissão ao vivo Youtube tem se apresentado como um dos melhores recursos para quem busca destaque e visibilidade na plataforma. O recurso permite ainda uma maior interação entre o youtuber e seus seguidores.

Como funciona a transmissão ao vivo youtube

A transmissão ao vivo Youtube pode ser feita pelo próprio dono do canal e exige poucos recursos. Confira o passo-a-passo do site Tech Tudo para você fazer seu próprio live streaming:

1. Primeiro, é necessário baixar e configurar um codificador de áudio e vídeo no computador, para comprimir os vídeos no formato ideal para a transmissão ao vivo Youtube. Na plataforma, você poderá escolher entre duas opções: “Transmitir Agora” ou “Eventos”.

Tipos de transmissão

"Transmitir Agora"

Ao escolher essa opção, basta a enviar o conteúdo, que o YouTube irá detectar automaticamente o frame e a resolução da sua transmissão para iniciá-la. Assim que entrar ao vivo, o site irá reduzir as resoluções para que possibilite que seus seguidores assistam também por meio dos celulares e tablets.

Ganhar dinheiro no youtube: é possível ficar rico sendo youtuber?

"Eventos"

Essa opção permite maior liberdade para edição e opções de configuração para seu stream em tempo real. Além disso, é possível definir o horário de início com antecedência, ativar um stream de backup, criar vários streams para serem transmitidos simultaneamente e, por fim, visualizar antes dos seguidores a qualidade do vídeo, para fazer os devidos ajustes, se necessários.

QUER A
SUA INTERNET RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

2. Enquanto está acontecendo a transmissão ao vivo Youtube, é possível adicionar mais formas de interação com o público ao ativar bate-papo. Além disso, há a opção de se adicionar cartões na tela, que têm a função de redirecionar o público para um outro endereço, como site ou playlist, com imagens e títulos personalizados. A plataforma permite ainda que se confira as métricas da transmissão ao vivo, na tela do computador.

3. Na aba YouTube Analytics, é possível acompanhar as métricas da transmissão simultaneamente ou quando terminar, dependendo do tipo de sua transmissão ao vivo Youtube. Dessa forma, é possível saber a quantidade de pessoas e número de comentários em seus vídeos, além de dados como sexo e localidade dos espectadores, e informações relacionadas ao envolvimento e ao desempenho. Esses dados são disponibilizados para download de 48 a 72 horas após o final da transmissão.

4. Interromper a transmissão ao vivo Youtube depende da opção de transmissão você escolhida. No caso do “Transmitir ao vivo”, é preciso ativar o stream no codificador, no mesmo campo em que ele foi iniciado. Já nos “Eventos”, é feito manualmente pelo YouTube. No inicio, será preciso configurar o codificador para a transmissão ao vivo com as informações fornecidas pela plataforma. Para interromper a transmissão, basta clicar em “Interromper transmissão” na tela do YouTube, sem abrir o codificador.

A publicação do conteúdo da transmissão acontece automaticamente em seu canal, ao término do evento. Ainda assim, é possível editar o arquivo gerado, alterando informações, configurações e até melhorar a qualidade do vídeo.

Para transmissões realizadas na opção “Transmitir agora”, um único arquivo público de até 12 horas é gerado automaticamente, enquanto os feitos em “Eventos” geram arquivos de até oito horas de duração. Caso ultrapasse esse tempo limite, a transmissão não é capturada.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar