Se preparando para uma prova? Saiba como fazer uma redação perfeita

Se você está estudando para uma prova e precisa de dicas de como fazer uma redação perfeita, dê uma olhada neste link que nós te ajudamos.

Se preparando para uma prova? Saiba como fazer uma redação perfeita
Dicas para você que está se preparando para o vestibular ou concurso

Seja para quem é vestibulando ou está se preparando para concurso, a preocupação em como fazer uma redação perfeita é bastante presente. Uma boa redação é aquela que, além de ter conteúdo, também é prazerosa na leitura e fácil de se compreender.

5 cursos que estão em alta durante a crise

Dicas de como fazer uma redação perfeita

Exercitar a leitura

Manter o hábito da leitura é a orientação número um para quem precisa fazer um bom texto. É ao ler com frequência que se entende melhor a língua portuguesa e a estruturação de um texto de qualidade. Além disso, qualquer leitura expande o vocabulário e melhora a gramática, o que é muito importante na hora de escrever. Podem ser livros, jornais ou revistas, ler é sempre bom, mas é bom se atentar a publicações na internet, porque pode ser que elas contenham muitos erros de gramática e podem acabar, de certa maneira, estimulando outros erros.

Idealizar a estrutura do texto

Antes de começar a escrever, é necessário pensar em o que será escrito e também na maneira como será escrito. Já quando estiver lendo a proposta da redação, vale anotar as ideias que vão surgindo na cabeça, seja o que for. Depois de refletir sobre o tema, é a hora de organizar as ideias e uma boa forma de fazê-lo é utilizando esquemas.

Uma pista boa de como fazer uma redação perfeita é arquitetá-la antes de começar, ou seja, separar as ideias anotadas em diferentes parágrafos. Saber o que vai estar em cada parágrafo facilita depois na hora de redigir. E não esqueça que uma boa redação é dividida em três partes: a introdução do assunto, o desenvolvimento e a conclusão.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Não ficar em cima do muro

Se for uma dissertação, deve-se tomar partido. Normalmente os temas abordados são mais sérios e é necessário argumentar a fim de favorecer uma determinada posição. O correto é explicar com clareza o porquê de posicionamento e, sobretudo, é essencial que esse pensamento se prolongue até o fim do texto, não dá para mudar de ideia no meio da redação.

Ter atenção na hora de escrever

Na hora de redigir o texto, é preciso ter cuidado com várias questões. É sempre bom ser objetivo, evitar parágrafos ou frases muito grandes, manter sempre a linguagem correta, não usar clichês e manter-se fiel ao tema e seguir as regras da gramática. Outra questão importante é a coesão e coerência, um bom texto é aquele que faz sentido e que mantém-se em unidade. Não adianta fazer parágrafos aleatórios, eles têm que ser interligados para que passem uma ideia em conjunto e para que não fique confuso.

Fazer metáforas e analogias

Algo que enriquece muito uma redação são as metáforas, que acabam por explicar de maneira mais eficaz e original aquilo que se pede. Essa é a hora de usar a criatividade, um texto pode ser bom, mas se for autentico, ele fica mais marcante.

Revisar o rascunho

Uma dica importante de como fazer uma redação perfeita é revisar o texto. O ideal é que seja feito um rascunho do texto, para que ele possa ser lido e relido em busca de erro de gramática ou para checar se tudo está claro. E essa revisão é mais efetiva se for feita um tempo depois da redação ser escrita, por isso, vale a pena fazer algumas questões da prova e depois revisar antes de passar a limpo. Não esqueça que a redação tem de ser legível e limpa, ou seja, muito cuidado nessa hora.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Flávia Six Flávia Six

Natural de Curitiba, cresceu em Arapoti e estuda Jornalismo em Campinas há 3 anos. No momento, faz intercâmbio em Portugal. Apaixonada por palavras, leitora compulsiva, não vive sem filmes e faz tudo com os fones de ouvido.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar