Como fazer uma festa de noivado simples mas inesquecível

Não é preciso gastar muito dinheiro para fazer uma festa de noivado simples, mas especial. Saiba como organizar essa festa tão importante para o casal.

Como fazer uma festa de noivado simples mas inesquecível
Veja como fazer uma festa de noivado simples, bonita e especial

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Celebrar o noivado é algo desejado por muitos casais para marcar o início da vida a dois. Depois do pedido formal e do famoso “sim, eu aceito” é hora de celebrar esse importante passo no relacionamento com seus familiares e amigos próximos. E os gastos? Todo mundo sabe que um casamento não costuma custar barato, então se você precisa economizar não vale a pena investir em uma festa de noivado com luxo, é melhor guardar fundos para o casamento. Então aprenda como fazer uma festa de noivado simples porém linda, para não deixar essa data passar em branco.

Como organizar uma festa de noivado

Passos para organizar uma festa de noivado simples

festanoivadosimples


1º Passo – definir o número de convidados

Foi-se o tempo que os pais dos noiva arcavam com todos os gastos do noivado e do casamento.  Hoje em dia, por mais que os pais de ambos possam dar uma força, costuma ser o noivo e a noiva os encarregados a pagar pelo orçamento da sua festa de noivado. Portanto, em qualquer tipo de festa, quanto mais convidados, mais caro fica. Em uma festa de noivado simples, o ideal é não ultrapassar 30 pessoas. Convide somente os pais dos noivos, os irmãos (se for o caso), os padrinhos do casamento e os amigos mais íntimos. Atenção: jamais convide à sua festa de noivado alguém que não tem intenção de chamar para o seu casamento.

Qual seria o anel de noivado de cada signo

2º Passo – definir o local

Já sabendo quantos convidados serão, vocês precisam definir o local da festa. Se quiserem um ambiente mais intimista, mais informal e também mais econômico podem optar por fazer a festa em casa, no jardim ou no quintal. Se ninguém tiver uma casa com um ambiente legal ou não quiserem fazer sua festa em casa, o casal pode ainda optar por um restaurante que aceite reservas de grupos. A segunda opção é mais fácil, pois você não terá que se preocupar com a preparação da comida ou contratação de um buffet, no entanto costuma sair mais caro pagar um restaurante para um grupo grande de 30 pessoas. Como a ideia é fazer uma festa de noivado simples, é melhor tentar realizar a festa em casa (ou até na casa de um amigo que tenha uma boa área para festas). Fica mais barato contratar uma faxineira para dar uma geral no dia seguinte do que alugar um salão de festas ou pagar um restaurante.

3º Passo – Definir a data e o horário

A data deve ser próxima do pedido de casamento, para não “esfriar” o momento. É bom fazer a festa de noivado assim que os dois tenham decidido ficar noivos, pois assim poderá receber os parabéns das pessoas mais próximas ao vivo, sem a frieza de um telefonema ou de “parabéns, tudo de bom” na rede social. Portanto, planeje a festa de noivado com 2 ou 3 semanas de antecedência ao evento, no máximo um mês, para não perder o calor momento, até porque é uma festa simples que não precisa de tantos preparativos.

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Não é bom também marcar em cima da hora, pois pessoas importantes para vocês podem já ter marcado outros compromissos. O horário é importante pois ele vai ajudar a definir o cardápio. Se vocês quiserem uma festa à tarde e um ambiente informal, podem optar por um churrasco, ou finger food, que são comidas para se comer com as mãos, como mini-sanduiches, por exemplo. Se quiserem a festa de manhã, podem optar por um brunch às 11h. Se preferirem festas à noite a variedade é maior e você pode optar por jantar ou petiscos.

Jantar de noivado: como fazer, onde e mais dicas

4º Passo – Realizando o convite

Para uma festa de noivado simples, não é preciso fazer convites em gráfica. Se o casal fizer muita questão, tudo bem, mas é um gasto pouco necessário já que são não são muitas pessoas (e as gráficas cobram mais barato por mais unidades). Para as pessoas mais tradicionais, como os pais dos noivos e pessoas de mais idade, o ideal é convidar pessoalmente ou por telefone. Já os amigos mais próximos podem ser convidados da forma como preferirem: pessoalmente, por telefone, por email ou até na rede social. É uma boa ideia fazer um convitinho virtual para que as pessoas não se esqueçam da data e da hora e você encontra vários modelos gratuitos para se inspirar na internet.

5º Passo – Definindo o cardápio

O cardápio depende de 3 fatores: o horário da festa de noivado, quantas pessoas serão convidadas e quanto o casal pode gastar. Se vocês querem fazer algo mais tradicional, como um jantar, e manter uma festa de noivado simples é preciso convidar poucas pessoas. Pagar jantar para muita gente não sai barato e ninguém quer fazer uma festa de noivado e servir uma comida “mais ou menos”, certo? Só opte por fazer um jantar de noivado se orçamento não estiver muito curto e o número de convidados não for grande. Já se o orçamento está apertado e/ou o número de convidados está no limite, o melhor é optar por opções mais econômicas que não vão deixar em nada a desejar. Você pode contratar um buffet mais em conta para servir salgadinhos e canapés,  pode servir mini-sanduiches, tábuas de frios, enfim, os petiscos que preferir. Se quiser servir um prato aos convidados, opte por opções simples, que agradam a todos e que não custam caro, como crepes, panquecas, massa ou pizza. Como os convidados já terão petiscado antes do jantar, não precisa fazer (ou contratar) muita comida.

6º Passo – Decoração

festanoivadosimples


A decoração é opcional, se você quiser dispensar essa parte e economizar, pode somente utilizar uma bela toalha de mesa e se virar com o que tem em casa mesmo. Apenas algumas flores, arranjos e velas são o suficiente para criar um clima mais íntimo e romântico. Fotos do casal também podem ser uma ideia interessante para deixar o ambiente mais personalizado.

Já sabe onde passar a Lua de Mel? Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades de passagens e hospedagem

7º Passo – Tem que ter lembrancinha?

Não, não tem que ter. Se você quiser presentear seus convidados com algo, procure dá-los algo que será útil para eles e que faça-os lembrar de vocês com carinho, e não algo que vá parar no fundo da gaveta ou mesmo no lixo. Há pessoas que gostam de presentear com uma plantinha num vaso pequeno ou alguma caixinha personalizada que venha com o nome do casal e um bombom dentro, por exemplo. Mas lembre-se de utilizar a lembrancinha somente se o seu orçamento não estiver no limite, pois é algo dispensável.

8º Passo – E o traje?

Vai depender do tipo de festa que você vai dar. Se for um jantar mais íntimo, uma roupa mais formal e elegante é uma boa ideia, mas a noiva não precisa usar branco, a tradição de usar branco é só para o casamento. O ideal é que o traje combine com o tom da festa e que deixe os convidados confortáveis, afinal de contas, ninguém quer ter que alugar roupas e gastar dinheiro com salão de beleza para ir à sua festa de noivado. Mantenha tudo simples e íntimo, sua festa não precisa ser cara para ser marcante, romântica e especial.

Check List de casamento: saiba o que organizar a cada mês

Precisa pedir em casamento de novo?

Antigamente, era comum o noivo pedir ao pai da noiva, a mão de sua filha em casamento. Ou mesmo pedir a ela que se case com ele, de joelhos. Hoje em dia isso não é regra, tem quem se sinta a vontade para fazer, mas a maioria das pessoas já não fazem. Isso porque se o casal está dando uma festa de noivado, está explícito que os dois e suas famílias já sabem da intenção do casamento. Mas quem quiser manter o ritual pelo romantismo, também não está fora de moda. Um discurso para celebrar com champagne também sempre cai bem em um noivado, por isso: Noivos, preparem sua fala antes para não ficar sem palavras na hora do brinde!

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar