Como fazer uma entrevista de emprego e impressionar

Quer saber como fazer uma entrevista de emprego e se destacar durante o processo seletivo? Veja como você deve proceder.

Como fazer uma entrevista de emprego e impressionar
Saiba o que dizer em uma entrevista de emprego

Para se destacar em uma entrevista de emprego, além de falar das suas qualificações acadêmicas e profissionais, é importante demonstrar que você pesquisou sobre a empresa e que pode contribuir com o quadro de funcionários. Saiba como fazer uma entrevista de emprego e se destacar.

Como fazer uma entrevista de emprego e o que dizer nesse momento

Uma boa estratégia de como fazer uma entrevista de emprego é mostrar que seus conhecimentos podem contribuir para um bom desenvolvimento do trabalho. Por isso listamos algumas boas respostas que você poderá dar ao entrevistador durante um processo seletivo.

Poder de convencimento

Em todas as entrevistas, o ideal é convencer o entrevistador que você é capaz de trabalhar no cargo oferecido. Por isso é sempre bom ressaltar seus resultados e os obstáculos que superou ao longo da carreira profissional, além dos desafios é claro.

Desafios

Para saber como fazer uma entrevista de emprego impressionante é importante citar os projetos que você já realizou e como você e/ou sua equipe conseguiram alcançar ou superar os objetivos. Dessa forma, o examinador saberá como você se comporta em situações desafiadoras.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Capacidade de planejamento

Quando o entrevistador perguntar “como você se vê daqui cinco anos?”, ele quer testar sua capacidade de planejamento a longo prazo. Não existe problema em falar dos seus planos futuros, só não é legal citar nomes de empresas, as quais você pretende trabalhar.

É importante passar para o entrevistador a sensação de que você quer uma relação duradoura com a empresa. Dessa forma, você deve mostrar suas competências ao longo do seu trabalho em empresas anteriores e como lidava com estresses, rotinas e possíveis problemas.

Seja confiante

Quando o entrevistador pedir para você fazer uma apresentação pessoal, ele quer que você fale, além dos seus dados pessoais, todas as suas experiências fundamentais para o cargo pretendido, resultados atingidos, funções desempenhadas, experiência técnica e quais eram os seus desafios.

Em toda a entrevista há o momento de uma das perguntas mais difíceis, que é falar sobre qual é o seu ponto forte e seu ponto fraco. Muitas pessoas relatam que perfeccionista é uma qualidade positiva, mas você pode substituir essa resposta por: “Meus relatórios são impecáveis” e sou “elogiado por isso, ou recebi mérito pelo trabalho que coordenei”.

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

Sinceridade

Quando for falar dos defeitos, fale do que tem feito para melhorar esse problema. Você pode substituir “sou ansioso” por “procuro melhorar a minha ansiedade”. E dizer o que você faz para amenizar esse problema, que pode ser algum tipo de exercício ou meditação.

E se for uma entrevista de emprego por Skype?

Caso seja uma entrevista por Skype, as respostas deverão ser as mesmas. A diferença é que você terá que prestar atenção em outros fatores, tais como: a organização do ambiente a sua volta, não ter barulho na hora da entrevista, olhar sempre para a câmera do computador e não para a tela e tomar cuidados com a sua linguagem facial e corporal.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar