Aprenda como fazer um roteiro de viagem: passo a passo

A fim de otimizar o tempo e dinheiro do viajante, aprender como fazer um roteiro de viagem é tarefa importante para que tudo saia como planejado e valha muito a pena.

Aprenda como fazer um roteiro de viagem: passo a passo
Saber como fazer um roteiro de viagem pode otimizar tempo e dinheiro

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Meses de economias e trabalho até o esperado momento de pode cair na estrada mais uma vez. Mas, a fim de otimizar o tempo e dinheiro do viajante, aprender como fazer um roteiro de viagem é tarefa importante para que tudo saia como planejado e valha muito a pena.

Como fazer um roteiro de viagem pelo Brasil

comofazerumroteiroviagembrasil


Com simples passos de pesquisa e planejamento, é possível viajar tranquilo e com a certeza de conhecer todos os pontos de interesse do seu destino.

1. Reúna Informações

O primeiro e mais importante passo de como fazer um roteiro de viagem é definir e conhecer o(s) seu(s) destino(s). Para isso, separe alguns dias para fazer as pesquisas. Visite blogs, baixe aplicativos, mapas online, frequente fóruns de discussão, acesse guias de viagem e descubra o que cada local entre suas preferências tem a oferecer para tornar sua viagem inesquecível.

Alguns aplicativos interessantes para ter em seu smartphone e que auxiliarão no roteiro nacional são os do TripAdvisor, Google Maps (Android / iOS), GuiaMais, Guias Abrasel (diversos aplicativos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes a fim de auxiliar na melhor escolha gastronômica de cada região do país), Brasil Experience Mobile e o Fellow Trip.

5 dicas para não cometer erros na sua primeira viagem internacional

2. Defina o seu estilo

Qual é o seu perfil? Essa é uma pergunta essencial para deixar o roteiro com a sua cara. Qual o seu objetivo nesta viagem? Visitar grandes cidades e viver na badalação? Ir para a praia ou campo e apreciar a natureza? Um pouco de cada? Sabendo o que quer e o que os locais pesquisados oferecem, fica ainda mais fácil traçar suas rotas, incluindo pontos turísticos, estradas, bares, restaurantes, praias, baladas e o que mais desejar conhecer.

3. Quando e quanto?

Sabendo o que quer e onde, é hora de definir o tempo e gastos totais. Se estiver se planejando para viajar durante as férias do trabalho ou faculdade, já deve ter uma média de dias que poderá ficar fora. Sendo assim, anote o quanto tem em dinheiro para gastar nessa aventura e, então, faça as contas de qual poderá ser o seu gasto diário. 

Se a duração da viagem for de maior importância do que os gastos com luxos, não hesite em abaixar o nível da hospedagem para ficar por mais tempo ou trocar almoços em restaurantes por lanches durante o dia.

O importante é avaliar suas prioridades e o valor que tem disponível durante o período fora de casa. Lembrando também que, viajar em períodos de alta temporada – no verão, em grande parte do território brasileiro – pode encarecer o roteiro. Portanto, faça as contas de acordo com o período que deseja embarcar.

Destinos para viajar por menos de R$ 1 mil no Brasil

4. Dê um destino ao seu tempo

Segmente o seu tempo total disponível para essa viagem. Agora que já possui o seu estilo de viajante definido e conhece as opções de destino relacionadas a essa preferência, é hora de colocar no papel quanto tempo e dinheiro tem disponível para gastar. De acordo com seus pontos de interesse, separe as horas dos seus dias para conhece-los. Considere tempo de locomoção, filas e, claro, imprevistos. Tenha sempre uma margem a mais para o que planejou.

O mesmo se aplica aos gastos. Se os destinos tiverem a mesma importância, estipule uma mesma quantia por dia a ser gasta, mas se houverem prioridades entre seus interesses, planeje-se para gastar um pouco mais neste local ou atração turística.

5. Formas de locomoção

Criado o seu roteiro de cidades e atrações, é hora de definir a ordem e as formas de deslocamento entre elas. A cidade despende de transportes públicos em fácil acesso? Questione-se se haverá a necessidade de trocar de hotel ou se voltará sempre para o mesmo local ao final do dia.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

Se o seu roteiro envolver mais de uma cidade, com grandes distâncias entre elas e a necessidade de transportar-se em diversas forma de condução, avalie também a possibilidade de alugar um carro. Assim a viagem torna-se mais independente, bastando colocar as malas no bagageiro e pegar a estrada.

No entanto, se não quiser se arriscar ao volante, informe-se sobre todas as formas de locomoção disponíveis nos pontos definidos no roteiro: trem, metrô, táxi, ônibus, entre outros. Em muitas cidades, inclusive, existem aplicativos que informam os itinerários e onde pegar cada condução. Mais uma vez, use a tecnologia a seu favor.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

6. Escolha a hospedagem

Uma vez que aprendeu como fazer um roteiro de viagem, os demais detalhes são tirados de letra. Com tudo pronto, é hora de um passo importantíssimo para finalizar os preparativos: reservar sua hospedagem.

Com aplicativos como o Booking.com, TripAdvisor ou até mesmo o AirBnb é possível avaliar o melhor custo-benefício e quais serviços de hospedagem se encaixam melhor em seu roteiro de viagem, reservando e garantindo o melhor lugar para ficar.

7. Garanta sua visita 

A última dica de como fazer um roteiro de viagem se resume a otimizar seu tempo em atrações e pontos turísticos que estiverem inclusos. Se o seu roteiro contém grandes cidades com atrações populares e pagas, compre seu ingresso antecipadamente e programe-se para passar mais tempo do que o esperado neste local, considerando filas. Lembre-se também de verificar quais são os dias em que estes pontos estão fechados e em quais dias você está prevendo estar lá.

Viajar pelo Brasil de ônibus é seguro?

Roteiro de viagem internacional: o que muda?

comofazerumroteiroviagembrasil


Com a diferença cultural e de idioma, muitas coisas acrescem em cuidados e gastos em uma viagem internacional. Veja algumas dicas de como fazer um roteiro de viagem fora de território nacional. Cadastre-se em um programa de milhas e boa viagem!

Seguro Viagem

Além da documentação em dia e tomar as devidas vacinas, contratar um seguro saúde ou seguro viagem é uma garantia de tranquilidade ao viajante em casos de imprevistos que necessitem de auxílio médico. Não abra mão deste custo.

Guias e Apps

Mais uma vez, os aplicativos para smartphones podem ser grandes aliados em uma viagem internacional. Neste caso, tenha a mão apps de tradução, sinalização, conversão de medidas e moedas e, claro, guias online.

Algumas dicas em guias são o TripAdvisor (também com opção de guia offline), mtrip, FieldTrip e os apps de auxilio em transporte local, como aMetro e o MetrO, que contém todo o sistema de transporte por diversas partes do mundo.
Outra opção para conhecer e planejar seus roteiro com seus pontos de interesse são os Guias Visuais publicados pela Folha. Costumam ser bastante completos e com todas as informações necessárias aos viajantes.

Conheço o mundo mas não conheço o Brasil

Custos

Pense em conversão. Avalie os custos de alimentação, hospedagem e serviços diversos no local que pretende ir, sempre trazendo a cotação um pouco para mais, como margem de segurança. Para ter como base, o site Numbeo contém diversos dados estatísticos com custos de vida e serviços básicos pelo mundo.

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar