Como fazer um logotipo para seu produto ou empresa

Através de freelancers, agências ou métodos alternativos, saiba como fazer um logotipo ideal para suas necessidades e o que deve-se avaliar antes da produção.

Como fazer um logotipo para seu produto ou empresa
Avaliar necessidades e escolher o profissional ideal são fundamentais para o sucesso da marca.

Além de todo o processo jurídico, burocrático e a pesquisa de mercado por trás da abertura de um novo negócio, trabalhar para a produção da identidade visual da empresa é de caráter fundamental para se obter a atenção do consumidor ao seu produto ou serviço. Todo o processo tem início ao encontrar meios disponíveis de como fazer um logotipo da maneira que caiba no bolso do empresário e, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades do mercado; a partir dele, toda a face de inserção na mídia está pronta para começar a tomar forma.

Como fazer um logotipo corporativo

Antes de decidir por qualquer um dos meios de como fazer um logotipo que estão disponíveis para contratação, é importante avaliar uma série de questões para a marca seja definitiva e realmente traga os resultados esperados. Em conjunto com o conhecimento pleno sobre sua marca e a imagem que deseja passar aos seus consumidores, entram também as questões sobre a concorrência, utilização de cores e, claro, mostrar personalidade fugindo dos modismos que poderão tornar a identidade obsoleta em pouco tempo.

Aliado a essa série de fatores, só então o empresário deverá partir para a questão financeira, avaliando quanto estará disposto a gastar com a identidade e quanto tempo tem disponível até que esta seja desenvolvida. Conheça, a seguir, algumas opções para tornar esse processo mais compatível com necessidades, orçamentos e urgências.

5 exemplos de negócios lucrativos na internet que deram certo

Plataformas de Criação

Entre as opções mais baratas e também menos profissionais para criar seu logotipo estão as plataformas online – geralmente gratuitas – para a elaboração da identidade. Em portais como o Logaster, GoSpaces, Online Logo Maker ou o Logo Factory, o empresário pode optar entre símbolos, tipologias e cores pré-definidas, a fim de tornar o logo o mais próximo possível da imagem que deseja passar ao mercado. Após finalizado, basta salvar o resultado final em formato de imagem.

É importante lembrar que, em plataformas de criação como as citadas anteriormente, o usuário fica impossibilitado de obter os arquivos originais do logotipo, o que inclui a produção do mesmo em vetores essenciais para a confecção de fachadas, banners, cartões de visita e demais peças gráficas com qualidade.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Concorrência Criativa

Ferramenta muito utilizada por aqueles que buscam algum meio mais dinâmico e acessível na confecção de seu logotipo, a concorrência criativa funciona de maneira muito semelhante aos portais de freelancer, porém ao invés de o projeto ser negociado exclusivamente com um único designer, abre-se uma espécie de concurso onde diversos profissionais “concorrem” pelo pagamento. Neste caso, o logo escolhido pelo contratante do serviço irá remunerar apenas o designer que o produziu.

Alguns portais que oferecem esse sistema de produção são o WeDoLogos, a Logueria e o 99designs. Lembrando que, tratando-se de criações massivas e baixa remuneração de seus profissionais, as identidades realizadas em concorrência criativa costumam apresentar um padrão bastante evidente de semelhança entre diversas empresas.

Agências de Publicidade

Indicada aos empresários com maior poder aquisitivo e a necessidade de uma maior dedicação ao estudo e aplicação da marca como um todo, as agências de publicidade costumam praticar orçamentos bem mais superiores que os demais meios de como fazer um logotipo já citados.

Neste caso, para clientes que não sabem bem ao certo o que inserir na identidade para obter o resultado pretendido, a contratação e o suporte de uma agência podem ser mais vantajosos.

Freelancers

Alternativa intermediária entre as plataformas de criação e as agências de publicidade, contratar os serviços de um freelancer pode apresentar diversas vantagens, como a maior acessibilidade com valores, contato direto com o designer e a qualidade de um serviço profissional. Alguns portais como o 99freelas ou o Freelancer.com, por exemplo, funcionam como uma rede social onde o empresário pode anunciar seu projeto e contratar o serviço da melhor proposta recebida; deste modo, o profissional ideal saberá como fazer um logotipo da maneira mais adequada possível à sua empresa ou produto.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar