Como fazer um casamento econômico chique

Buscando por cerimônias intimistas e enxutas, os casais podem realizar um casamento econômico e ainda assim, adicionar um toque pessoal. Veja algumas dicas.

Como fazer um casamento econômico chique
Os mini weddings prometem ser uma alternativa de casamento econômico

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Cada vez mais buscando por cerimônias intimistas e enxutas, os casais prestes a subirem ao altar podem realizar um casamento econômico e ainda assim, adicionar um toque pessoal. Com a tendência dos Mini Weddings, muitos casais estão aliando o luxo à economia e reduzindo o número de convidados a fim de diminuírem os custos mas, ao mesmo tempo, proporcionar ambientes e petiscos requintados às pessoas escolhidas. Chique é ter personalidade, é inovar e proporcionar bons momentos às pessoas que escolheram para presenciar este momento.

Sugestões para um jantar de casamento barato e de qualidade

Casamento econômico: como fazer

casamentoeconomico


Confira a seguir algumas ideias para surpreender gastando pouco.

Listas e Convites

Não importa qual o estilo do casal, sempre haverá uma opção econômica e inovadora disponível. Basta usar a criatividade. Para os noivos mais modernos que buscam uma temática mais contemporânea à cerimônia, podem optar por convites e listas de casamento online. O convite online é uma opção prática, fácil e bem mais econômica, podendo ser enviado por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais de maneira personalizada e estilosa. Capriche na identidade visual e faça todos os convidados ansiarem pela data.

Já para os casais mais tradicionais que não dispensam o papel, a criatividade também não pode ser posta de lado, veja alguns modelos de convite de casamento para economizar. Aposte em uma identidade visual refinada e minimalista, inserindo elementos que simbolizem o casal e a temática do casamento. Neste caso, para diminuir os custos de impressão, existem fornecedores online que enviam os convites impressos diretamente para a casa dos noivos, diminuindo consideravelmente o valor final.

Se identidade visual não for o forte dos noivos, peçam a ajuda de parentes ou amigos com estas habilidades para passar a personalidade do casal para a tela do computador. Independentemente do método utilizado, uma dica para tornar o convite mais agradável, sem poluir demais com mapas e informações é acrescentar as coordenadas do GPS para o local.

Quanto às listas de casamento, existem muitas opções online que facilitam a vida dos noivos, bem como a organização dos itens e o envio da mesma aos convidados. Um bom exemplo são as listas disponibilizadas pelo site Zankyou, onde os noivos podem receber os presentes em dinheiro, diretamente em suas contas bancárias. Assim, o casal pode se sentir livre em gastar onde, quanto e quando quiser.

Reduzindo os Convidados

casamentoeconomico


Você já ouviu falar em Mini Wedding? Pois bem, esta é uma ideia que está virando tendência por muitos casais pelos seguintes motivos: questões financeiras e a garantia de uma cerimônia mais personalizada e reservada, com a cara dos noivos.

Um Mini Wedding consiste em, no máximo, 100 convidados. A proposta é selecionar apenas os mais próximos, fugindo do clássico convite “para os amigos dos pais”. Deste modo, a cerimônia é mais intimista e, convidando pouca gente, os gastos são menores. Sendo assim, ainda é possível garantir um casamento chique, pois com menos pessoas para servir, é possível aumentar a qualidade.

A dica para cortar a lista de convidados é restringir para pessoas íntimas o suficiente para que você as convide para jantar em sua casa. Não foque-se em quem não tem muito contato.

O Local e a Data

A escolha do lugar para casar, dia da semana e a hora do dia interferem e muito na hora de fazer um casamento econômico. Saiba como fazer um casamento econômico e ainda assim, esbanjar glamour.

Dicas de Local

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Não deixe para escolher de última hora. Opte por locações onde vocês possam aproveitar o máximo do ambiente e da decoração, reduzindo assim, os gastos. Além disso, é possível até mesmo realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, o que reduzirá o tempo de deslocamento dos fornecedores que você paga por hora. 

Se optarem por casamento ao ar livre, por exemplo, a cerimônia pode ser em um sítio de parente ou amigo. Com um conceito de mini wedding bem aplicado, é possível também utilizar um imóvel, seja ele da família ou amigo. Como o número de convidados será reduzido, não haverá a necessidade de grandes espaços. 

Em ambos os casos, a resposta será positiva pois convidados e familiares costumam se sentir mais à vontade em ambientes conhecidos. Outra opção, um pouco mais cara mas com certeza mais chique é alugar um espaço em um restaurante. Usar um restaurante elimina ou reduz gastos com móveis, talheres, iluminação e decoração. Já o custo do espaço pode variar de zero a R$ 20 mil, dependendo do dia e do horário escolhido.

Dicas de Data

Casar-se em uma sexta-feira, em um sábado de manhã ou em um domingo pode ser até 40% mais barato. Se você casa na primavera ou no verão, festa ao ar livre pode ser uma boa opção para economizar com a decoração do salão e ainda ser flexível quando ao dress code. As festas de casamento aos domingos, por exemplo, costumam acontecer no período diurno em lugares abertos, com piscina e muito verde para aproveitar a beleza natural e o clima.

Em cerimônias feitas pela manhã ou à tarde, é normal gastar menos com decoração, comida e bebida (as pessoas bebem menos durante o dia).

Veja o Check List de casamento e o que organizar em cada mês para não perder o controle

O Buffet

Com o número de convidados reduzido, é possível inovar no buffet buffet de casamento, transformando-o em uma experiência única e muito estilosa. Fuja do convencional. Ao invés de optarem por um jantar formal, invistam em um coquetel personalizado. Ilhas gastronômicas e de bebidas, menus informais servidos em potinhos e forminhas vêm se tornando uma tendência de casamento econômico e chique.

Não fiquem no básico, glamour e sofisticação é tornar algo único e não necessariamente caro. Então que tal trocar um coquetel apenas com aperitivos e bebidas por algo diferente? Algo como um bar de sushi, ou coquetéis coloridos, sorvetes ou até mesmo um café bar, servindo capuccinos, frapuchinos, frozens, entre outros. Neste caso, escolha apenas uma opção para ser o seu diferencial, para que a proposta não fique confusa nem tire o foco da cerimônia. 

Para um casamento econômico: Faça você mesmo

casamentoeconomico


A tendência do Do It Yourself (faça você mesmo) vem se espalhando e sendo muito bem acolhida inclusive pelo universo dos casamentos. Portanto, usar a criatividade e colocar a mão na massa dará ainda mais personalidade às lembrancinhas e à decoração do local. Escolha o seu estilo – chique retrô, moderno, entre outros – e inove.

Lembranças

Evitem oferecer objetos que apenas servem para colocar no fundo da gaveta. Pensem no que se relaciona com vocês, com o casamento, com o ambiente, e o que provocará um impacto positivo nos convidados. Se o casal possui alguma característica muito marcante, opte por ela nas lembranças. Por exemplo, se o noivo é viciado em videogames e a noiva não vive sem novos pares de sapato, por que não brincar com opções assim?

Na dúvida, ofereçam lembranças doces. Porém, a apresentação deve ser pensada aos detalhes e com muita imaginação. Lembre-se, se não há muitos convidados, as lembranças podem ser mais sofisticadas. Veja algumas dicas e sugestões para lembrancinhas originais.

Decoração

Na hora de pensar na decoração do casamento, use e abuse de objetos pessoais. A ideia é barata e original. Porta-retratos, pratos antigos, bules e almofadas coloridas deixam o ambiente lindo e, mais importante que isso, com um toque pessoal. Se o local já tiver mobiliário, deixa-lo perfeito sai ainda mais barato. Seja clean e alie o estilo a elementos impactantes e delicados.

Quanto às flores, opte por flores da estação ou troque-as por velas, o que pode diminuir os custos em até 20% e proporcionar elegância à cerimônia.

Por fim, é muito importante escolher um dos itens que irão compor a cerimônia para dar prioridade, ou seja, para investir um pouco mais de dinheiro. Com essas dicas, é possível fazer um casamento econômico e chique e ainda passar um tempo precioso com as pessoas mais importantes para vocês.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar