Como fazer um canal no Youtube: passo a passo

Você sabe como fazer um canal no Youtube? Veja o passo a passo para coloca-no no ar e dicas para ser bem remunerado e ter sucesso como youtuber.

Como fazer um canal no Youtube: passo a passo
Saiba como fazer um canal no Youtube ter sucesso

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Publicar vídeos no Youtube parece tarefa simples, mas por trás dos maiores sucessos estão muito planejamento, foco e dedicação, tornando essa uma tarefa bastante rentável. Veja como fazer um canal no Youtube e ganhar dinheiro com a ferramenta.

Youtuber, Blogger, Viner: as profissões que as crianças querem seguir

Como fazer um canal no Youtube?

Os primeiros passos são simples e bastante intuitivos. No entanto, acompanhe as quatro etapas para criar o seu próprio canal.

Primeiro passo: O primeiro passo para criar o seu canal no Youtube é ter uma conta de email Google para gerir todas as informações;

Segundo passo: criada a conta de email, é hora de ativar o seu canal. Para isso, acesse o Youtube e, no canto superior direito da tela, efetue seu login com o endereço recém criado, caso o Google não o faça automaticamente;

Terceiro Passo: com o login realizado, clique na imagem de usuário que irá aparecer, ainda no canto superior direito e, em seguida, vá em Estúdio de Criação;

Quarto Passo: o seguinte aviso irá aparecer: “É necessário criar um canal para enviar vídeos”. Clique em “Criar um canal” e pronto, seu canal estará criado e já será possível enviar seus vídeos para o Youtube apenas clicando em “Enviar”, ao lado da imagem de usuário ainda no canto superior direito da tela.

Com seu canal criado e o primeiro vídeo enviado é possível explorar todas as personalizações que o Youtube permite, como a inserção de thumbnails (imagens de capa do vídeo), adicionar a arte do canal, preencher dados de contato, ativar seus vídeos para monetização, entre outros.

Dicas para ter sucesso no canal

Criar um canal é fácil mas, você está pronto para alcançar o sucesso no Youtube? Tenha em mãos seus roteiros, temas diversos para longo prazo, tempo para execução, ferramentas de edição e uma identidade visual forte e com a sua cara. Tudo pronto? Agora que já sabe como fazer um canal no Youtube, veja as dicas para ter sucesso com ele.

Frequência e Regularidade

A dica mais valiosa entregue por diversos canais de sucesso, como pelo criador do Manual do Mundo, Iberê Thenório, é ter frequência e regularidade nas publicações. Manter este planejamento é importante para que seus inscritos saibam quando haverá um novo vídeo e os condicionará a esperar por ele, fidelizando seus seguidores.

A recomendação pela grande maioria dos youtubers é de, no mínimo, um vídeo por semana. Caso contrário, se a frequência de postagem e a regularidade de dias e horários não for possível, é melhor esperar um pouco mais e planejar-se para cumprir essa agenda.

Alternar os temas

Ainda que pretenda criar um canal sobre um único tema específico, segmente-o. Se quiser falar sobre games, crie temas diferentes e escolha um dia da semana para falar sobre cada um deles. Por exemplo, na segunda-feira temos gameplay; na quarta, lançamentos e, na sexta-feira, jogos antigos.

Use a criatividade e ofereça originalidade e bom conteúdo.

Chame a atenção

Diante da busca de um usuário do Youtube por um vídeo específico, o Youtuber tem, em média, um segundo para chamar a atenção e trazer o clique para o seu canal. Sendo assim, utilize de todas as ferramentas disponível para tornar o seu vídeo a mais atrativa das opções. Para isso, crie um thumbnail atrativo, seduza pelo título do vídeo e invista nas palavras-chave que trarão as visualizações até você.

Interação

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Um vez conquistando inscritos, nunca deixe de interagir com eles, mesmo que ainda sejam poucos. Esteja presente nas redes sociais e seja acessível a todos que desejarem entrar em contato consigo. Peça sugestões de temas, feedbacks sobre o canal, responda comentários e mantenha-se ativo. Faça com que seus inscritos estejam frequentemente se lembrando de você e do seu canal.

Monetizando o seu canal

Este é outro ponto de extrema importância para quem deseja saber como fazer um canal no Youtube. Afinal, supondo que a maioria dos interessados queiram tirar algum proveito financeiro da empreitada, monetizar seus vídeos é tarefa essencial.

E como isso é possível? Veja os passos para ativar a monetização em seu canal:

Acesse o seu Estúdio de Criação. No menu a sua esquerda, clique em “Canal” e, no campo “Monetização”, clique em “Ativar”. Siga os passos mostrados na tela e finalize. 

Em seguida, será necessário voltar ao menu anterior e, no mesmo local onde a monetização foi ativada, estará escrito “Veja as configuração de monetização”, onde deverá clicar. Caso você não possua conta criada no Google AdSense (o sistema de monitoramento para a remuneração online), haverá um aviso “Quase lá. Não se esqueça de vincular seu canal a uma conta do Google AdSense para gerar receita e receber pagamentos por seus vídeos monetizados”. Clique em “Vincular minha conta”. 

Faça o login na sua conta Google e siga as informações, preencha o seus dados e finalize o cadastro. Após isso, em no máximo uma semana, um email irá chegar na conta cadastrada dizendo se o seu cadastro foi aprovado ou não. Se positivo, preencha sua conta com os dados de pagamento e está feito.

Com a conta do Google AdSense vinculada ao seu canal, será necessário habilitar a monetização de cada vídeo de modo individual. Deste modo, a cada vídeo enviado com a finalidade de monetização, uma série de avaliações serão aplicadas sobre ele a fim de garantir que ele não infrinja direitos autorais ou fira as diretrizes do Youtube. Uma vez aprovado, seu vídeo começará a monetizar de acordo com a popularidade do mesmo.

Quanto o YouTube paga?

No momento, o Youtube é a única rede social que remunera seus usuários de acordo com a popularidade. Este novo emprego, que rende aos seus “colaboradores” o título de Youtuber possui um sistema de remuneração próprio, de acordo com cada vídeo enviado pelo usuário: o já apresentado Google AdSense. Nesta ferramenta, também utilizada para o monitoramento de sites e blogs, são avaliados o desempenho e a reputação do canal, remunerando o youtuber de acordo com uma série de fatores: número de inscritos, visualizações, vídeos marcados com gostei e o assunto abordado no vídeo. No entanto, é uma maneira prática para quem está começando.

Ganhar dinheiro com o Youtube: é possível ficar rico sendo youtuber?

O primeiro pagamento só é efetuado pelo Youtube quanto o dono do canal acumula, no mínimo US$ 100 em sua conta do AdSense. Valor este que, em muitos casos, costuma demorar cerca de um ano para iniciantes na ferramenta.

Outra opção para ser remunerado pelo Youtube é ingressar nas chamadas Networks. Mais indicadas para os Youtubers de médio e grande “porte”, as Networks são empresas que fazem o intermédio entre o Youtube e o produtor de conteúdo, oferecendo meios de melhorar o desempenho do canal e direcionando anúncios mais condizentes para aparecerem nos seus vídeos.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar