Saiba como fazer tratamento dentário gratuito no Brasil

Precisa tratar dos dentes mas não tem dinheiro para uma consulta particular? Veja no artigo como conseguir um tratamento dentário gratuito em sua cidade.

Saiba como fazer tratamento dentário gratuito no Brasil
É possível fazer tratamento dentário gratuito pelo SUS e em Universidades

GANHE UM ESTÍMULO EXTRA PARA CUIDAR DA BELEZAsaiba como

Cuidar da saúde bucal é algo extremamente importante, mas infelizmente muitas pessoas não procuram dentistas por dois motivos principais: por acreditarem que o tratamento dental é algo muito caro ou por medo da dor. A consulta a um dentista e o tratamento dos dentes em clínicas particulares realmente não são baratos, mas o que muita gente não sabe é que é possível fazer tratamento dentário gratuito no Brasil. Confira no artigo como você pode conseguir tratar de seus dentes sem qualquer custo. Quanto ao medo? É melhor enfrentá-lo, pela saúde dos seus dentes e também pela sua auto-estima. Os dentes são parte importante do nosso sorriso e tê-los bem tratados é um estímulo a mais para estar sempre de sorriso aberto.

Tratamento dentário gratuito: onde conseguí-lo?

tratamentodentariogratuito


Em Postos de Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos brasileiros tratamento dentário gratuito nos postos de saúde espalhados em 89,6% dos municípios de todo o Brasil. Através do Programa Brasil Sorridente, criado em 2004,  o governo vem promovendo ações e contratação de equipes para ampliar o acesso a tratamentos dentários à toda a população.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  (PNAD) realizada em 2003 revelou que cerca de 27,9 milhões de pessoas nunca haviam ido ao dentista, daí a necessidade de investimento num programa como esse. Foram investidos de 2004 a 2013 um total de R$ 7 bilhões na criação de mais de 1.029 centros de atendimento dentários e 1.479 laboratórios. Em 2014, o investimento foi ainda superior, de R$ 1,2 bilhão, incluindo a contratação de dentistas e assistentes.  A PNAD 2013  demonstrou uma ampliação do acesso de 36,4%, e cerca de 20 milhões de brasileiros que nunca haviam ido ao dentista passaram a ter acesso, a porcentagem daqueles que nunca foram ao dentista foi reduzida para 11,6% da população. Ao todo, mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Mas nem tudo são flores. Em algumas áreas do país o acesso ao tratamento dentário gratuito é uma verdadeira dor de cabeça. As filas são longas e os tratamentos mais sérios e de urgência são priorizados, fazendo com que alguém que precise de atendimento que não é considerado urgente tenha que esperar por muito tempo. Não é assim em todo o país, o tempo para atendimento dentário nos Postos de Saúde de Brasília, por exemplo, é em média de 15 dias, o que não é considerado muito pelos profissionais da odontologia – para quem trata pode não ser considerado muito, mas para quem sofre com a dor de dente já não se pode dizer a mesma coisa.

Para ter acesso ao tratamento dentário gratuito, procure o Posto de Saúde ou a Secretaria de Saúde mais próxima de sua casa para agendar o atendimento.

Em Universidades com cursos de Odontologia

Uma outra opção para quem quer fazer um tratamento dentário gratuito no Brasil é pedir atendimento em Universidades que possuem cursos de odontologia na sua cidade ou região. Os alunos dos períodos mais avançados do curso precisam treinar os procedimentos dentários e muita gente precisa de atendimento, portanto as universidades oferecem tratamentos à população de forma gratuita como parte do treinamento de seus alunos. Mas não é perigoso? Os professores devem supervisionar o atendimento realizado pelos estudantes à população, sempre pode haver riscos pois eles estão treinando e não possuem experiência, mas esse tipo de atendimento já vem ocorrendo no país há muito tempo sem maiores reclamações.

Tratamento de canal, de gengiva, extrações e limpezas são alguns dos procedimentos que você consegue fazer sem pagar nada com estudantes de odontologia, mas as regras e os procedimentos realizados mudam de universidade para universidade. Antes de procurar uma clínica odontológica universitária, saiba que:

1. Nem todas as universidades que possuem curso de odontologia oferecem tratamento dentário gratuito à população, elas não são obrigadas a oferecer. Portanto, se você procurou atendimento em alguma universidade e foi informado que não há esse serviço, deve procurar tratamento gratuito no SUS.

FIQUE EM BOA FORMA
Precisa de uma forcinha para manter a saúde do corpo e a forma física? Veja as melhores dicas.

2. Na maioria das universidades que oferecem o serviço existem filas. Muitas pessoas procuram esse tipo de tratamento gratuito e os procedimentos são alinhados de acordo com a necessidade de treinamento dos alunos – não é como no Posto de Saúde que os urgentes são prioridade, a prioridade é que os alunos aprendam a fazer todos os tipos de procedimentos necessários para sua formação.

3. Nem todos os tratamentos são gratuitos. Os tratamentos dentários que incluem gastos com próteses, aparelhos, radiografias, etc, podem ser cobrados. Algumas universidades conseguem pedir financiamento desses custos com o governo, mas não é algo fácil nem rápido, portanto pode haver a cobrança de taxas no tratamento em clínicas odontológicas universitárias.

4. As regras mudam de universidade para universidade. Nem todas adotam os mesmos procedimentos. Então não adianta dizer que “mas na Universidade X eles fazem tal tratamento de graça” como argumento para conseguí-lo pois não existe uma lista de procedimentos obrigatórios nem mesmo a gratuidade é garantida, em alguns casos.

Onde procurar atendimento?

Confira aqui quais as universidades do seu Estado oferecem tratamento dentário gratuito, veja qual é o endereço, quais são os tratamentos disponibilizados e quais documentos você precisa levar para conseguir um agendamento. Clique no nome do seu estado e verifique.

Alagoas | Amapá | Amazonas | Bahia | Ceará | Distrito Federal | Espírito Santo | Goiás | Maranhão | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Minas Gerais | Pará | Paraná | Pernambuco | Piauí | Rio Grande do Norte | Rio Grande do Sul | Rondônia | Roraima | Santa Catarina São Paulo | Sergipe | Tocantins

Ganhe uma forcinha para ficar em forma, como você sempre quis.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar