Veja como fazer um test drive de um carro seminovo

Fazer um test drive em veículos seminovos permite, não só a experiência em dirigir o carro, mas também a oportunidade de verificar se encontra em bom estado. Confira as dicas.

Veja como fazer um test drive de um carro seminovo
Vale muito a pena fazer um test drive em carros semi novos

Antes de colocar um carro na garagem é recomendado fazer um test drive em veículos seminovos. Esta é uma oportunidade de verificar se todos os itens estão em correto funcionamento.

Como fazer um test drive em seminovo?

Independente se a sua opção de compra é através de uma concessionária, agência independente ou particular, vale a pena solicitar o teste. Geralmente, é preciso preencher uma ficha com os seus dados e deixar algum documento, como por exemplo, carteira de identidade. 

Em casos particulares é preciso combinar com o dono do veículo. A vantagem de adquirir um seminovo através de uma concessionária ou agência é a procedência do veículo e a oferta de garantia.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Quais são as vantagens?

Não faltam opções no mercado na hora de comprar um carro. Porém é preciso estar atento ao estado de conservação e funcionamento. As dicas abaixo são vantajosas na hora de investir o seu dinheiro na compra de um carro seminovo, confira:

  • Avalie o conforto, a posição para dirigir e a visibilidade;
  • Ao sair, procure passar em ruas com asfalto irregular ou os de paralelepípedos, pois ajudam a identificar ruídos e o estado da suspensão;
  • Suba uma rua, pare o carro totalmente e depois arranque para perceber a resposta do motor (se for preciso acelerar muito é sinal de desgaste);
  • Em uma rua reta e plana, verifique se o veículo está alinhado e não sai da trajetória ao soltar o volante;
  • Teste o freio e verifique se o mesmo está respondendo ao comando. Mas tenha atenção se não há outro motorista atrás para evitar colisões;
  • Ao passar as marchas (teste todas elas) verifique se a caixa de marcha não está agarrando;
  • Caso a sua opção de compra seja um modelo com tração nas quatro rodas, não deixe de fazer o teste para verificar o acoplamento.
  • Faça curvas fechadas e abertas e tente perceber se não há “folgas no volante”.

Fique atento e não deixe de verificar também a pintura, alinhamento das portas e capô, para choques, retrovisores internos e externos, vidros e travas elétricas, luzes do painel e dos faróis, desembaçador, buzinas, tapetes, ar condicionado e quente e itens de segurança como cintos, estado do pneu e do step, extintor, triângulo, chave de roda e macaco.

Qual a diferença entre um carro usado e um seminovo?

Ao contrário de um usado, o seminovo possui até 30 mil quilómetros rodados e provavelmente ainda está no prazo de garantia do veículo.

Conheça mais sobre o seminovo que você quer comprar

Alguns sites especializados em veículos possuem uma seção de testes na prática, comparativos e avaliações, confira:

Faça uma pesquisa de mercado para saber qual o valor do seminovo que deseja comprar. Confira as dicas do E-konomista para conferir o preço na Tabela FIPE ou pesquise em sites como:

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar