Como fazer soro caseiro: passo a passo

Confira o nosso passo-a-passo para aprender a fazer uma receita de soro caseiro e sua indicação.

Como fazer soro caseiro: passo a passo
Aprenda a fazer o soro para o combate de desidratação

Em meio a tantos casos de dengue, o soro caseiro é um aliado na hora de combater a desidratação causada muitas vezes por vômitos e diarreias. Mas você sabe como preparar o soro de forma correta?

Receita de soro caseiro

A nutricionista Tatiana Zanin, do site Tua Saúde, indica uma receita de soro caseiro ideal para repor os líquidos e sais minerais perdidos. Anote:

Ingredientes:

A UNICEF recomenda usar a colher-padrão para preparar o soro. A colher está disponível nos postos de saúde ou farmácias populares.

  • 2 medidas rasas de açúcar, (medida maior da colher padrão)
  • 1 medida rasa de sal, (medida menor da colher padrão)
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral.

Misture os ingredientes. O recomendado é que se beba pequenos goles do soro, várias vezes ao dia. Procure beber uma quantidade equivalente ao líquido perdido durante o vômito. Ao provar o soro caseiro, certifique-se de que ele não esteja mais salgado que uma lágrima.

O soro caseiro deve ser consumido por, no máximo, 24 horas. A cada dia de uso, faça novamente a receita.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Para que o soro caseiro é indicado

Como dissemos acima, o soro caseiro é usado no combate da desidratação causada por vômitos ou diarreia. Ele é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser ingerido por animais domésticos e bebês, desde que esses ainda não se alimentem exclusivamente de leite materno.

Atenção: Pessoas com diabetes não devem tomar o soro caseiro. O indicado é procurar imediatamente auxílio médico. O mesmo é indicado para quem apresenta desidratação grave.

Nunca tome mais do que meio copo de soro de uma só vez. Para bebês e crianças, o indicado é tomar o soro em colheres.

Em caso da diarreia ou do vômito permanecer por mais de 24 horas, o mais indicado é ir ao médico. Assim, o profissional poderá identificar a causa desses sintomas e indicar o tratamento mais adequado para você.

Faz mal consumir ou usar produtos vencidos?

Soro de reposição oral

O Ministério da Saúde distribui gratuitamente nos postos de saúde e nas unidades de Farmácia Popular o soro de reposição oral. O líquido concentra 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água. Para tomar é simples:

Misture todo o conteúdo do envelope em um litro de água filtrada e não adicione mais nada. Só consumir em até 24 horas.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar