Como fazer pretinho para pneus: passo a passo

Já parou pra pensar em como fazer pretinho para pneus em casa? É uma forma econômica para manter os pneus limpos e com aspecto de novo. Veja como.

Como fazer pretinho para pneus: passo a passo
Aprenda as diferentes técnicas

Os pneus são componentes de fundamental importância para a rodagem, afinal, são eles que conferem segurança e conforto ao dirigir, protegendo o veículo, motorista e passageiros dos impactos causados pelo tráfego. Por estarem em contato sempre direto com o solo e serem revestidos de borracha, os pneus acabam apresentando um desgaste natural com o tempo, com progressiva diminuição dos sulcos e a perda da coloração escura original. Proprietários de veículos, no entanto, têm vários recursos que podem pelo menos na parte estética, dar uma cara nova aos pneus, valorizando a aparência do carro. Saiba como fazer pretinho, e recupere o aspecto de novo dos pneus do seu carro com algumas dicas básicas.

Como fazer pretinho para pneus

Nem todos os donos de veículos sabem, mas existem opções para deixar os pneus com cara de zero, como fazer pretinho nos métodos a seco, com glicerina e até com suco de groselha. Confira:

Fórmula de pretinho a seco

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Para fazer pretinho no método a seco, você vai precisar misturar silicone na especificação 1000 cps e querosene. A proporção é igual para ambos os produtos, ou seja, se você tiver, por exemplo, 500ml de silicone, deverá juntar os mesmos 500ml de querosene. Para obter a mistura correta, vá adicionando querosene ao silicone gradativamente, sempre mexendo o conteúdo. Depois de tudo misturado, permaneça mexendo por aproximadamente um minuto, e estará pronto o pretinho para pneus.

Glicerina e água

Outra opção para quem quer aprender como fazer pretinho para pneus é utilizar glicerina, água e álcool. Nesse caso, a proporção é metade da mistura glicerina mais 1/25 de água e 1/25 de álcool. Além desses ingredientes, você deverá adicionar:

  • Açúcar – 80 gramas
  • Corante preto
  • Formol – duas gramas

Por que é importante manter a calibragem de pneus

Antes de misturar tudo, ferva o açúcar na décima parte da água. Simultaneamente, ferva o restante da água e junte o açúcar fervido em seguida, mais as outras substâncias. Junte o restante da água e continue mexendo até obter consistência homogênea. Como fazer pretinho dessa forma exige um pouco mais de trabalho, recomenda-se testar antes métodos mais simples.

Fórmula com groselha

Existe ainda a opção de fazer pretinho com xarope de groselha, álcool e apenas uma pitada de sal. Essa é uma fórmula bastante simples, basta misturar os produtos num recipiente e está pronto. Essa fórmula é menos trabalhosa, e é uma maneira indicada para quem tem muitos pneus para limpar. A proporção do álcool para a groselha é reduzida em aproximadamente um quarto. Ou seja, se você usar 1 litro de groselha, utilize 750 ml de álcool.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar