Como fazer plantas de casas: dicas para planejar o lar dos sonhos

Hoje em dia não é necessário sem nenhum expert para saber como fazer plantas de casas. Veja o passo a passo e qual software é o mais indicado para começar.

Como fazer plantas de casas: dicas para planejar o lar dos sonhos
Saiba como fazer plantas de casas com simples ferramentas online

Hoje em dia não é necessário sem nenhum expert nem contratar profissionais para saber como fazer plantas de casas. A grande oferta de programas online que facilitam o passo a passo para o usuário são inúmeros e, com o planejamento correto, a casa dos sonhos sairá exatamente como imaginou. Veja o passo a passo e qual software é o mais indicado para começar.

Como fazer plantas de casas 

Antes de ir até um arquiteto ou engenheiro para colocar seu sonho em prática, você mesmo pode colocar a mão na massa e criar sua própria planta com cada um dos detalhes que tiver em mente. Veja as dicas.

Tire as medidas de tudo

Antes de mais nada, você precisa saber o tamanho total que a sua planta terá. Tenha em mãos a medida do seu terreno e saiba, com mais proximidade possível, qual é o tamanho da casa que deseja construir. 

Preferencialmente, com base em móveis e itens em escala real, tenha também uma noção referente ao tamanho dos cômodos e a disposição dos mesmos pela casa.

Faça um esboço no papel

Uma vez que já tomou nota de todas as medidas e onde quer que cada coisa esteja, coloque todas as suas ideias em um papel. Faça um esboço, coloque suas anotações com sugestões e observações em cada um dos cômodos para não se esquecer de nada quando for passar o desenho a limpo na tela do computador.

Transfira seu esboço para o computador

Com a ajuda de softwares ou aplicativos próprios para quem está procurando como fazer plantas de casas, é hora de passar o esboço para um destes programas. Nele, coloque todas as medidas de acordo com o planejado e execute cada uma das anotações que fez ainda em papel. Finalize a planta e não se esqueça das portas e janelas.

Insira os detalhes e acabamentos

Por fim, para saber como o mobiliário ficará disposto em sua nova casa, insira os móveis, itens decorativos, eletrodomésticos e o que mais achar necessário para deixa-la com a sua cara. Estando satisfeito e com tudo pronto para finalizar, pode simular também a colocação dos pisos ou cores que combinarão melhor com a casa. 

Dicas Extras

Em caso da construção ser um sobrado, é preciso desenhar uma planta ao lado da outra, ou seja, o andar superior ao lado do inferior. Para definir cômodos adicionais onde pode-se não ser delimitado por paredes, como uma garagem, crie o espaço como uma área de piso. A opção é encontrada na maioria dos programas.

Como fazer plantas de casa usando softwares e aplicativos?

Conheça algumas opções gratuitas para deixar sua planta funcional e com aspecto totalmente profissional.

Roomle

Com aspecto bastante limpo e intuitivo, fica fácil aprender como fazer plantas de casas com o Roomle. Além do amplo catálogo de mobiliário e itens como portas, janelas e sistemas de aquecimento, o programa permite ainda que o usuário insira móveis e eletrodomésticos em casa de acordo com algumas marcas, como uma TV ou máquina de lavar roupa da Samsung.

Com dois modos de visualização – 2D e 3D – a localização das ferramentas é bastante organizada e até um pouco minimalista, mas para quem não busca muitos detalhes é possível montar sua planta com as medidas necessárias e tudo no seu devido lugar.

O Roomle está disponível em português e também em versões mobile. Outra vantagem é que, uma vez criado o seu usuário, pode-se acessar a planta de qualquer outro dispositivo ligado à internet, digitando seu login e senha.

Floorplanner

Outra opção gratuita bastante utilizada por quem busca como fazer plantas de casas é o Floorplanner. A ferramenta é simples, intuitiva e possui um catálogo bastante completo com móveis, eletrodomésticos e itens diversos, todos organizados por categorias, tornando a navegação mais intuitiva e agradável de explorar. A edição acontece totalmente online e, para alguns computadores, os efeitos 3D podem deixar a resposta dos comandos um tanto lenta.

Autodesk Homestyler

Um dos mais famosos e utilizados softwares é desenvolvido por ninguém menos que a marca por trás de produtos como o AutoCAD e 3D Studio Max. Portanto, ninguém melhor para te ensinar como fazer plantas de casas do que a Autodesk.

A ferramenta é bonita, com uma infinidade de opções e até sugestões para incrementar sua arquitetura. Aqui não é preciso muito para se sentir feliz com os resultados, que aparecem rápido. 

Os catálogos são modernos, bem texturizados e organizados, tornando a criação bastante divertida. No entanto, com tanta opção e apelos visuais, o programa pode ficar um tanto quanto devagar em computadores menos potentes. As plantas também ficam salvas na conta do usuário, que pode voltar para edita-las em qualquer outro dispositivo com acesso à internet.

Sweethome 3D

Simples e com layout que não exige muito dos computadores para funcionar. O Sweethome 3D está disponível em duas versões: a criação online e o modo com a instalação do programa em sua máquina. No caso deste programa, fazer o download dele pode ser a melhor opção, uma vez que a versão online costuma ser incompatível com alguns navegadores e exigir plug-ins para funcionar.

A criação da estrutura, bem como definir ângulos e medidas é tarefa fácil e rápida. O mesmo se aplica para inserir todo o mobiliário na casa. No entanto, a organização na tela pode parecer um tanto confusa.

Indicado para quem quer simplicidade, o Sweethome 3D é encontrado em português e também oferece ao usuário diversas formas de tutoriais, em vídeos, guias ou perguntas frequentes. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar