GUIA: Como fazer o CV em inglês

Se está pensando como fazer o CV em inglês ser um sucesso, confira o nosso guia. Pequenos erros podem custar a sua oportunidade

GUIA: Como fazer o CV em inglês
Muitos candidatos têm dúvidas sobre como fazer o CV em inglês

Talvez você nunca tenha pesquisado ou precisado saber como fazer o CV em inglês. A versão em português sempre foi muito eficiente na sua busca por um emprego. Mas a verdade é que, com cada vez mais brasileiros buscando trabalho no exterior, o currículo em outra língua passa a ser um quesito obrigatório. Mesmo quem sequer pensa em deixar o país pode se deparar com essa exigência, especialmente em multinacionais.

A questão é que não basta jogar tudo no Google Tradutor! É importante saber como fazer o CV em inglês da forma mais eficaz, do contrário, ele irá direto para a lata do lixo. Muitas vezes, candidatos perdem a vaga dos sonhos por erros banais. Quem vai concorrer a um emprego no exterior deve lembrar que irá disputar com nativos, por isso, tem de mostrar naquelas linhas que não deixa a desejar em nenhum quesito.

Passo a passo

Para ajudar quem quer descobrir como fazer o CV em inglês de forma bastante profissional, preparamos um guia com tudo aquilo a que você precisa atenção. Depois de todos os passos, tenha certeza que terá o currículo preparado para chamar a atenção dos empregadores, seja aqui ou lá.

1. Adeus, tradutor

A primeira coisa a fazer para ter sucesso com o seu currículo é esquecer os tradutores automáticos! Tirar a dúvida sobre uma palavra ou expressão, tudo bem, mas como fazer o CV em inglês confiando apenas nas traduções online? Impossível! Deixe a preguiça de lado e, se não tiver muita confiança na sua fluência, peça ajuda a um amigo ou parente que seja expert na matéria.

 

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

2. Reorganizando

Se pensa em simplesmente traduzir o seu currículo em português, esqueça. Apesar das semelhanças, os CV’s em inglês também possuem uma organização um pouco diferente. Por isso, comece por reunir tudo aquilo que realmente importa a respeito da sua vida profissional, experiências, percurso acadêmico. Faça um levantamento de fatos, datas e números, se for o caso, para não esquecer, mas tenha em mente ser sempre conciso.

3. O que eu pretendo

O objetivo é a primeira e uma das mais importantes seções do seu currículo. Ele deve vir logo no topo da página e especificar o cargo para que se candidata. Os CV em inglês precisam ser bastante objetivos e diretos.

4. Atenção às seções

Se quer saber fazer como fazer o CV em inglês corretamente, é fundamental contemplar e fornecer todas as informações pretendidas pelo recrutador. Elas devem estar organizadas da seguinte maneira:

  • Personal Profile: Um resumo do seu currículo, habilidades. Deve ficar logo no início para dar ao empregador uma visão geral do candidato.
  • Education: Falar resumidamente sobre a sua formação, faculdades que frequentou, listar especializações ou cursos extras.
  • Academic Awards: Prêmios ganhos na universidade, bolsas de estudo, caso tenha ganho algum.
  • Work experience: Um breve histórico profissional com datas, a sua função e as responsabilidades. Escreva do mais atual para o mais antigo.
  • Certifications, publications and affiliations: Liste certificados que tenha recebido, artigos ou livros que tenha publicado e ainda participações em sociedade, tudo de forma bastante sucinta.
  • References: Relacione contatos de pessoas que se disponibilizem a dar referências sobre você como, por exemplo, um antigo chefe com quem tenha tido um bom relacionamento.

5. Não esqueça da carta

Não adianta apenas descobrir como fazer o CV em inglês, é preciso não esquecer também da cover letter (carta de apresentação). Ela vem como um complemento ao seu currículo e deixa claro o seu interesse na vaga.

 

Guarde essas dicas

Agora que já sabe como fazer o CV em inglês, tenha atenção a aspectos que contam mais pontos a seu favor. Alguns macetes nunca são demais quando o assunto é cuidar do seu futuro profissional.

  • Use sempre a ordem direta nas frases (Sujeito - verbo - objeto). Em português, temos a tendência de alterar a ordem para que isso funcione estetica e gramaticalmente, mas em inglês é sempre preferível manter essa organização.
  • Prefira verbos de ação como improve (melhorar), implement (implementar) e organize (organizar).
  • Encurte as frases para aumentar a sua objetividade. Ao invés de dizer “I developed a project”, omita o “I” e escreva apenas “Developed a project”.
  • Cuidado com as falsas cognatas como “graduate student” que significa aluno de pós-graduação e não aluno de graduação.
  • Pode parecer óbvio, mas verificar a gramática e as falhas de digitação é sempre crucial. Um currículo sem erros revela zelo e responsabilidade por parte do profissional.

Buscando inspiração

Depois de saber como fazer o CV em inglês é natural que precisa de algumas ideias para saber como passar tudo para o papel. Deixamos alguns links que podem ajudar nessa missão. Nesse sites você encontrará modelos para as mais diversas carreiras e terá uma ideia de como a coisa funciona na prática.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar