Aprenda a fazer inseticida natural

Neste artigo o leitor aprende a fazer um inseticida natural, com uma receita caseira e de baixo custo, que resulta num produto muito menos perigoso para a saúde.

Aprenda a fazer inseticida natural
Receita caseira para se livrar de insetos

Usar um inseticida comum, comprado no mercado, é prático, mas há muitos casos e situações em que ele pode prejudicar pessoas e ambientes. Nesses casos, a solução é usar um inseticida natural. Ele é uma ótima opção para quem possui pequenas hortas em casa, ou gosta de decorar o ambiente com plantas e flores. Além disso, ajuda a mantê-los saudáveis e sem a presença de bichinhos que podem estragá-los.

Passo a passo para fazer inseticida natural

A receita a seguir mostra como fazer um inseticida natural, que não é tóxico, diferente da maioria das versões industriais. Além de natural, esse pesticida tem um custo baixo, saindo por menos de R$25,00. O produto dura até 3 meses e deve ser conservado sempre em locais com sombra.

Para preparar o inseticida natural, você vai precisar de:

  • 2 litros de água.
  • 100 ml de álcool a 30%.
  • 10 gramas de pimenta malagueta.
  • 10 gramas de fumo picado.
  • 16 gramas de sabão de coco.

Modo de preparo:

  • Corte a pimenta em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em 100ml de água por 3 dias.
  • Também coloque o fumo de molho em 100ml de álcool, porém por apenas 24h em 100ml de álcool.
  • Derreta o sabão de coco em 200ml de água quente.
  • Com tudo preparado, coe o extrato da pimenta e do fumo, e misture-os ao sabão derretido e frio. Misture bem.
  • Acrescente a essa mistura o restante da água. Mexa mais um pouco e o inseticida natural está pronto!
  • Coloque o líquido em uma embalagem borrifadora. Você pode usar um funil para ajudar nesse processo.

Quando desejar usá-lo, basta borrifar as flores e plantas com ele apenas uma vez por semana. Se você utilizar o inseticida natural perto ou em cima de alimentos, é sempre bom lavá-los antes de consumir.

Veja como fazer iogurte natural em casa

Cuidados ao usar inseticida industrializado

Apesar de práticos e comuns, inseticidas e repelentes industrializados devem ser usados com moderação, e sempre tomando algumas precauções. Por serem produtos químicos, eles podem causar problemas no sistema respiratório, principalmente de crianças e idosos, que são mais sensíveis à química. Os sintomas de reação alérgica a esses inseticidas são tosses, espirros e dor de cabeça.

Os inseticidas usados em casa possuem os mesmos princípios ativos dos agrotóxicos, por isso também são prejudiciais para os animais e, em contato com alimentos, os contamina. Evite utilizar esse produtos industrializados, principalmente os que contém derivados do benzeno.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar