Como fazer e como funciona um cartão de crédito internacional

Já pensou em solicitar um cartão de crédito internacional, mas não sabe muito bem como funciona ou se será realmente útil? Tire as suas dúvidas sobre essa modalidade de pagamento.

Como fazer e como funciona um cartão de crédito internacional
Cartão de crédito internacional não serve apenas para viagens

Para ter um cartão de crédito internacional, você não precisa ser daqueles que está sempre viajando. Claro que seria ótimo, mas pode dar uso a ele mesmo sem sair do país. Basta fazer compras ou pagamentos via internet, especificamente em sites e lojas internacionais.

O cartão de crédito internacional pode ser bastante vantajoso e prático, mas é preciso ter cuidado com algumas “armadilhas”. Por isso, antes da empolgação, confira com a gente mais detalhes sobre esse tipo de cartão.

Como fazer um cartão de crédito grauito

Para solicitar um cartão de crédito internacional é preciso fazê-lo numa agência bancária e associá-lo à uma conta corrente, assim como num cartão de crédito comum. O banco fica no direito de aprovar ou não o pedido. Para isso, analisa o tipo de conta do solicitante, idade e a renda.

Esse processo acaba por tornar o cartão de crédito internacional um pouco menos acessível a toda e qualquer pessoa. Não é difícil obtê-lo, mas há requisitos mínimos sim.

Até universitários podem contar com um cartão de crédito internacional. Porém, como as contas são moldadas para um público geralmente sem renda, o limite não é muito empolgante.

Uma vez com o seu cartão de crédito internacional em mãos, é preciso verificar com o banco a anuidade a ser paga. Nesse quesito, os universitários levam alguma vantagem porque na maioria dos casos ficam isentos da taxa.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

Como utilizar o cartão

O cartão de crédito internacional funciona tal e qual os outros cartões. Ao finalizar uma compra, põe-se o cartão na máquina e digita-se a senha. Se a transação for aprovada, já está! É só ir embora com as suas novas aquisições.

Para compras na internet, pode-se digitar os dados do cartão ao finalizar a compra ou ainda criar uma conta Paypal. Com ela, o cartão já fica automaticamente associado e você não precisa sempre fornecer as informações. 

Para os viajantes, uma vantagem extra do cartão de crédito internacional é poder fazer saques no exterior em caixas eletrônicos de bancos estrangeiros. Lembre-se apenas de comunicar ao banco antes de viajar ou pode ficar na mão. Por segurança, ao verificar atividades fora do comum não informadas, os bancos bloqueiam as contas e o dinheiro fica retido.

Como evitar gastar muito

Tudo muito bom, tudo bem, mas realmente...realmente a fatura chega uma hora e o susto pode ser grande. O cartão de crédito internacional é um aliado se bem empregado, mas é preciso ter cuidado.

Não, você não vai pagar a fatura em euro, nem em dólar. Será em real mesmo. O banco fará a conversão de valores e virá tudo discriminado no extrato. O valor da compra será multiplicado pela taxa cambial, mas não é só isso. Na conta entra também o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que no ano passado saltou de 0,38% para 6,38%. No fim, pode sair mais caro do que você imagina.

Vale lembrar que o IOF estará presente também em cada saque feito nos caixas eletrônicos e será incluído no valor das compras feitas via internet. Ou seja, sim, usar o cartão de crédito internacional implica pagar IOF.

E o cartão de crédito interncaional pré-pago?

Existe ainda uma possibilidade menos burocrática de ter um cartão de crédito internacional, o cartão pré-pago. Nesta modalidade, não é preciso solicitar junto ao banco, nem ter conta corrente associada. Basta adquirir em uma casa de câmbio e recarregá-lo sempre que o saldo acabar.

Dessa forma, pode-se ter um controle melhor do que se gasta, além de não precisar ficar no suspense à espera da fatura, uma vez que é usado apenas na forma débito.

Mas nem por isso você estará livre do IOF! A taxa continua incluída em cada carregamento que você fizer.

Como funciona o cartão pré-pago internacional

Cuidados a ter

Agora com mais informações sobre o cartão de crédito internacional, fica a seu critério decidir se há a necessidade de um ou não. Mas, antes de tudo, tenha atenção ao seguinte:

  • Ao fazer compras, lembre-se que vai pagar em real, com taxas de conversão e ainda IOF. Portanto, avalie bem se não está a exagerar.

  • Confira sempre se os estabelecimentos aceitam a bandeira do seu cartão.

  • Antes de viajar, ligue ao seu banco para negociar um possível aumento no limite de crédito, se precisar, e ainda para informar que fará operações no exterior.

  • Ao fazer compras na internet, confirme a idoneidade do site. Nunca informe os dados do seu cartão em qualquer lugar sem antes checar se é de confiança.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar