Como fazer o CV corretamente para sua área específica

O primeiro passo para conseguir um bom emprego é construir um bom currículo. Por isso, o E-Konomista traz dicas de como fazer o CV para sua área específica.

Como fazer o CV corretamente para sua área específica
Dicas de como montar o currículo em 5 áreas diferentes

Ganhe um tablet para aprender inglês online e  melhore o seu currículo.

 

Ao fazer um currículo profissional, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais informações são relevantes abordar, como descrever suas habilidades e quais pontos fortes não podem ficar de fora. Mas como fazer o CV corretamente?

 
FIQUE DE OLHO:
Se você quer receber mais informações gratuitas sobre vagas de emprego, oportunidades na sua área e no exterior faça o cadastro agora no E-Konomista.
Um dos pontos importantes é focar o seu perfil na área de interesse que você pretende atuar. Se você está buscando emprego em mais de uma área, é importante construir currículos para cada uma delas, assim você garantirá a individualidade do seu documento e fará dele uma ferramenta decisiva na busca por uma colocação no mercado.
Primeiro passo de como fazer o CV é uma lista de dicas que valem para todas as áreas com as informações imprescindíveis para um currículo claro, objetivo e sem informações desnecessárias.
 

Fazer um CV simples

 
1- No topo
Devem constar os dados pessoais, estado civil, idade, endereço completo e dados de contato (telefone, celular, e-mail). Os dados devem ser atualizados.
2- Vaga pretendida
Descreva a vaga que você tem interesse em concorrer. Seja objetivo.
3- Formação
Para quem só possui o Ensino Médio e Fundamental, descreva o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão. Já quem possui Ensino Superior, descreva a sua formação acadêmica, Pós Graduação e MBA com data de ingresso e de conclusão.
4- Qualificação profissional
Destaque as qualificações obtidas ao longo da sua carreira, dando ênfase às mais relevantes, habilidades desenvolvidas nos cargos exercidos, conhecimentos em sistemas e subsistemas do seu cargo.
5- Experiência profissional
Relacione suas experiências profissionais mais importantes, sendo que as mais recentes informe primeiro, mencionando o nome da empresa, cargo, período, principais responsabilidades, atividades e resultados que mereçam destaque.

6- Informações adicionais
Cursos Realizados – Treinamentos – Idiomas – Responsabilidade Social (trabalho voluntário).
 

CV ideal

O ideal é que seu currículo seja conciso, ocupando até 2 páginas. Só deixe chegar a 3 páginas se você tiver uma carreira muito longa. E não minta em seu currículo, principalmente quanto às formações e a fluência no idioma.

Na entrevista você pode ser questionado sobre quesitos técnicos competentes aos curso que você diz ter, ou a sua entrevista pode ser em lingua estrangeira. Se a vaga que você deseja precisa dessas competências: adquira-as, não finja que as tem.
Agora, vamos às características que são importantes para cada área para tornar o seu currículo completo e eficiente. Saiba portanto como fazer o CV corretamente para a sua área.



CV para Engenharia

Mostre que você entende da área da vaga pretendida. Não faça um curículo genérico, já que a área de engenharia possui muitas subdivisões.
 
  • Na área de suas qualificações, mostre suas capacidades técnicas: no acompanhamento, planejamento e/ou controle de obras, elaboração de cronograma físico-financeiro e desenvolvimento de indicadores de desempenho, sua relação com os custos e prazos estabelecidos pela organização, etc. Características que não agregem valor à área como: bom relacionamento com o público, por exemplo, devem ser omitidas.
 
  • Na experiência profissional, descreva cuidadosamente as atividades que você era competente como por exemplo: habilidade na realização de medições, ou na preparação de relatórios técnicos, na avaliação de recursos disponíveis e o que mais for da sua capacidade. Seja minuncioso mas objetivo, isso irá contar pontos. Não aborde capacidades onde você não teve bom desempenho no passado pois isso poderá ser cobrado como uma habilidade que você disse ter previamente.
 
  • Você está lidando com uma área extremamente prática e direta, então evite descrições longas, elogios e considerações afetivas, isso deverá ser valorizado.
 
  • Utilize fontes e cores sóbrias, mantenha um tom profissional e formal em seu currículo
 


CV para Saúde

  • A experiência prévia em instituições de saúde respeitadas e o contato com profissionais da área reconhecidos são importantes, se for o seu caso, dê destaque a ela. Se a universidade cursada também for referência para a área de saúde, descreva objetivamente essa relevância.
 
  • Descreva detalhadamente as vivências dos empregos anteriores, as capacidades adquiridas com essas experiências, as responsabilidades que tinha, os serviços que eram prestados (como prestação de serviços em unidades ambulatoriais, deferimento do fluxo de pacientes,mapeamento das realizações em caráter emergencial, recebimento e repasse de plantões, etc). Se você exerceu cargo de gestão no emprego anterior, destaque-o. A gestão de pessoas é um diferencial para a área.
 
  • Como é uma área que lida diretamente com pessoas, e em estado delicado, pode ser mais dissertativo, descrever com minúncia experiências vividas, demonstrar a atenção dada ao paciente, a dedicação à profissão com sensibilidade.
 
  • A formação complementar é muito valorizada nessa área. Como os profissionais da saúde precisam estar constantemente estudando e se atualizando quanto à novos procedimentos, medicamentos e etc, cursos extras e qualificações ao longo da carreira são essenciais no currículo
 
  • Pode manter o currículo com tom formal, mas se desejar que ele seja criado por com design para que se destaque entre os demais, mantenha cores claras como azul e verde, e fontes sóbrias.
 


CV para Comunicação e Marketing

  • Os profissionais dessas áreas sabem que currículos para as vagas de comunicação e marketing existem aos montes, para se diferenciar entre tantos, vale apostar no design, nas formações e nas habilidades
 
  • O nome da faculdade cursada tem menos valor do que as experiências adquiridas, especialmente se forem em empresas conhecidas com cargos de responsabilidade. Dê prioridade à experiência profissional
 
  • As capacidades criativas, de gestão e bom relacionamento com pessoas e com mídias digitais são diferenciais, adquira essas experiências e destaque-as em seu currículo
 
  • Formações extras são tão importantes quanto formações acadêmicas. Conhecer sistemas que facilitem o seu trabalho vai contar pontos em seu currículo. Habilidade para operar programas do Adobe (como Lightroom, Photoshop, Premiere, InDesign), o Corel Draw, Final Cut, e muitos outros são boas aquisições, procure esses cursos e destaque em seu currículo.
 
  • Se você é um bom comunicador ou profissional do marketing deve saber se comunicar bem e “se vender”. Escreva bem, nunca erre a ortografia e pontuação, faça um currículo com design. Os currículos formais sempre têm seu lugar, mas se você precisa de destacar em uma multidão de outros currículos, investir em estilo pode ser uma boa opção.
 


CV para Comercial

  • Carreira onde a experiência profissional é imprescindível, descreva aspectos valorizados pelas empresas como espírito de liderança, bom relacionamento em equipe, gestão de vendas e prospecção e fidelização de clientes. Experiência nesses quesitos deverão abrir portas.
 
  • A faculdade cursada e as formações complementares são valorizadas nessa área, invista em educação e formação extra e destaque-se entre os demais currículos
 
  • A fluência em língua estrangeira e experiências internacionais são bem vistas nessa área, que lida com o público, merece destaque no currículo.
 
  • Entendimento de caráteres financeiros, realização de relatórios, apresentação de resultados e definições de metas são bem vistos.
 
  • Conhecimento de sistemas informáticos de empresas e franquias conta pontos. Conhecimento de termos técnicos mostra experiência e habilidade na área. Exponha sua facilidade em lidar com esses termos e áreas específicas.
 
  • Mantenha seu currículo sóbrio, pode utlizar cores mas prefira os tons neutros como preto, azul para as fontes, e branco e bege para o fundo.
 

 
CV para área Jurídica

  • Destaque suas formações. Somente a graduação é considerado pouco nessa área tão competitiva, destaque suas formações complementares como pós graduações e cursos na área.
 
  • Descreva suas competências jurídicas e as práticas que já teve como: vivência no tribunal de júri ou extrajudicial, a participação ou realização de audiências, a avaliação de provas que já participou, as elaborações de recurso ou contestações de ações, o acompanhamento de processos e elaboração de notificações judiciais e extrajudiciais, etc.
 
  • Ter pelo menos um idioma estrangeiro fluente e possuir leitura em algum outro facilita a contratação. As necessidades na área são basicamente em leitura.
 
  • Boa colocação em prova da Ordem (OAB) é considerado positivo, se esse é o seu caso, pode destacar em seu currículo.
 
  • Manter o seu currículo o mais sério e sóbrio possível, trata-se de uma área onde o máximo de formalidade é requisitado.

Não deixe de se cadastrar no E-Konomista para receber gratuitamente e diariamente informações sobre empregos e dicas para a sua carreira! 


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar