Como evitar brigas no ambiente de trabalho

Conflitos no ambiente corporativo são muitas vezes inevitáveis, mas é tarefa do gestor tentar preveni-los. Veja dicas de como evitar brigas no ambiente de trabalho.

Como evitar brigas no ambiente de trabalho
Veja medidas simples de como evitar brigas no ambiente corporativo

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O ambiente de trabalho é um local de interação de pessoas que têm diferentes comportamentos, personalidades, e muitas vezes  são de gerações diferentes. Essa é uma receita para possíveis desentendimentos e conflitos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fierce Inc. com mil trabalhadores nos Estados Unidos, 30% dos executivos e funcionários têm uma discussão com colegas de trabalho pelo menos 1 vez por mês.  Controlar esse conflito para que ele não se torne um problema para toda a equipe é função do gestor da área. Veja como evitar brigas no ambiente de trabalho e controlar discussões para que elas não sejam um empecilho à produtividade da empresa.

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Como evitar brigas entre funcionários 

Toda empresa, por mais eficiente e produtiva que seja, é passível de ser palco de confronto entre colegas. Como os ambientes de trabalho das empresas atuais derrubaram paredes e os funcionários trabalham em ambientes conjuntos, sem privacidade, uma discussão que poderia ser restrita repercute por todo um escritório.  Para que isso não aconteça, é preciso uma série de medidas preventivas por parte do gestor de como evitar brigas para evitar queda da produtividade devido a essas discussões, como:

1. Liderança 

Um bom gestor lidera a sua equipe de forma a estar sempre atento ao possíveis conflitos que possam estar se formando entre os colegas e mediá-los antes que o confronto tome maiores proporções. Ter uma posição firme sobre a necessidade de harmonia dentro do ambiente e intolerância com discussões que podem atrapalhar o trabalho de todos deve ser uma posição afirmada antes que alguém perca o controle e parta para a briga.

2. Maturidade 

É preciso que o gestor deixe claro a seus funcionários que não é através da briga que os resultados serão alcançados mas sim através da conversa e da cooperação. Para que os funcionários entendam esse recado, eles precisam de maturidade. Por isso, ao contratar um profissional, é essencial que o gestor verifique se ele possui maturidade emocional para lidar com atividades sobre pressão e verificar também se os profissionais já contratados também possuem essa maturidade. Um funcionário que possui atrito com diversos colegas diferentes indica um problema dentro da empresa. O estímulo ao autoconhecimento da equipe pode ajudar a evitar esses problemas.

3. Feedback 

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Funcionários que não recebem retorno do seu trabalho guardam pequenos rancores diários em relação ao trabalho. Um colega mau humorado pode ser o estopim da confusão e gerar um clima péssimo no ambiente corporativo. Dê feedback do trabalho dos funcionários de forma privada para que eles saibam o seu rendimento e se preocupe com o seu próprio trabalho e não com o alheio.

4. Evite que funcionários dependam do trabalho um do outro 

Nem sempre isso é possível, pois atualmente os funcionários trabalham em cooperação e o trabalho de equipe é essencial. Mas é preciso tentar gerir funções para que o trabalho de um colega não seja 100% dependente da ação de outro, pois se o primeiro falhar, uma situação de conflito torna-se iminente. Trabalhar em conjunto, com responsabilidades divididas, gera menos problemas do que trabalhos dependentes.

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5. Objetivos comuns 

É importante que os funcionários trabalhem comm objetivos comuns, que todos tenham metas diferentes e alcancáveis para que todos caminhem juntos na mesma direção. Funcionários que não têm metas e objetivos não são estimulados a crescer e trabalhar pela empresa.

6. Conhecer os seus colaboradores 

Um bom líder precisa conhecer bem os seus funcionários para entender como eles funcionam: o que os motiva, o que os enfurece, o que os desestimula, o que melhora o ambiente de trabalho para todos. Entendendo a melhor forma de se comunicar com cada um deles e de tratar com possíveis problemas que possam aparecer é a melhor forma de criar harmonia no trabalho.

7. Estimular a educação, o respeito mútuo e o controle emocional 

Antes que os problemas aconteçam, um líder deve sempre estimular a manutenção do bom ambiente de trabalho. Reforçar a importância de cada funcionário, como cada um deles deve ser tratado com educação e respeito e estimular o controle emocional para que evitar brigas seja uma atividade de todos, não só do gestor.

Discussões na empresa criam um ambiente tenso de trabalho, atrapalham a concentração de diversas áreas e a produtividade cai. Se o conflito se mantiver, o problema é ainda maior, pois a equipe tende a se dividir ao defender o lado de um ou de outro funcionário. Por isso, é importante estar atento e procurar meios de como evitar brigas no ambiente corporativo para que os funcionário e a empresa não sejam prejudicados pelo desentendimento de alguns deles.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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