6 dicas para saber como escolher frutas e verduras

A dificuldade em iniciar uma dieta saudável pode começar ao selecionar os melhores alimentos no hortifruti. Veja as 6 dicas de como escolher frutas e verduras.

6 dicas para saber como escolher frutas e verduras
Um bom produto precisa considerar cheiros, toques, cores e aromas.

De características únicas e preparos minuciosos, saber como escolher frutas e verduras para fazer parte de uma culinária impecável é fundamental. Mas não pense que essa é apenas uma dificuldade encontrada por quem recentemente saiu da casa dos pais e precisa aumentar seu repertório gastronômico; dificuldade também surge entre excelentes mãos para a cozinha, e pode ser solucionada através de simples dicas.

Como escolher frutas e verduras facilmente

Na tentativa de uma dieta mais saudável, muitos vão às feiras e supermercados na intenção de garantir os melhores alimentos. Entretanto, na falta de prática se deparam com a dificuldade de como escolher frutas e verduras.

Compreendendo a análise das folhas, texturas, cores, peso e aroma, veja as dicas para escolher corretamente 6 alimentos do setor de hortifruti.

1. Como escolher tomate

Com dicas muitos práticas, escolher tomate vai depender apenas da coloração e toque, nada mais. O primeiro passo é definir qual será o destino desse tomate, pois para molhos e sopas é fundamental que eles estejam total e uniformemente vermelhos, além de maduros. Para as saladas, eles precisam ter cor uniforme e estarem com as cascas lisas, firmes e brilhantes.

Na dúvida, após excluir os tomates de cor indesejada, aperte-os levemente. Se estiverem muito duros, não estão maduros o suficiente, mas se a fruta “amassar”, é possível que esteja mole demais e deve se desmanchar com muita facilidade para qualquer receita.

Atente-se também para partes emboloradas, insetos ao redor ou buracos no tomate, o que pode representar a existência de indesejadas larvinhas brancas em seu interior.

2. Como escolher abacate

Sem sombra de dúvidas, os melhores abacates são os mais pesados, e firmes ao toque. Porém, se a fruta estiver dura, isso significa que não está próprio para o consumo. Pode levá-lo para casa, mas será preciso deixar a fruta amadurecer um pouco mais, envolta por um saco ou jornal.

Os abacates que apresentam a casca lisa na cor verde-claro e sem manchas são as melhores escolhas. Porém, é comum encontrar algumas manchinhas na cor marrom sobre a casca, o que acontece de maneira superficial, não afetando a qualidade do produto.

Na prática, os melhores abacates devem ceder a partir de uma leve pressão com os dedos sobre a casca. Cascas ásperas e com partes moles podem significar que a fruta está passada.

3. Como escolher melancia

Com poucas características externas que podem auxiliá-lo a escolher sua melancia, as dicas para uma boa compra envolvem o toque e o som! Em sua estética, uma boa melancia deverá apresentar casca firme, ausente e manchas escuras e de aspecto lustroso. Pegue-a nas mãos e considere seu peso em relação ao volume.

Agora, para saber se ela se encontra madura, bata sobre a casca com o nó dos dedos, como se estivesse batendo em uma porta. Se o som estiver abafado ou surdo, ela está madura; se estiver metálico, ela ainda está verde. Ao comprar melancia em pedaços, escolha as unidades mais vermelhas e firmes.

4. Como escolher melão

Enigmático, é preciso ter ciência das dicas a seguir para encontrar o melão ideal para consumo. Geralmente, guiar-se pela cor da casca não será suficiente para saber se a fruta está boa e madura; para isso, pressione levemente o chamado “umbigo” do melão, localizado na parte oposta à haste. Se essa região ceder um pouco, ele está maduro.

Além desse segredo, verifique se a casca não está pegajosa, com manchas úmidas e apresentando pouca consistência. Esse pode ser um sinal de que a fruta já passou do ponto. Entretanto, se estiver ausente de um aroma adocicado, o melão possivelmente foi colhido antes de amadurecer.

Morango e gengibre estão mais baratos nesta semana

5. Como escolher alface

Entre as dicas de como escolher frutas e verduras, os pés de alface também possuem alguns macetes para levar o melhor exemplar para casa. A primeira dica é evitar levar a verdura quando houverem manchas nas folhas, bem como a coloração amarelada e aspecto murcho.

Pode levar quando o pé apresentar uma cor verde bastante vibrante as folhas estiverem bastante maleáveis entre as do tipo lisa e crespa. Para garantir a frescura da alface, outra dica é verificar a raiz do alface.

6. Como escolher hortaliças

Para hortaliças como o agrião, a rúcula e o espinafre, considere antes e comprar a firmeza dos talos e a qualidade do verde presente nas folhas, garantindo um alimento ainda mais fresco e saudável. Folhas nas cores amareladas, esbranquiçadas e, principalmente com manchas escuras devem ser evitadas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar