Como emitir o nada consta do DETRAN

Quem precisa verificar as pendências de um veículo junto ao departamento de trânsito pode fazer uma consulta online e emitir o nada consta do DETRAN de forma fácil e rápido, sem complicação. 

Como emitir o nada consta do DETRAN
Veja como verificar a situação do seu veículo e emitir a certidão de nada consta

Quem vai comprar um carro usado ou simplesmente deseja saber a situação de um veículo, deve verificar se não há pendências, e a melhor forma de fazer isso é ao emitir um nada consta do Detran. É possível acessar o site do Detran do seu estado, fazer a consulta online e emitir o nada consta atestando a não existência de infrações, multas, impedimentos, restrições financeiras e licenciamentos referentes ao veículo.
Se o carro não possuir nenhuma situação pendente, você pode emitir a certidão negativa, conhecida como o “nada consta do veículo” online. O serviço é gratuito e no site o usuário também pode checar a validade do documento, que expira a cada 30 dias.
A certidão on line tem pleno valor legal junto às empresas e facilita muito para quem trabalha conduzindo – como taxistas, motoristas de ônibus etc – garantir que está com o carro plenamente em dia com o departamento de trânsito. 


Nada consta do Detran online 

1- Entre no site do DETRAN do seu estado (os sites do Detran estão disponíveis no fim do artigo). 
2- Procure o setor “veículo” e clique.
3- Procure a opção “consulta da situação” ou “nada consta do veículo” ou “pesquisa de débitos ou restrições do veículo” e clique.
4- Preencha os dados cadastrais do veículo exigidos. Os mais comuns são: a placa do veículo e o número do RENAVAM ou o chassi do carro. Esses números constam no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo DETRAN. Se você ainda vai comprar o carro e não possui o CRLV é seu direito pedir ao proprietário ou à concessionária esses números. O site do DETRAN deve pedir também para que você preencha o código verificador (aquelas letras e números embaralhados). Preencha com atenção e clique em “consultar” ou “avançar”.
5- Após consultar a situação do carro, confira se não consta nenhuma pendência. Se não houver você pode ter uma certidão negativa “nada consta” gratuitamente e na hora. É só procurar o botão “imprimir” ou “emitir documento”. Lembramos que o documento tem validade de apenas 30 dias. Se houver alguma pendência não é possível emitir o documento.

Atenção: Fazer essa consulta é passo imprescindível antes de comprar um carro usado, pois essa é a ferramenta que garante que você não está comprando um carro com dívidas, roubado ou clonado. 
Veja dicas para comprar um carro usado


DETRAN no Brasil

Aqui estão citados os sites, telefones e endereços dos DETRANs dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Se você mora em um estado diferente desses, clique nesse link e confira o site do DETRAN do seu estado.
  • DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO
Site: http://www.denatran.gov.br/
  • DETRAN MINAS GERAIS
Av. João Pinheiro, 417. B. Funcionário - Belo Horizonte Cep: 30.130-180
Tel: (31) 3236-3500 ou 155
Site: https://www.detran.mg.gov.br/
  • DETRAN RIO DE JANEIRO
Av. Presidente Vargas, 817. Rio de Janeiro Cep: 20.071-004
Tel: (21) 3460-4040 a 3460-4042
Site: www.detran.rj.gov.br 
  • DETRAN SÃO PAULO
Rua Boa Vista, 209 – Centro. Cep: 01014-001 ou Rua João Brícola, 32 – Centro Cep: 01014-010 Tel: (11) 3322-3333
Site: www.detran.sp.gov.br
  • DETRAN DISTRITO FEDERAL
Setor de Áreas Isoladas Norte. SAM Lote A – BIoco B – Brasília. Cep: 70.620-230

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Quer comprar um carro?

Veja qual a melhor opção para você, financiamento ou consórcio

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

SOLICITAR