Como emitir Nota Fiscal: passo a passo

O passo a passo indispensável sobre como emitir nota fiscal eletrônica, obrigatoriedades e como buscar mais informações sobre cada caso.

Como emitir Nota Fiscal: passo a passo
Dicas e informações indispensáveis pra emitir a nota fiscal eletrônica

Ainda que a maioria dos processos relacionados a emissão de notas fiscais estejam atualmente sendo digitalizados, não são em todos estados que a nota fiscal eletrônica (NF-e) pode ser emitida e, desta maneira é ainda recorrente a dúvida sobre como emitir nota fiscal.  Em diversos estabelecimentos são ainda utilizadas as notas fiscais em papel, que certamente é um processo bem menos prático além de causar um prejuízo ambiental considerável.

O uso da nota fiscal eletrônica está sendo aos poucos implementada em todo o país, tornando-se aos poucos obrigatórias a cada setor - atuaemte obrigatória para contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - , desta maneira, em breve quaisquer estabelecimentos serão obrigados a utiliza-la o que torna indispensável desde já o conhecimento de como emitir nota fiscal eletrônica.

Como emitir nota fiscal

Atualmente os titulares dos estabelecimentos devem buscar na Secretaria da Fazenda uma autorização de emissão de nota fiscal impressa. Com a autorização em mãos o empreendedor deve procurar uma gráfica e solicitar a impressão a fim de que possa fornece-la.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Considerando a praticidade e breve obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica daremos algumas informações sobre como emitir a nota fiscal eletrônica, a fim de que possa se prevenir e mesmo que voluntariamente, já alterar o sistema de emissão de notas da empresa.

Passo 1: Adquirir um certificado digital

Através de uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) se deve adquirir o certificado digital, que possui diversos tipos e validades (o que altera também seu custo) e age como uma assinatura digital que certifica e assegura a empresa e cliente em relação a quem emitiu a nota fiscal.

Passo 2: Se credenciar na Secretaria da Fazenda

Ainda no site da SEFAZ é necessário realizar credenciamento da empresa a fim de que ela efetivamente tenha autorização para emitir nota fiscal. Após o credenciamento se sugere que utilize primeiramente a modalidade de "homologação", onde o emissor possa treinar em um ambiente isento a maneira correta de emitir a nota a fim de que não cometa erros quando passar para a modalidade "em produção" de notas fiscais eletrônicas.

Como MEI declara Imposto de Renda

Passo 3: Instalar o software emissor da NF-e

Para finalmente finalizar o passo a passo de como emitir nota fiscal será necessário instalar um software emissor de notas fiscais que geralmente são diaponibilizados gratuitamente pelo governo (isso varia de estado para estado) no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). P sistema é auto explicativo a medida que oferece campos que devem ser preenchidos com dados da empresa emissora e recebedora da nota, porém é comum que se necessite reescrever os dados para cada nota emitida. Há ainda sistemas de gestão aptos a emitir nota fiscal com custos acessíveis no mercado.

No caso de MEI (Microempreendedor Individual) não é necessário adquirir o Certificado Digital pago. Através do site da Nota Fiscal Paulistana o MEI pode solicitar uma senha web - que em São Paulo, por exemplo, pode ser desbloqueada no Ministério da Fazenda ou em quaisquer subprefeituras - que libera o acesso a um sistema online e gratuito de emissão de notas fiscais.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar