Como economizar nas compras do mês

Neste artigo, o leitor encontra dicas de como economizar nas compras do mês de forma mais vantajosa para o bolso em tempos de crise econômica.

Como economizar nas compras do mês
Dicas para economizar em meio à crise econômica

A crise econômica pela qual o país tem passado está mexendo com o bolso do brasileiro. A diferença nos preços é sentida no dia a dia, principalmente em quesitos básicos. Assim, como economizar nas compras do mês já não é uma questão de escolha, e sim de necessidade.

Para ajudar a fazer escolhas que deixem as compras no mercado mais baratas, o e-konomista separou algumas dicas que fazem uma grande diferença.

Como economizar no mercado este mês

Para começar e aprender a como economizar nas compras do mês no supermercado, o principal é investir na pesquisa de preços. Isso porque os valores do mesmo produto podem variar bastante entre um estabelecimento e outro.

Mais um fundamento básico da economia no mercado é a disponibilidade de consumir marcas diferentes das quais o consumidor está habituado.

O pensamento é simples: marcas mais famosas custarão mais caro. Sendo assim, vale olhar com mais carinho e atenção para marcas menos conhecidas e, principalmente, aquelas que são de fabricação própria para aprender como economizar nas compras do mês. 

Além dos pontos citados acima, confira mais 5 dicas de como economizar no mercado já nas próximas compras:

Faça uma lista com os produtos que precisa comprar

Quando estamos em um supermercado as opções de produtos são inúmeras. Por isso é mais do que comum acabarmos levando pra casa itens que não foram planejados, o que obviamente vai encarecer a compra.

Assim, fazer uma lista detalhada com os produtos que devem ser comprados para o mês (ou semana) facilita o controle da impulsividade por produtos desnecessários. Se após a compra essencial sobrar um dinheiro, aí sim itens extras poderão entrar na lista.
 

Monte um cardápio da semana

Para que essa lista de “produtos a comprar” funcione, ajuda muito planejar como será a alimentação em cada semana do mês. Tendo a base de quais produtos você utilizar e qual a quantidade média deles, é possível evitar desperdícios, o que claramente é uma grande economia.

Veja também: 7 atitudes para mudar seus hábitos alimentares sem sofrer
 

Invista em produtos da estação

Essa é uma regrinha que não vale para qualquer tipo de produto, mas serve muito para alimentos como frutas, verduras e legumes. Os alimentos considerados da época são encontrados em maior quantidade e, consequentemente, acabam ficando mais baratos por isso. Invita em receitas que levem esses ingredientes.

Veja também: 5 formas simples de evitar o desperdício de alimentos
 

Evite levar crianças ao mercado

Esse pode parecer até mesmo um ato cruel, mas a verdade é que levar crianças na hora de fazer as compras acaba dificultando a tarefa de como economizar no mercado. Isso acontece por dois motivos:

1 – Crianças não têm noção de valor, por isso acabam pedindo inúmeros produtos ao mesmo tempo.
2 – É muito difícil para os pais dizerem “não” aos pedidos dos filhos, principalmente em se tratando de alimentos.

Para evitar constrangimentos, deixe as crianças em casa!


Aproveite as promoções do dia

A ideia de ir quase todos os dias ao mercado pode parecer chata, mas ela é bem econômica. A cada dia há ofertas de produtos e segmentos diferentes, como açougue, padaria, produtos de higiene e limpeza, etc.

Quase sempre vale fazer a programação do mês, mas realizar a compra dos produtos nos dias em que cada um apresenta mais vantagem é um dos maiores segredos de como economizar nas compras do mês.

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar