Como economizar gasolina evitando 6 erros comuns

Veja como economizar gasolina evitando alguns erros comuns que fazem a conta com combustível pesar mais no bolso no fim do mês.

Como economizar gasolina evitando 6 erros comuns
Economizar gasolina pode ser mais fácil do que você imagina

A gasolina está custando os olhos da cara e nós sabemos disso. E não adianta rodar quilômetros e mais quilômetros para encontrar o posto mais barato para economizar alguns centavos num litro. Mas o que fazer então? Existem alguns erros básicos que cometemos que potencializam o consumo. A boa notícia é que conseguimos evitá-los. Confira algumas dicas simples e saiba como economizar gasolina de verdade no dia a dia.

Como economizar gasolina evitando esses erros

Se você quer saber como economizar gasolina, siga essa lista para evitar erros que mais fazem você gastar gasolina desnecessariamente no dia a dia. Além da economiza no combustível, esses cuidados ainda ajudam a melhorar o desempenho do carro e facilitar na hora da manutenção.

1- Rodar no ponto morto (5,2%)

Se você pensava que deixar o carro na “banguela” durante uma descida era uma forma de como economizar gasolina, saiba que isso podia até ser verdade antes das injeções eletrônicas, mas hoje não passa de um MITO! Ficar com carro engatado gasta menos gasolina do que ficar no ponto morto e é muito mais seguro por que aproveita o freio-motor do carro, economizando pastilha de frio também.


2- Filtro de ar entupido (6,2%)

Se você não tem a menor idéia da última vez que trocou o filtro de ar do seu carro, é bom verificar. O filtro entupido interfere na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, a mistura fica irregular e pode gastar mais de 6% de gasolina! Manter a manutenção do carro em ordem é uma forma de como economizar gasolina.
Confira erros de condução que fazem você gastar mais gasolina


3- Velas gastas (7,5%)

A vela do carro tem a função de gerar energia para a combustão do carro e é quem inicia a queima da mistura de ar e combustível, se a queima é irregular, consome mais gasolina. Fique atento com as datas de troca (ver o manual ou falar com mecânico), por que cada carro/modelo dura um tempo diferente, e no caso de queimar uma vela, troque o jogo todo.
Por que é importante de trocar as velas


4- Janelas abertas (9,3%)

Andar com o braço para fora do carro é bom, mas economizar é melhor ainda! Andar com a janela do carro aberto atrapalha a aerodinâmica do carro e aumenta o consumo de gasolina. Isso afeta mais ainda na estrada, que é onde o carro costuma ultrapassar os 80km/h e as janelas abertas influenciam mais. Já tinha imaginado que as janelas fechadas na estrada era uma maneira de como economizar gasolina?


5- Excesso de peso (10,8%)

Pode parecer óbvio, mas muita gente não lembra disso, quanto mais peso tem no carro, precisa de mais aceleração e consome mais. O que você pode fazer é tirar aquelas bagunças que as pessoas costumam deixar no porta-malas do carro. Todo peso a menos já ajuda, com cerca de 40kg extra no carro, já consome em média 2% a mais de gasolina.


6- Pneus murchos (17,8% a mais de gasto)

E no topo da lista do que mais gasta gasolina, é uma coisa muito simples de se resolver. Manter os pneus calibrados é uma das maneiras mais efetivas de como economizar gasolina. A maneira correta de manter os pneus calibrados, é verificar a cada 15 dias a calibragem de acordo com o manual do carro. Em geral calibramos a traseira e dianteira com o mesmo valor, o que é um erro. Antes de uma viagem ou de carregar peso, calibre os pneus de acordo e economize quase 20% de gasolina.

Confira qual é a pressão certa para calibrar os pneus

Todos os dados dessa lista foram apurados pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) através de pesquisas e testes.

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Na Web: