Como economizar dinheiro no dia a dia

Uma tentação a cada vitrine, a cada clique, a cada página. Como economizar dinheiro então? Reveja hábitos e aposte na educação financeira para sair do vermelho.

Como economizar dinheiro no dia a dia
Veja como economizar dinheiro no cotidiano com simples hábitos e boas práticas.

Uma tentação a cada vitrine, a cada clique, a cada página. Como economizar dinheiro no dia a dia se são tantas as promessas de compras imperdíveis e parcelamentos a perder de vista? Em tempos de crise, a educação financeira é fator primordial para não terminar o ano com parcelamentos até o pescoço, compras por impulso e hábitos que não vão te tirar do vermelho. Veja como economizar dinheiro e mudar comportamentos que podem ser revertidos em poupança e aprendizado.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal para o ano todo

Como economizar dinheiro? Veja os primeiros passos


1. Registre suas despesas e receitas

O primeiro passo para começar a economizar é ter total controle sobre o que entra ou sai de sua conta bancária. Crie o hábito de anotar tudo em planilhas ou aplicativos para smartphone a fim de contabilizar seus gastos diários e, a partir daí, começar a traçar um comportamento consciente de suas finanças. Algumas dicas de organização são as planilhas do Idec e da BM&F e os aplicativos GuiaBolso e Monefy.

2. Direcione os gastos

Divida porcentagens de sua renda para suas principais obrigações mensais, sendo 50% para os gastos essenciais como moradia, alimentação, transporte, entre outros. Se tem dívidas, procure direcionar pelo menos 20% para quita-las; se não, pode usar de 10 a 15% em poupanças e investimentos. Os demais percentuais, divida entre gastos com lazer, bem estar, saúde e, principalmente, para emergências. Se não souber valores exatos, arredonde sempre sua renda para baixo e as despesas, para cima. Assim, sempre irá sobrar uma margem de fôlego caso algum cálculo saia do controle.

3. Motive-se estabelecendo metas e prazos

Viagem? Aposentadoria? Trocar de carro? Quitar as dívidas? Qual é a sua meta e quando quer realizá-la? Estabelecer um objetivo é uma enorme motivação para começar a poupar e repensar cada gasto desregrado. Deste modo, segmente suas metas em curto, médio e longo prazo, criando o planejamento necessário para cumpri-las dentro dos prazos propostos.

Saiba como consultar o imposto de renda

Hábitos e boas práticas de como economizar dinheiro

 

Valorize pequenos gastos

Todos os dias, um cafezinho indefeso ou um chiclete na padaria. Estes são pequenos gastos que, a princípio parecem não afetar no orçamento, mas faça as contas. Veja, ao final do mês, quantas contas ou demais despesas não poderiam ser pagas com estes valores.

PRECISA DE CRÉDITO
para
colocar
as finanças em dia?
saiba mais

Aprenda a usar seus cartões

Use o débito com cautela e o crédito, apenas em casos emergenciais. Prefira pagar suas compras à vista e, se o dinheiro estiver curto e a necessidade da compra não for imediata, adie. Poupe, espere um pouco mais e opte por não se endividar com uma infinidade de parcelas. Se o uso for indispensável, lembre-se daquele sistemas de recompensa dos cartões de crédito e cadastre-se em programas como o Multiplus. Eles acumulam pontuações, milhas de viagem e, atualmente, pagam até mesmo o combustível do seu carro. Se tem direito, use-o com consciência.

Pague em dinheiro vivo

Deixe de lado os cartões de débito e crédito quando precisar fazer compras. Prefira andar com algum dinheiro em espécie neste caso, pois ver o dinheiro ir embora desperta uma consciência ainda maior relativa aos gastos.

Aprecie novas atividades

CONTROLE AS SUAS FINANÇAS
Com o cartão de crédito certo, você pode fazer compras programas e colocar as finanças em dia. Encontre o melhor cartão de crédito para você.

A obrigação e a pressão de amigos e familiares em sempre estar envolvido em alguma atividade aos finais de semana: baladas, churrascos, festas diversas e outros eventos que, mesmo sem vontade, acaba-se indo por consideração.  No entanto, as contas continuam vindo e, muitas vezes, não fecham ao final do mês. Sendo assim, seja firme e evite sair todos os finais de semana, substituindo entretenimentos caros por uma noite mais tranquila em casa, assistindo a um bom filme, por exemplo.

Desenvolva habilidades e economize

Já pensou o quanto poderia economizar se, ao invés de contratar determinado serviço, fosse possível realiza-lo por conta própria? Pois nunca é tarde para começar a desenvolver habilidades ou adquirir conhecimento. Comer fora uma vez por semana? E se arriscasse receitas caseiras? Além de economizar, esta pode ser uma tarefa divertida. O mesmo se aplica a serviços como limpeza, pintura, decoração, jardinagem, costura e demais consertos em sua casa. Aprenda a resolver as coisas sozinho, poupe dinheiro e, de quebra, ainda poderá oferecer suas novas habilidades a pessoas que estejam precisando de tais serviços.

Use a internet a seu favor

Hoje em dia, é possível aprender, ensinar, tirar dúvidas e comprar de tudo pela internet. Tenha essa ferramenta a seu favor.  Antes de toda e qualquer compra, pesquise preços, compare, consulte a reputação das lojas, procure por opiniões e coloque no carrinho a certeza de um bom negócio. A dica se aplica tanto a bens materiais como no planejamento de uma viagem, por exemplo.  Utilize cupons de desconto e considere, inclusive, comprar algumas coisas fora do Brasil, seja em sites estrangeiros ou pedindo para alguém trazer do exterior para você.

Desapegue, empreste, reutilize

Uma semana estressante e, ao final dela, nos sentimos na obrigação que nos presentearmos com algo como recompensa. Roupas, sapatos e demais itens de “premiação” são um perigo para as finanças.  Deixando o hábito da consolação de lado, é preciso praticar o desapego. Avalie todo o seu guarda roupa e se desfaça do que não usa mais. Precisou de algo novo? Comece pelas lojas de departamento e veja como é possível vestir-se bem pagando pouco. O mesmo se aplica a demais itens da casa ou do vestuário que estão danificados ou que serão utilizados poucas vezes. Muitas vezes, o que iria para o lixo tem conserto e o que pretende comprar, pode ser emprestado por alguém.

 

Conheça a solução de crédito sob medida para você.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar