Como economizar combustível em cinco passos

Saiba como economizar combustível com práticas diárias de manutenção, boa dirigibilidade, uso de acessórios com economia e direção consciente.

Como economizar combustível em cinco passos
Dicas práticas para poupar

Não importa se estamos em tempos de economia aquecida ou de recessão, motoristas sempre dedicam especial cuidado a um quesito que se não receber a devida atenção pode gerar dor de cabeça no orçamento mensal, o gasto com combustíveis. Ser proprietário de um veículo, de fato, implica uma série de constantes despesas que, se não forem controladas e ajustadas com critério, podem significar peso extra desnecessário na conta bancária ou, no pior dos casos, carro parado na oficina. Saiba como economizar combustível e garanta sua tranquilidade ao dirigir.

Como economizar combustível cuidando dos pneus e da calibragem correta 

Um dos primeiros fatores que podem levar um carro a ter seu consumo de combustível aumentado é a calibragem errada dos pneus. A pressão em seu interior deve estar sempre nos parâmetros estabelecidos pelo fabricante, que pode ser conferida no manual do proprietário, ou informada por um profissional especializado, já que os valores variam de acordo com o modelo. Pneus com pressão abaixo da especificada podem aumentar o consumo de combustível para mais de 50% do gasto normal. Experimente deixá-los apenas 4 libras abaixo do recomendado, e veja o consumo subir em até 15%.

Álcool ou gasolina: qual combustível compensa mais?

Evite o excesso de peso

Parece óbvio, mas muitos motoristas não sabem como economizar combustível seguindo esta orientação, uma das mais simples. O excesso de peso, além de aumentar o consumo, pode causar danos aos amortecedores, suspensão, e outros itens relacionados. Estima-se que cada 100 kg extras podem causar um impacto de até 10% no consumo de combustível.

Faça as trocas de marcha no tempo certo

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Dirigir de forma correta também influi diretamente em quanto seu carro consome. A velocidade certa para a passagem das marchas, normalmente, vem especificada no manual do proprietário, mas alguns cuidados, como evitar esticadas, ou passar para marchas mais rápidas em velocidade muito baixas pode fazer a diferença.

Prefira sempre a menor distância entre dois pontos

Outra dica que parece óbvia, mas que não é observada em muitos casos. Evitar trajetos com muitas curvas e semáforos – sinais ou faróis, dependendo da região do Brasil - pode ser um importante fator de economia, e deve ser sempre considerado por motoristas adeptos de modos simples de economia e de como economizar combustível.

Ar condicionado: aprecie com moderação

Num país tropical como o Brasil, o uso de ar condicionado em veículos é uma necessidade. No entanto, se seu foco é nas medidas que garantam como economizar combustível, abusar do ar condicionado pode se tornar um fator de despesas extras, já que em média seu uso aumenta o consumo de combustível em aproximadamente 15%.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:
 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar