Como dirigir bem com dicas essenciais

Ter carteira de motorista não é sinônimo de ser bom condutor. Veja dicas de como dirigir bem de verdade para não causar problemas no trânsito.

Como dirigir bem com dicas essenciais
Não seja um problema no trânsito

Saber como dirigir bem é garantia de conforto, segurança e economia, uma vez que fatores como consumo de combustível, desgaste de peças e a diminuição de riscos de acidentes são afetados pela manutenção das boas práticas de direção.

Conduzir um veículo com eficiência, seja em áreas metropolitanas ou nas estradas é a única forma de se minimizar ou evitar prejuízos.

Isso significa observar as leis de trânsito, guiar de acordo com o que preconiza o CTB e as resoluções do Contran, e, não menos importante, usar de cautela e bom senso. A direção bem feita, portanto, é a maneira de conduzir veículos em que são considerados todos os elementos do trânsito, ou seja, motoristas, seus veículos e os pedestres.


Como dirigir bem em cidades ou estradas

Destacamos 5 dicas sobre como dirigir bem, em regiões de tráfego intenso ou em estradas de alta velocidade. Seguindo-as, o motorista garantirá mais segurança no trânsito e menos desgaste do seu veículo. Confira:

Desenvolva a visão panorâmica

Pode parecer muito difícil, mas o bom motorista precisa ter atenção a toda volta. Isso significa estar atento não só ao que vê à frente mas também nas laterais e ao que está atrás. Fazer uso dos retrovisores, não é à toa, é um dos procedimentos observados nos exames práticos para tirar habilitação, e não ajustá-los pode custar um ponto ao candidato.

Use a direção defensiva

Relaciona-se com a direção defensiva a postura do motorista em estar sempre disposto a evitar situações de risco para si e para outros motoristas. Implica em não abusar da velocidade, respeitar os limites viários, a sinalização, dar a preferência quando necessário, e ser gentil e educado com pedestres e outros condutores.

Cuide da postura ao dirigir

A correta posição ao volante depende do bom ajuste do banco do motorista, a conformação ao assento e da posição anatômica do volante. Antes de dar a partida, é fundamental assegurar-se de que está na posição adequada para garantir uma viagem confortável, sem tensões corporais nas regiões do pescoço e joelhos, principalmente.

Use a embreagem e câmbio corretamente

O consumo de combustível de um carro depende, entre outros fatores, da correta passagem das marchas e do uso equilibrado do pedal de embreagem. Passar as marchas no tempo certo, indicado no conta giros, e não descansar jamais o pé na embreagem garantem consumo de combustível racionalizado e menos desgaste de peças.

Siga o que aprendeu na autoescola

Existem motoristas que desenvolvem os chamados vícios de direção, tais como cantar pneu, descansar o pé na embreagem ou, pior, a postura agressiva ao volante. O local certo para aprender a dirigir corretamente, a autoescola, ensina na prática como dirigir bem, deixando de lado hábitos nocivos na direção. Embora seja perfeitamente possível aprender a dirigir com pessoas não credenciadas, a melhor forma de garantir uma direção segura e econômica é absorvendo o que é ensinado por profissionais.

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Quer comprar um carro?

Veja qual a melhor opção para você, financiamento ou consórcio

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

SOLICITAR