Como cuidar do carro, dicas e truques fáceis

Gasolina, água, óleo, pneus, veja como cuidar do carro sem complicações com dicas infalíveis do E-konomista.

Como cuidar do carro, dicas e truques fáceis
Saiba ocomo cuidar do carro para evitar manutenções desnecessárias

Agende o seu test drive gratuito

Muitas vezes os carros compactos são descritos como sinônimo de economia. Costumam ser mais baratos que veículos de outras categorias e ainda gastam menos combustível. Será mesmo? De acordo com Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), essa afirmação nem sempre é tão linear.

Comprar um carro é ter uma família, como já dizia o ditado. Depois de conseguir um financiamento, começam as obrigações que vão além de pagar a parcela e colocar gasolina. Você sabe tudo que tem para fazer e como cuidar do carro para evitar desgaste precoce? Veja uma lista de coisas fáceis e como cuidar do carro.

Como cuidar do carro com e evitar desgastes

Para entender como cuidar do carro é preciso seguir uma listinha básica e aproveitar dicas que vão te ajudar a não se perder com as tarefas.

1. Trocar filtro de ar, filtro de óleo, óleo e água

Se você quer o seu carro como novo e andando bem, essa é uma das coisas que você tem que ter sempre em dia. Você lembra a última vez que trocou o filtro de óleo e de ar do seu carro? Geralmente os filtros são feitos a cada duas trocas de óleo, mas isso também depende do tipo de óleo que você coloca no seu carro (sempre use o indicado no manual).

Para facilitar sua vida, quando efetuar a troca solicite que coloque aquele adesivo plástico no vidro co carro, com a quilometrarem da próxima troca.

Sabia que trocar o filtro de ar e óleo economiza gasolina? 

2. Pneu do carro e pastilha de freios

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Este é um item essencial tanto para a economia de gasolina quanto para sua segurança, trocar o pneu evita multas e diminui o risco de acidente principalmente em dias de chuva. Se você não roda muito com o carro, é provável que o pneu não fique careca antes da data de validade, é importante nunca usar pneu vencido.

Para aproveita melhor a vida útil do pneu, faça o rodízio dos pneus e aproveite e solicite para o atendente ver a pastilha de freio. 

Veja aqui como saber se está na hora de trocar o pneu do carro

3. Atenção nas luzes do carro

As luzes do painel do carro apontam problemas e alertas sobre possíveis manutenções, é como o carro consegue te avisar o que esta acontecendo. Se uma luz diferente acender e você não souber o que é, leve o carro para um mecânico de confiança o quanto antes. É uma maneira fácil de como cuidar do carro.

4. Documentação é importante

Além desses cuidados com o funcionamento e as peças do carro, a nossa lista de como cuidar do carro inclui uma coisa que pode ser um grande problema para os mais esquecidos: a documentação.

Você precisa sempre ter em dia o IPVA, o DPVAT, provavelmente o seguro do seu carro, e dependendo do estado, inspeção veicular. Deixar alguma obrigação dessa de lado pode te custar muito caro, mas é difícil lembrar de tudo. A dica do E-konomista para cuidar da documentação do seu carro, é colocar na sua agenda do email Google, e receber notificações alguns dias antes do vencimento. Saber como cuidar do carro é o primeiro passo para comprar um. 

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar