Como cortar gastos sem sofrimentos

Selecionamos algumas dicas para cortar gastos em despesas diárias e então economizar no fim do mês.

Como cortar gastos sem sofrimentos
Dicas de economia simples para o cotidiano

Quando o valor das contas ultrapassam o valor do salário mensal é hora de reavaliar e cortar gastos.

Ainda que seja a opção mais recomendada pra quem tem (ou mesmo pra quem não tem) dívidas e precisa equilibrar o orçamento doméstico cortar gastos não é tarefa simples e especialistas sugerem que a tarefa se inicie justamente pelas contas fixas de casa.

Dicas para cortar gastos

Selecionamos uma série de dicas práticas para cortar gastos consideráveis e desnecessários em despesas do dia a dia e economizar uma boa parte do salário no fim do mês.

Reavaliar despesas

Existem diversas despesas fixas que fazem parte da rotina mas ainda assim são desnecessárias, dessa maneira nossa sugestão aqui é eliminá-las ou substitui-las por opções mais econômicas.

Desde a assinatura de planos pra tv que muitas vezes não são constantemente utilizados, a mensalidade de academia de alto custo - que pode ser substituída por uma mais barata ou por atividades ao ar livre por conta própria. A essa lista se incluem toda e qualquer outra despesa fixa mensal que não faça parte do grupo básico (agua, luz telefone) mas que comprometam uma parte considerável do orçamento doméstico.

Reorganizar horários

Há diversos tipos de serviços que oferecem descontos em determinados horários do dia, e isso se aplica de academias a restaurantes, atividades culturais ou salões de beleza. Portanto, organizar os horários do dia a fim de conseguir desconto nas atividades desejadas pode parecer uma ação pequena, mas a médio prazo colabora bastante no processo de cortar gastos.

Comprar ou pagar com antecedência

Essa é a regra de ouro para economizar, inclusive em viagens a lazer.

São vários os estabelecimentos que, quando pagamento é realizado com antecedência fornecem desconto ao consumidor, especialmente em sistemas de cartão de fidelidade de determinada sorte.

Outro caso imprescindível de planejamento são as viagens em si. Quanto mais antecipada for a compra de passagens ou até mesmo hospedagens e passeios, mais econômicos serão os custos - que podem chegar a ser 30% menores que períodos normais ou mais próximos a data de embarque.

Conscientização ambiental

Se eliminar ou substituir despesas fixas menores já é uma dica importantíssima para cortar gastos, mais ainda quando a economia acontece em gastos essenciais como água ou luz.

Quando se adquire o hábito de reutilizar água, desligar aparelhos eletrônicos , corrigir vazamentos, , utilizar lâmpadas fluorescentes, o processo de economia vem naturalmente e traz benefícios extraordinários para estas contas.

Reutilizar ou trocar objetos

Trocar e compartilhar objetos, roupas e afins é uma maneira incrível de economizar em gastos do dia a dia e ainda permite que - tanto o guarda-roupa quanto o conhecimento - se expandam, renovando as idéias e o guarda roupas continuamente.

Dizer não

Talvez seja a mais difícil das ações, mas embora pareça simples negar presentes, passeios ou ajuda financeira a parentes, filhos ou amigos, é uma atitude que depende de muita determinação e foco no objetivo de cortar gastos.

Não se trata de deixar o lazer de lado, mas sim de equilibrar as despesas, escolher apenas alguns lugares ou eventos para confirmar presença e calcular os investimentos que tem feito nesse setor, as viagens que tem realizado. Certamente uma despesa que passa desapercebida no dia a dia e faz enorme diferença no fim do mês.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar