Como consultar imposto de renda 2017

Saiba como consultar imposto de renda pela internet e o passo a passo para fazer a consulta dos anos anteriores e do valor a pagar. 

Como consultar imposto de renda 2017
Veja como é fácil consultar imposto de renda pela internet

O imposto de renda é o abatimento descontado do rendimento de trabalhadores e empresas e entregue ao Governo Federal, e o valor varia conforme a riqueza produzida por cada um.

Existem regras que determinam quem deve declarar o imposto de renda e quem está isento, relacionadas principalmente aos rendimentos e transações efetuadas pelo contribuinte. Confira aqui o passo a passo de como consultar o imposto de renda.


Como consultar imposto de renda pela internet

A Receita Federal disponibiliza no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) o passo a passo de como consultar o imposto de renda, possibilitando ao cidadão verificar a situação da declaração e evitar alguma pendência.

Para acessar aos dados do e-CAC é necessário um código de acesso ou o certificado digital, ambos solicitados na página da Receita Federal. É preciso informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos últimos dois anos-exercício. O código de acesso pode ser gerado aqui.

Veja também: Não entreguei a declaração do imposto de renda. E agora?


Como consultar imposto de renda de Pesso Física

O Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física permite que o contribuinte, dentre outras coisas, identifique eventuais pendências na declaração em malha e possa obter informações de como resolver a situação, além de servir como comprovante para diversas situações. É possível também identificar e parcelar débitos em atraso.

Veja como consultar imposto de renda:

1. Acesse o site da central de atendimento online da Receita Federal e-CAC , indicando o número de CPF e código de acesso;

2. Vá para “Declarações e Demonstrativos” e “Extrato do processamento da DIRF”;

3. Uma lista irá se abrir para escolher ano da declaração. Selecione o ano e depois a opção "Extrato" que está no título "Situação" e já poderá consultar o imposto de renda que pretende verificar.

Se houver inconsistências de dados identificadas pelo processamento o trabalhador pode fazer a autorregularização através da entrega de uma declaração retificadora no próprio site. Se deixar virar o ano sem regularizar, será preciso pagar uma multa.

Caso restem dúvidas consulte o passo a passo da Receita Federal.


Como consultar imposto de renda a pagar

A consulta do imposto de renda a pagar se dá dentro do próprio programa de declaração, divulgado pela Receita.

Basta acessar o menu ao lado esquerdo, onde aparece “Resumo da declaração”, e abrir a ficha “Cálculo do imposto”. O pagamento pode ser feito à vista ou em até oito vezes com juros. Para parcelar, o valor do imposto a pagar deve ser igual ou superior a R$ 100 e cada cota deve ter valor mínimo de R$ 50.

Veja também: Como saber se cai na malha fina


Como consultar imposto de renda de anos anteriores

Para saber como consultar imposto de renda dos anos que se passaram basta seguir os procedimentos indicados para a consulta do IRPF.

Com o código de acesso, entre no portal e-CAC e selecione “Extrato de processamento da DIRF” dentro de “Declarações e Demonstrativos”. Na lista que abrir a seguir, selecione o ano que deseja consultar e confira o extrato no título “Situação”.

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar