Como consultar o imposto de renda 2016

Veja como consultar o imposto de renda 2016 no e-CAC e verificar a situação da declaração, evitando alguma pendência. 

Como consultar o imposto de renda 2016
Aprenda a consultar o imposto de renda no portal da Receita Federal

Consultar o imposto de renda é uma preocupação comum entre os contribuintes que entregam a declaração anual. A Receita Federal disponibiliza essa informação no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), possibilitando ao cidadão verificar a situação da declaração e evitar alguma pendência. 

Para acessar aos dados do e-CAC é necessário um código de acesso ou utilizar o certificado digital, ambos solicitados na página da Receita Federal. Para isso será preciso informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos últimos dois anos-exercício.

Consultar o imposto de renda 2016 pelo CPF

O número do CPF será necessário para tanto para gerar o código de acesso no e-CAC, como para consultar o imposto de renda nessa página. Se sua intenção for emitir uma certidão que comprove que o CPF está em situação regular, acesse o site da Receita Federal preencha os dados e faça a solicitação.

Como consultar o imposto de renda de pessoa física

O Extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física permite que o contribuinte, dentre outras coisas, identifique eventuais pendências na declaração em malha e obter informações de como resolver a situação, ou para comprovante para diversas situações. Além disso é possível identificar e parcelar débitos em atraso. Veja como fazer a consulta:

1 - Acesse o site da central de atendimento online da Receita Federal e-CAC, indicando o número de CPF e código de acesso, ou certificado digital.

faça o seu dinheiro render maisveja como

2 - Depois clique em "Declarações e Demonstrativos" no canto superior direito e escolha a opção "Extrato do Processamento da DIRPF"

3 - Uma lista irá se abrir para escolher ano da declaração. Depois de escolher o ano, selecione a opção "Extrato" que está no título "Situação" e já poderá consultar o imposto de renda que pretende verificar. 

Consultar imposto de renda de pessoa jurídica

O site da Receita Federal permite fazer uma consulta simples da situação cadastral da pessoa jurídica consulta, mas não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do contribuinte, limitando-se tão somente a mostrar a situação do processamento da declaração solicitada - conforme a informação do Ministério da Fazenda.  A consulta também pode ser feita no e-CAC, mediante a informação do CNPJ e certificado digital, ou código de acesso.

Veja como consultar o imposto de renda de anos anteriores

No site da Receita Federal é possível consultar a situação fiscal dos anos anteriores. Também é possível fazer a consulta dos anos anteriores acessando o portal e-CAC, utilizando o código de acesso ou certificado digital. Quando a lista se abrir para escolher ano da declaração, escolha o ano que pretende consultar. Depois de escolher o ano, selecione a opção "Extrato" que está no título "Situação" e já terá acesso a informação referente ao ano anterior que deseja verificar.

Fique com as suas contas e finanças em dia, saiba tudo sobre impostos e benefícios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar