Como conservar alimentos e fazer com que durem mais

Veja dicas de como conservar alimentos adequadamente e aumentar sua durabilidade e manter o sabor mesmo com alguns dias após o vencimento.

Como conservar alimentos e fazer com que durem mais
Conheça algumas dicas de conservação para preservar o sabor dos alimentos.

Estar atento às recomendações dos fabricantes e entender como conservar alimentos é tão importante quanto a validade descrita nas embalagens. Um alimento armazenado na temperatura incorreta ou exposto a muitas variações térmicas pode se tornar impróprio para o consumo mesmo que ainda falte muito tempo para seu vencimento.

Alguns alimentos sofrem técnicas de conservação muito específicas como desidratação, congelamento e pasteurização, os quais requerem cuidados especiais para se manterem próprios para consumo. Conheça a importância do armazenamento adequado para a qualidade dos alimentos.

Importância da Conservação

Todos os prazos descritos nas embalagens dos produtos somente são válidos se seguirem as orientações descritas na seção de como conservar alimentos presentes nos mesmos. Um produto que tenha sido armazenado em perfeitas condições, mas fora da validade em um ou dois dias pode ser consumido normalmente. Em contrapartida, outro alimento dentro do prazo mas com armazenagem deficiente pode já não estar mais em condições sanitárias para o consumo.

Devemos lembrar que alguns alimentos como laticínios e outros de origem animal tem a validade mais curta, estando também mais suscetíveis a contaminações. Portanto, muito cuidado com o velho “mas está aberto a pouco tempo” ou “quase não ficou fora da geladeira”.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Como conservar alimentos adequadamente

Estar atento à maneira como os alimentos estão armazenados dentro ou fora de casa pode ajudar a evitar aquelas surpresas indesejadas mesmo quando não se tratam de produtos vencidos.

Planejar como conservar alimentos em casa exige apenas uma logística respeitando algumas regras ao organizar a geladeira. O congelador é o lugar preferido para carnes e massas que habitualmente não são consumidas de imediato, pois como são mais suscetíveis a contaminações, necessitam de maior refrigeração para aguentar longos períodos de estoque (de preferência não superiores a 1 mês); a parte mais alta da geladeira é melhor refrigerada e assim, mais adequada a produtos sensíveis e que precisem de uma refrigeração maior e contínua, como ovos e laticínios (como queijos, manteiga, patês, etc); a parte mais baixa onde se localiza a gaveta é a menos refrigerada e, portanto, mais adequada para folhas e vegetais, evitando o que de “queima” nas folhas pelo frio excessivo; a porta é o local mais vulnerável a variações térmicas e menos refrigerado, sendo adequado à produtos que devam estar apenas frescos, como bebidas (sucos e refrigerantes, por exemplo).

5 sugestões de comida congelada light para fazer nessa semana

Dicas de Conservação

Alguns cuidados extras podem ser de grande ajuda para prolongar ainda mais a vida útil de determinados alimentos. São dicas simples de como conservar alimentos mas que podem fazer a diferença.

Quando for guardar os ovos, tenha o cuidado de coloca-los com as pontas para baixo; ao colocar o sal no saleiro acrescente também alguns grãos de arroz para que estes retirem a umidade; para conservar o alho por mais tempo, descasque os dentes e guarde em um recipiente com óleo de cozinha, além de não ressecarem ainda servem de ótimo tempero para salada.

Não deixe condimentos em áreas quentes da cozinha, isso fará com que eles percam o sabor mais rapidamente. Se puder, guarde em locais frescos ou até mesmo na geladeira, desde que afastado da umidade e armazenados em recipientes bem vedados. Outro item que irá manter seu sabor e aroma por mais tempo se guardado na geladeira é o café, mas o mesmo cuidado com a umidade e o recipiente vale para ele.

Fora de casa, fique atento à maneira como os alimentos estão armazenados no supermercado. Confira, por exemplo, a temperatura em que os alimentos da seção de frios estão acondicionados e dê preferência a estabelecimentos onde haja uma maior rotatividade dos produtos.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar