Como conseguir green card: passo a passo

O visto permanente de residência nos Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros que desejam trabalhar e viver no país. Saiba como conseguir green card.

Como conseguir green card: passo a passo
Brasileiros podem conseguir green card de quatro formas

Quem assistiu a novela “América” em 2005, acompanhou a saga da personagem Sol, interpretada por Deborah Secco, para realizar seu sonho de morar nos Estados Unidos. Entre as tentativas de chegar ao país de forma clandestina e as fugas da imigração, Sol decidiu se casar com o personagem de Caco Ciocler, Ed, encontrando então uma alternativa de como conseguir seu green card e viver de forma legal na terra do tio Sam.

Se seu objetivo é conseguir o visto de permanência fique tranquilo, não é necessário se casar com o primeiro gringo que aparecer. Confira esse passo a passo de como conseguir green card de forma legal.

Como conseguir green card de forma legal

O green card, cujo nome oficial é United States Permanent Resident Card, é o visto permanente concedido pelo governo dos Estados Unidos aos imigrantes que desejam viver no país. O apelido green card, ou cartão verde, veio por conta da antiga cor do documento era emitido, porém hoje sua cor oficial é branca.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

O motivo que leva tantos imigrantes a procurar saber como conseguir green card é que, ao contrário de outros vistos, este é permanente e não limita qualquer tipo de ação. O imigrante que o possui passa a ter o direito de trabalhar, residir e estudar no país, e depois de alguns anos de residência nos EUA pode entrar com pedido para obter cidadania americana e ter o direito de votar, por exemplo.

Procedimentos para conseguir o green card

Todos os anos o governo americano realiza um sorteio de até 55 mil vistos entre os países que tem baixa representação nos Estados Unidos. O sistema é conhecido como Loteria e para participar é preciso ter 2º grau completo ou ter trabalhado por pelo menos dois anos nos últimos cinco anos.

O Brasil, infelizmente, não pode participar desse sistema, já que o governo americano entende que há muitos brasileiros vivendo no país – são mais de cinquenta mil só nos últimos cinco anos. Como não dá para contar com a sorte essas são as outras formas de como conseguir o green card de forma legal:

16 oportunidades para morar no exterior de graça em 2016

Parentesco: Filhos solteiros menores de 21 anos e pais de cidadãos americanos com 21 anos ou mais podem requerer o green card para o imigrante que deseja o visto. É um dos meios de como conseguir green card mais rápidos e com menos burocracia envolvida;

Casamento: casar-se com um cidadão americano também dá o direito ao imigrante de pedir seu green card, que pode vir dentro de um ou dois anos. É bom ficar atento, porém, pois existem muitos casos de pessoas que fazem casamentos arranjados apenas com o objetivo de conseguir o visto permanente, o que é considerado crime federal.

Tanto no caso de parentesco quanto de conjugue o imigrante que deseja obter o green card pode seguir dois caminhos: se já estiver nos Estados Unidos a pessoa pode preencher um formulário de solicitação de registro de residência permanente (o Form I-485) e a solicitação para parentes estrangeiros (Form I-130), ou simplesmente preencher o Form I-130 e após sua aprovação preencher o Form I-485.

Empregador: caso o imigrante esteja nos Estados Unidos a trabalho ele pode entrar com o pedido do green card após um período com o visto de trabalho.

O empregador americano deve preencher a solicitação para trabalhador estrangeiro, ou Form I-140, e justificar que a contratação do mesmo é essencial para a empresa e não há como substituir a mão de obra por alguém americano;

passaporte

Investimento: através do programa EB-5, conhecido como visto investidor, o imigrante que deseja conseguir o green card pode abrir uma empresa nos Estados Unidos e, se tudo correr bem, conseguir o visto em até cinco anos.

O investidor tem duas opções: o investimento direto, no qual deve desembolsar no mínimo US$ 1 milhão em regiões metropolitanas; e o investimento por meio de centros regionais, no qual o valor mínimo a ser desembolsado é de US$ 500 mil, valor que será recebido e administrado por centros autorizados pelo Departamento de Segurança Interna.

Outros requisitos são ter 21 anos ou mais, gerar e manter no mínimo dez empregos para americanos, ter ficha limpa e comprovar a legalidade dos recursos investidos, além de saber que o capital ficará comprometido por, pelo menos, cinco anos.

Se tudo estiver em ordem o imigrante que quer saber como conseguir o green card deve primeiro encaminhar toda a documentação necessária, o Form I-526 (solicitação para trabalhador estrangeiro) e transferência do capital ao consulado. Em seguida vem a revisão da documentação, entrevista no consulado e ajuste de status, período no qual o imigrante recebe o green card condicional e que demora de seis a 14 meses.

O green card permanente chega em até dois anos após o recebimento do condicional, após a revisão da documentação e comprovação da criação de dez novos empregos. Depois da aprovação o investidor e sua família têm até 180 dias para entrar no país. Os benefícios vão desde anuidade reduzida em universidades para investidores que utilizem um centro regional até a possibilidade dos filhos do investidor continuarem no país após se formarem.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar