Como conseguir emprego sem experiência profissional

Quer saber como encontrar um emprego sem experiência? A seguir temos sugestões de como melhorar o currículo, mesmo sem ter atuado na área.

Como conseguir emprego sem experiência profissional
Saber valorizar o seu currículo pode ser uma saída quando se busca emprego sem ter experiência

Quem não tem experiência e almeja por uma oportunidade de emprego pode receber destaques por outros fatores. São dicas que podem deixar o currículo mais atrativo para que ele seja analisado pelo recrutador, e fazem toda diferença quando se esta procurando seu primeiro emprego. Existem muitos obstáculos para quem está em busca de um emprego sem experiência, por isso listamos algumas sugestões que podem ajudar nesse momento.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

6 dicas para quem busca emprego sem experiência

1. Seja voluntário

Aproveite o tempo livre para ser um voluntário, tanto em uma instituição quanto em empresas, as quais abrem vagas para esse tipo de oportunidade. É uma forma de conseguir experiência e ajuda o profissional a desenvolver como pessoa, além de adquirir novas habilidades para ser colocadas no currículo.
ONGs para fazer trabalho voluntário

2. Estude mais

A melhor forma de apostar na carreira é desenvolver seus conhecimentos por meio dos estudos. Faça o máximo de atividades extracurriculares, aprenda novos idiomas e faça cursos online. Tudo isso pode ser incluído no currículo e fazer com que aumente a visibilidade do recrutador, mesmo que você não tenha experiência na área.

3. Network e amigos

Manter uma boa rede de contatos aumenta ainda mais as chances de conseguir um emprego sem experiência. Esse networking tem que ser um contato que se mantém, não adianta lembrar-se do amigo apenas no momento que precisa do emprego. As melhores oportunidades de emprego surgem de contatos, seja na faculdade ou em reuniões casuais. Além dos círculos sociais tradicionais, grupos online e redes sociais.

4. Currículo

Muitas pessoas que procuram emprego sem experiência profissional focam em suas habilidades e aptidões descritas no currículo. É fundamental focar também na experiência acadêmica e saber valorizar todas as experiências que de alguma forma possam agregar valor ao mundo do trabalho. 
Veja o que escrever no CV quando não se tem muita experiência

5. Fale sobre trabalhos informais

Quem nunca participou de alguma atividade escolar remunerada ou um trabalho temporário? Pode ser trabalho como monitor de um setor, babá, organizar planilhas, etc. Tudo vale a pena no momento de descrever sua experiência, mesmo que não seja formal.

6. Grêmio estudantil

Algumas pessoas se destacaram no período escolar, como montar chapa estudantil e ganhar a disputa, isso pode ser utilizado no currículo e assim ganhar pontos com o recrutador. Pense em outros projetos que participou, se teve algum de grande importância, que mostre que você tem criatividade, responsabilidade e trabalho em equipe. Esse é o ponto para conseguir emprego sem experiência, quando se mostra o potencial à pessoa que está fazendo a seleção.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:
Como valorizar a experiência no currículo
Como enviar currículo por email
Ficar muito tempo na mesma empresa é bom ou ruim?

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar