Como comprar um carro semi novo

Comprar um zero quilômetros não é a única opção. Às vezes, escolher um veículo de segunda mão pode ser muito vantajoso. Mas para isso, é preciso considerar alguns aspectos. O e-konomista preparou para você um guia sobre como comprar um carro semi novo.

Como comprar um carro semi novo
Um guia para não errar a mão na hora de escolher o seu semi novo.

Para muitas pessoas, comprar um carro seminovo é algo que nem passa pela cabeça, devido às facilidades de crédito para a compra de carros zero quilômetros e da grande oferta do mercado. Mas muitas vezes, comprar um carro semi novo pode ser melhor negócio do que comprar um carro zero.

Na hora de comprar um carro, é importante saber que também existem consórcios e financiamento para carros semi novos, mas com condições menos facilitadas. No entanto, se você souber escolher bem, é possível sair com vantagens do negócio.

Vale a pena comprar um carro semi novo?

Comprar um carro semi novo pode ser sim uma opção bastante interessante em termos econômicos, principalmente para quem vai comprar à vista. Isto porque um carro zero desvaloriza-se em pelo menos 25% no instante em que sai da concessionária, e cerca de mais 10% por ano de uso.

A outra vantagem é que muitos semi novos já vêm equipados com acessórios que acabam por não pesar muito no valor final do carro, mas equipar um carro zero pode custar caro. Você ainda pode conseguir comprar um carro seminovo de qualidade superior com o mesmo valor que pagaria por um inferior zero quilômetros. Ou seja, se você souber como comprar um carro semi novo, você pode fazer uma grande economia.

Semi novo em bom estado

Hoje em dia, é possível encontrar semi novos em ótimo estado no mercado, mas é preciso estar atento a alguns aspectos. Em primeiro lugar, considere um carro semi novo apenas aquele carro que tem menos de 3 anos de uso. Mais do que isso já se torna um carro usado.

Embora o valor seja um fator importante na compra de um semi novo, não deve ser o único aspecto a ser considerado. O estado de conservação é muito importante, pois o que você vai economizar com a compra, pode ter que gastar em dobro com manutenção.

Ao comprar um carro semi novo numa concessionária, você tem sempre mais garantias do que comprando de um particular. Mas há sempre aspectos que devem ser observados.

Como comprar um carro semi novo

Confira o guia sobre como comprar um carro semi novo que nós preparamos para você e saiba como fazer um bom negócio:

1. Verificar a quilometragem:

  • O índice de referência é que o carro não tenha muito mais do que 10.000km rodados por ano. Veja também os pneus e o estepe. Aproveite e confirme se há também macaco, chave de roda, triângulo, e se o extintor está dentro do prazo.

2. Olhe por dentro e por fora:

  • Observe o estado da lataria e da pintura em busca de sinais de colisões. Veja se não há nenhuma diferença na pintura, ondulações ou amassados na superfície do carro. Mesmo uma batida leve, dependendo do local, pode causar avarias ao veículo e desvalorizá-lo.
  • Verifique também por dentro do carro: o estado dos bancos, dos tapetes, dos equipamentos. Certifique-se de que tudo está funcionando perfeitamente, comandos do painel, setas, travas, pára-brisas, cinto de segurança, etc.
  • Confirme também se as revisões indicadas pela montadora foram realizadas pelo antigo dono do carro, observando o manual do veículo.

3. Pare. escute, olhe:

  • No momento de abrir o capô do carro, o mais indicado é que você tenha um mecânico profissional lhe acompanhando, caso não se sinta apto a analisar o carro.
  • Veja se o número do chassi do carro é igual ao do documento.
  • Observe a aparência geral do motor e de todas as peças, veja se estão bem conservadas, e se não há sujidade de óleo.
  • Confira também a cor da fumaça que sai do escapamento, se sair fumaça em excesso, branca ou azulada, é sinal de que o carro está queimando muito óleo. Isto pode ser algo simples de resolver, mas também pode ser um problema sério no motor.
  • Verifique a suspensão do carro balançando-o para cima e para baixo, próximo ao parachoque. Você não deve ouvir estalos e o carro também não deve balançar mais de três vezes quando você parar o movimento.
  • Ligue o carro e verifique se ele demora a dar sinal de partida. O normal é que funcione de imediato.
  • Ao utilizar os freios, observe se eles reagem de imediato e se há ruídos metálicos. Se ouvir algo como uma fricção de metais, as pastilhas de freio podem estar desgastadas.
  • Teste também a mudança de marcha e observe se o câmbio não faz ruídos ou estalos. O normal é que esteja macia e que as marchas entrem com facilidade. Problemas na caixa de câmbio, dependendo do carro, podem ser caros para serem solucionados.

4. Pisca-alerta para o seu orçamento:

  • Após verificar e certificar-se do estado de conservação e manutenção do carro, analise se ele está realmente de acordo com a suas possibilidades. Você não deve gastar mais do que 20% do seu orçamento com prestações, e nem mais do que 10% mensal com abastecimento e manutenção.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar