Como comprar no Mercado Livre

Tire suas dúvidas de como comprar no Mercado Livre e garanta uma compra segura.

Como comprar no Mercado Livre
Como comprar com segurança e fazer o pagamento

Como comprar no Mercado Livre? Se essa é a sua dúvida, siga o passo a passo que preparamos para fazer a sua compra no site com segurança. Lembre-se de verificar a reputação do vendedor, a descrição do anúncio e utilize a ferramenta de perguntas e respostas quando tiver alguma dúvida ou quiser saber sobre o estoque de determinado modelo. Esses e outros macetes você aprende conosco neste artigo.

Como comprar no Mercado Livre com segurança

O Mercado Livre é um site de compra, venda, pagamento e envio de produtos novos e usados de pessoas físicas e jurídicas, fundado por um argentino em 1999 e presente em 14 países. Pelo fato de o foco do site ser a relação entre vendedores e compradores, a empresa é relutante em criar uma política de atendimento ao cliente de fácil acesso para evitar ser responsabilizada pelos erros e má fé de alguns anunciantes. Isso pode tornar a relação do comprador com o site comprometida e quem quer saber como comprar no Mercado Livre deve se atentar a esse detalhe.

QUER A
SUA INTERNET RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

Avaliando o produto e o anunciante

Mas não é uma compra de todo insegura. Como forma de proteger os compradores, o site criou mecanismos para evitar fraudes e estelionato na plataforma – ou, pelo menos, reduzir as chances de isso acontecer. No anúncio, você vai encontrar a foto do produto tal qual foi enviada pelo anunciante, uma descrição que pode conter mais imagens, dimensões, cores e especificações técnicas do produto anunciado.

Abaixo da foto e do preço do produto, o comprador pode conferir o índice de reputação do anunciante, a quantidade de vendas concretizadas, há quanto tempo anuncia no site e em que região está localizado. Isso serve para evitar enganos e comprar com vendedores que não despacham o produto. A parte ruim, por outro lado é que, pelo fato de a reputação ser baseada na avaliação de outros compradores, é preciso que alguns se deem mal até que o usuário seja banido do site no caso de estelionato. Por isso a quantidade de vendas concretizadas dá mais confiabilidade ao índice.

Dados pessoais na internet: como se proteger e evitar fraudes

Depois, você poderá usar as perguntas e respostas para verificar com o vendedor se tem o modelo que deseja em estoque, perguntar o valor do frete para o seu CEP e negociar as questões antes da venda. Feito isso e seguro de que quer comprar, você confere como comprar no Mercado Livre logo abaixo;

Como comprar no Mercado Livre: passo a passo

  1. Entre no site do Mercado Livre;
  2. Pesquise o produto de seu interesse no espaço de buscas localizado na parte superior da página;
  3. Use as dicas mencionadas acima para avaliar a reputação do vendedor e esclarecer dúvidas que não tenham sido mencionadas no anúncio;
  4. Se decidir finalizar a compra, verifique o custo de envio, que pode ser automático para o seu CEP ou combinado com o vendedor quando o meio de entrega escolhido for retirar pessoalmente;
  5. Se optar por retirar pessoalmente, verifique se o vendedor tem uma localização favorável à sua. A cidade pode ser visualizada logo abaixo do preço;
  6. Escolha a quantidade do produto desejada e clique em comprar. Você será redirecionado ao Mercado Pago;
  7. Se for novo no site, precisará fazer um cadastro;
  8. Selecione o método de pagamento (Cartão de crédito, débito, boleto ou transferência) e aguarde a concretização da compra. Para boleto e transferência, você vai precisar da confirmação do vendedor;
  9. Se optou pelo pagamento com o cartão de crédito ou débito, você poderá escolher a opção de parcelamento da compra ou pagamento à vista. Em seguida, deverá digitar os números do seu cartão e aguardar o processamento da compra. Quando for concretizada, você receberá um e-mail de confirmação.

Para garantir a segurança no pagamento

Sites que têm métodos de pagamento via cartões de crédito e débito devem ser seguros e, por isso, têm um certificado específico que pode ser visualizado pelo comprador. Sempre que acessar uma página de pagamento, você deverá observar se, antes do endereço do site na barra do navegador, aparece um cadeado verde e, ao invés de http, aparece https.

Isso significa que as suas informações serão criptografadas e que o site garante o sigilo dos seus dados. Criptografia é quando o site transforma os seus dados de pagamento, como o número do cartão, em um código que não pode ser acessado nem “desvendado” por hackers. Essa informação vale se você não quer apenas saber como comprar no Mercado Livre, como para todos os e-commerces onde você fizer transações e até o site do seu banco.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar