Como comprar no eBay e receber no Brasil

Como comprar no eBay: veja aqui o processo de compra, os impostos e os cuidados a ter para receber a mercadoria no Brasil.

Como comprar no eBay e receber no Brasil
Um site de venda de artigos novos e usados onde dá para encontrar tudo

A alta do dólar não é motivo para reduzir a procura por itens que não existem no Brasil ou que simplesmente ainda compensam a compra em moeda estrangeira, mesmo fazendo a conversão da moeda. Existe um site americano onde é possível encontrar todos os sonhos de consumo, em primeira ou em segunda mão. Se você ainda não o conhece, vai aprender neste artigo como comprar no eBay.

Os melhores sites de venda para ganhar dinheiro em casa

Como comprar no eBay

À primeira vista, o site pode parecer um pouco confuso. No entanto, para a alegria dos compradores, mesmo acessando a página americana, o conteúdo exibido na home e em algumas páginas está em português e os preços são automaticamente convertidos para reais. Mas é importante ressaltar que o preço final do produto, depois da compra, terá a sua conversão de reais para dólares baseada na data de fechamento do cartão de crédito do comprador. A desvantagem é que os anúncios e o setor de ajuda do site não são traduzidos e estão em inglês, o que dificulta a solução de problemas quando estes ocorrem.

Veja também como comprar na Amazon

Processo de compra

No site do eBay, você pode comprar um item usado ou acessar um vendedor (fabricante ou representante) de itens novos. O vendedor pode disponibilizar uma das seguintes maneiras de vender o seu produto: por preço fixo ou por lances.

Bid (lances)

Uma das maneiras de como comprar no eBay é por lances (ou bid) é uma espécie de leilão online do produto, com prazo de vencimento informado abaixo do preço. O usuário interessado no produto deve fazer login no site e dar o seu lance, cobrindo o anterior. Sempre que houver um lance maior, o site notifica o usuário, dizendo que cobriram a sua oferta. Também é possível programar lances automáticos até o valor máximo que pretende pagar pelo produto e cobrir lances de outros usuários sem precisar acessar o site o tempo todo.

Quando o leilão está prestes a encerrar, o site notifica o usuário, informando se o lance dele será ou não o vencedor. A desvantagem desse tipo de compra, para o consumidor é o fato de poder ter a sua oferta coberta por outro usuário no último minuto e perder o produto, às vezes, por uma diferença de U$ 1. A vantagem é não perder dinheiro e também conseguir vencer um leilão pagando pouco. Depois de encerrado, se o usuário venceu o leilão, ele poderá fazer o pagamento via PayPal e negociar com o vendedor o frete e o prazo de entrega.

Preço fixo

Você já ouviu falar mas não sabe como comprar no eBay por preços fixos? O processo é diferente e funciona como o Mercado Livre, mas o pagamento também é feito em dólares e via PayPal. O usuário interessado no produto conclui a compra, paga e entra em contato com o vendedor para anunciar o frete e o prazo de entrega.

Como fazer o pagamento no eBay

A forma de pagamento padrão do eBay é o PayPal. Para ter acesso a esta forma de pagamento, é preciso se registrar primeiro no site do PayPal e inserir as informações de cobrança com o cartão de crédito e conta bancária, quando possível. É um meio de pagamento semelhante ao PagSeguro ou ao Mercado Pago, no Brasil. Geralmente, é um meio de pagamento seguro e que não apresenta riscos para o usuário, mas é sempre bom verificar se, ao lado da URL, aparece um cadeado. Isso significa que as informações são confidenciais e o acesso é seguro.

Comprar no eBay é seguro?

Como comprar no eBay e não ter prejuízos é a primeira coisa que vem na cabeças das pessoas ao fazer a aquisição de algum produto online. Existem diversos pontos que tornam essa plataforma segura, tais como a forma de pagamento. O PayPal mantém a confidencialidade dos dados do usuário, desde que este também tome as prevenções necessárias em relação aos vírus. No geral, não há problemas com esta forma de pagamento. 

garanta já a sua internet rápida e barata

Outro ponto que deve ser destacado é o vendedor. Assim como em sites de vendas pela internet, funciona o eBay. O produto pode não ser entregue e, neste caso, é preciso acessar o MyeBay e informar ao site sobre o ocorrido. Eles notificarão o vendedor e, se o problema persistir por mais tempo, o próprio eBay faz o reembolso do valor na conta do PayPal do usuário.

Para os casos de trocas, devoluções ou quando o produto entregue não é o mesmo que foi encomendado, o processo é o mesmo. O usuário terá um prazo máximo de 30 dias para notificar o eBay sobre o erro, e o site entrará em contato com o vendedor. O produto deve ser enviado novamente para o endereço do vendedor, que deverá devolver na sua conta PayPal o valor do frete e não poderá cobrar um novo frete. Já para os casos de troca relacionados com tamanhos, quando o vendedor entregou o produto correto mas uma peça de roupa (por exemplo) não serviu, aí o caso é praticamente perdido, já que o comprador terá de arcar com a logística reversa toda e pode não compensar a troca do produto. Mais vale, nesses casos, tentar revender o produto no Brasil no Mercado Livre.

No geral, usuários do site que não cumprem as exigências ou não entregam os produtos nas condições anunciadas, costumam ser banidos. Mas, para que sejam banidos, devem ter enganado uma ou mais pessoas pelo menos uma vez. Como não é possível saber sobre a idoneidade do vendedor, desconfie sempre de condições muito especiais ou preços muito diferentes do padrão praticado e fique atento ao preço do frete.

Maiores sites de promoção no Brasil para acompanhar

Vantagens de comprar no eBay

  • Encontrar produtos não comercializados no Brasil.
  • Encontrar produtos por preços mais baixos do que no Brasil, mesmo com a conversão e os impostos.
  • Encontrar produtos usados em bom estado de conservação e pagar pouco.
  • Para compras abaixo dos U$ 50 e enviados como presente ou pessoa física, é uma boa pedida.


Impostos

Não basta aprender como comprar no eBay, fazer um monte de encomendas e depois pagar um valor absurdamente alto devido aos impostos do Brasil. Tenha muito cuidado ao comprar produtos do exterior pela internet. Para valores acima dos U$ 50,00, a alfândega brasileira aplicará os impostos de importação, que chegam, geralmente, a 60% do valor do produto, convertidos em reais na cotação do dólar turismo do dia.

Aqui vai uma experiência pessoal que pode servir de ajuda: comprei 2 peças de roupa num site americano e gastei U$ 120,00. O site garantia frete gratuito para este valor, então fiquei empolgada com a minha aquisição num tempo em que o dólar estava em baixa. Para a minha surpresa, quando o produto chegou, fui recebê-lo e o entregador me informou que deveria fazer o pagamento dos impostos naquele momento – e em dinheiro – de R$ 273,00 referentes a impostos alfandegários se quisesse ter o produto.

Como ganhar muito dinheiro em 2016

E o que acontece se eu não puder pagar e devolver o produto à loja?

Perguntei o que aconteceria se eu não pagasse a alfândega e devolvesse o produto à loja. Fui informada de que, neste caso, a loja não devolveria o que eu já tinha pago e eu teria que arcar com a logística reversa, o que não compensaria. Para não perder o dinheiro que paguei a troco de nada, paguei os impostos e tomei muito mais cuidado ao fazer esse tipo de compra online. Por isso, sempre vale ressaltar que fazer compras no exterior online pode pregar alguns sustos e a alfândega não perdoa ninguém. Mas fique tranquilo: por enquanto, as quantias abaixo dos U$ 50 não são taxadas.

Mas existe uma forma, que não é certeira, de escapar dos impostos da alfândega, mesmo com produtos de valores superiores aos U$ 50. Como é possível entrar em contato com o vendedor após a compra, dá para pedir que ele envie a encomenda como Gift (presente) e as chances de ter o produto taxado são menores, mas não nulas. Só não abuse e faça as compras do ano, é claro. Você também corre o risco de encontrar um vendedor que não confie nesse método e não queira enviar o produto como presente.

Outra forma é o envio de Pessoa Física para Pessoa Física. Se você for comprar um artigo usado, de um vendedor que não é uma loja – e sim uma pessoa – as chances de ser taxado também diminuem. Para quem compra com lojas, a chance de escapar dos impostos é praticamente nula, já que a alfândega tem o controle nas próprias etiquetas das encomendas internacionais. Por isso, vale buscar os artigos de pessoas físicas e solicitar a entrega como Gift ao vendedor para as compras acima dos U$ 50 e torcer para escapar das taxas.

Encontre a solução de banda larga com melhor custo-benefício. Confira!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar