Como comprar no AliExpress - passo a passo

Aprenda como comprar no AliExpress - dicas, impostos, prazo de entrega e garantias do site.

Como comprar no AliExpress - passo a passo
O e-commerce chinês que conquistou o bolso dos brasileiros

O AliExpress é um site de vendas que funciona como uma espécie de Mercado Livre chinês. O site é aberto a compradores de todo o mundo e virou uma febre entre os brasileiros durante o período de baixa do dólar, especialmente entre as mulheres, que compravam roupas e maquiagens a preços muito acessíveis. O que pode deixar a desejar, por outro lado, é a qualidade dos produtos, especialmente dos tecidos das roupas. A seguir, aprenda como comprar no AliExpress e saiba mais sobre as taxas, os tamanhos das roupas e tudo o mais.

Como comprar no AliExpress

Para começar a aprender como comprar no AliExpress é indicado para quem quer um produto de imediato. O comprador vai ter que esperar, em média, 30 dias para ter o seu produto em mão, já que todas as encomendas vêm da China e de navio. Além disso, fique atento às greves dos funcionários da alfândega, que podem estender esse prazo para até 3 meses.

No geral, o site mostra um prazo de entrega longo, de 40 dias. Isso reduz a quantidade de reclamações por conta da demora na entrega e já deixa o consumidor preparado para a longa espera. Mas é costumeiro que a encomenda chegue antes desses 40 dias e, como mencionado, via de regra, demora um mês.

Como comprar no eBay e receber no Brasil

Tamanhos

Ficar atento aos tamanhos de roupas na China é uma das principais coisas que você deve aprender quando se trata de como comprar no AliExpress, pois podem ser muito menores do que os tamanhos brasileiros. O tamanho XS (extra small) equivale ao nosso PP, mas é possível que seja muito menor do que o padrão brasileiro. O site tem uma tabela de medidas de cada um dos tamanhos apresentados. Por isso, confira as medidas antes de adquirir um produto.

Cancelamento do pedido

Enquanto o fornecedor processa o pedido, existe um prazo informado na conta de usuário do site em que é possível cancelar a compra e ter o valor devolvido. O motivo do cancelamento pode ser pessoal ou por culpa do vendedor. Se o usuário registrar uma queixa contra o vendedor, o produto anunciado é removido do site após análise.

  • Para encomendas feitas usando o cartão de crédito: a opção “Cancelar Pedido” só estará disponível quando o pagamento é processado, o que costuma durar cerca de 24 horas;
  • Para encomendas no boleto: se o usuário não pagar o boleto em 20 dias, o pedido é cancelado automaticamente;
  • Já para os pedidos que já foram enviados, não é possível pedir o cancelamento. Depois que o produto chegar, se não estiver nas condições especificadas, os vendedores do site podem ter políticas próprias que facilitam a devolução.

Reembolsos e garantias

  • Atraso no embarque: o AliExpress garante a todos os seus compradores o reembolso total do valor do pedido nos casos em que a entrega da encomenda ultrapassar o prazo de entrega prometido no site;
  • Reembolso total ou parcial: caso o produto que o usuário recebeu seja diferente das especificações do vendedor, é possível abrir um pedido de reembolso total ou parcial. Se o comprador quiser ficar com o produto, é negociado um reembolso parcial. Se não, é feito o reembolso total e o comprador envia o produto de volta;
  • Retorna fácil: essa não é uma garantia fornecida pelo AliExpress, e sim pelos próprios vendedores. Todos os vendedores que tiverem esse selo têm uma política facilitada de logística reversa para os casos de devolução e trocas, desde que estejam na embalagem original e sem sinais de uso;
  • Autenticidade garantida: todo vendedor que tiver esse selo afirma que o seu produto é original. Se, ao receber o produto, este não for original como prometido, o vendedor é obrigado a devolver o valor integral da compra;

Como comprar no Amazon

Aatendimento ao cliente

É importante estar atento a como comprar no AliExpress, principalmente quanto a ajuda online. Este tópico está disponível em português, diariamente, das 8h às 18h. Alternativamente, é possível encontrar suporte em inglês fora desse horário. O site também conta com um Assistente Virtual, uma espécie de robô pronto para sanar dúvidas mais simples.

É possível comprar com cartão nacional?

Agora que você já sabe como comprar no AlixExpress é preciso saber como pagar. Diferentemente de outros sites estrangeiros que usam o PayPal como forma de pagamento, o AliExpress tem o seu próprio sistema de cobranças que costuma ser seguro e mantém as informações dos compradores em total sigilo. Por ter o seu próprio sistema, o pagamento com cartão de crédito nacional não é aceito, já que a moeda utilizada para a compra é o dólar. O site também não faz parcelamentos, o que torna um pouco mais desvantajoso o pagamento com cartão de crédito.

Por outro lado, o pagamento via boleto bancário é aceito para compras de até U$ 3.000. É possível emitir o boleto no site e fazer o pagamento via internet Banking. Depois, é só esperar que o pedido chegue.

Formas de pagamento aceitas:

  • Visa Internacional
  • Master Card Internacional
  • Master Card Maestro Internacional
  • Transferência Bancária internacional
  • Boleto bancário
  • WebMoney
  • Yandex Money
  • AirPay

Os melhores sites de vendas para ganhar dinheiro em casa

Taxas e impostos

Não pense que você já sabe tudo sobre como comprar no AliExpress. É preciso ter muito cuidado ao comprar produtos do exterior pela internet. Para valores acima dos U$ 50, a alfândega brasileira aplicará os impostos de importação, que chegam, geralmente, a 60% do valor do produto, convertidos em reais na cotação do dólar turismo do dia em que passou pela alfândega.

Mas existe uma forma, que não é certeira, de escapar dos impostos da alfândega, mesmo com produtos de valores superiores aos U$ 50. Como é possível entrar em contato com o vendedor após a compra, dá para pedir que ele envie a encomenda como Gift (presente) e as chances de ter o produto taxado são menores, mas não nulas. Só não abuse e faça as compras do ano, é claro. Você também corre o risco de encontrar um vendedor que não confie nesse método e não queira enviar o produto como presente, mas em geral eles estão acostumados com este pedido.

Outra forma é o envio de Pessoa Física para Pessoa Física. Se você for comprar um artigo de um vendedor que não é registrado como loja, as chances de ser taxado também diminuem. Para quem compra com lojas, a chance de escapar dos impostos é praticamente nula, já que a alfândega tem o controle nas próprias etiquetas das encomendas internacionais. Por isso, vale buscar os artigos de pessoas físicas e solicitar a entrega como Gift ao vendedor para as compras acima dos U$ 50 e torcer para escapar das taxas.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar