Como comprar carro usado e fazer um bom negócio

Preparamos um passo a passo de itens que devem ser verificados para você saber como comprar carro usado. Confira os detalhes e os sites para comprar de veículos e peças usadas.

Como comprar carro usado e fazer um bom negócio
Confira 6 dicas essenciais para comprar um carro usado

Saber como comprar carro usado exige perícia. É preciso saber verificar alguns detalhes importantes, como estado de conservação do pneu, se houve sinistro e se a documentação está em dia. Um carro usado é aquele que possui mais de 30 mil quilômetros rodados e não se encontra dentro do prazo de garantia. Mas há muito o que observar. Preparamos um check-list para você saber como comprar carro usado e fazer um bom negócio.

Como comprar um carro usado em 6 passos

1. Estado de conservação do veículo

É preciso dar uma olhada geral no estado da pintura do veículo, assim como o estado dos para choques, para lamas e retrovisores externos. A parte interna também é importante, portanto repare no estado de conservação dos bancos, tapetes e acabamentos.

O que é melhor, comprar um carro usado ou juntar dinheiro para um novo?

2. Capô, portas laterais e traseiras

Se o veículo possuir algum desses itens desalinhado pode significar que o veículo sofreu uma colisão. As partes interiores dos itens citados também deverão ser verificados, pois são mais fáceis de notar se há algum tipo de avaria.

3. Pneus e step

São itens de segurança e que também merecem atenção. Lembre-se de verificar se não estão gastos demais (careca).

4. Itens adicionais

Não se esqueça do manual, macaco, chave de roda, triângulo e extintor. No caso deste último também é preciso verificar a data de validade. São itens de segurança e que devem constar no interior do veículo. Se houver chave reserva, melhor!

5. Motor e parte elétrica

Se for possível, peça ajuda de um mecânico de confiança para que ele possa fazer um check-up do veículo. Se está fora de questão, faça alguns testes básicos como:

  • Partes elétricas: funcionamento dos vidros, alarme e painel (se as luzes indicativas estão ascendendo corretamente). Outros pontos a serem verificados são o funcionamento das lanternas, buzina e do som.
  • Motor: ligue o carro e escute se há algum ruído estranho e se o escapamento não está comprometido. Se for possível, peça ao proprietário para que o acompanhe em uma volta pelo bairro.

  • Ainda está em dúvida se compra um carro novo ou usado? Faça um test drive num carro novo e sinta a diferença.

6. Documentação

Já não é possível verificar através da placa do veículo, no sistema do Detran da sua cidade, se há irregularidades no veículo. Porém, o proprietário pode fazê-lo na sua presença para comprovar que os impostos foram pagos e que não há multas pendentes.
Veja mais dicas para comprar um bom usado


Comprar peças para carros usados

Confira alguns sites onde comprar peças para carros usados nacionais ou importados:

Veja também uma lista de sites que anunciam e vendem carros usados para você comparar e encontrar a melhor solução para o seu bolso! ncontre aqui


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar