Como rastrear um celular: veja opções para Android e iPhone

Você sabe como rastrear um celular em caso de perda ou roubo? Aprenda aqui a descobrir onde está o seu dispositivo e a bloqueá-lo via IMEI.

Como rastrear um celular: veja opções para Android e iPhone
Dicas para encontrar o smartphone e bloqueá-lo usando o IMEI

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Ter o celular roubado, furtado ou perdê-lo sem mais notícias é um fato que frustra e decepciona muita gente que adquire um smartphone. Felizmente, dá para excluir remotamente os dados do celular para proteger as suas informações e rastreá-lo enquanto está ligado e conectado à rede. Quer saber como rastrear um celular? Confira.

Como rastrear um celular rapidamente

Como rastrear um celular: prós e contras

Até agora, o problema da privacidade em caso de perda ou roubo de smartphones já foi resolvido por meio do bloqueio do aparelho ou do IMEI. Encontrar um celular perdido é possível, desde que o usuário seja rápido o suficiente para acessar o dispositivo remotamente. Não é o caso dos roubos, já que muitas vezes o próprio ladrão desliga o celular imediatamente para evitar que seja rastreado. De toda forma, saiba como rastrear um celular de qualquer sistema operacional por meio do tutorial abaixo.

1. Como rastrear um celular iPhone via iCloud

Os passos a seguir vão te ensinar a configurar o seu dispositivo da Apple e como rastrear um celular via iCloud quando for necessário. Até o passo 3, você aprenderá como configurar o iCloud. A partir do passo 4, ensinamos a rastrear o aparelho perdido:

Configuração do iCloud (feita antes de perder o celular)

Passo 1: Faça login na sua conta do iCloud a partir de outro dispositivo da Apple, indo na área de Ajustes. Pode ser um iPad, iPod Touch ou qualquer dispositivo Apple com ligação à internet;
Passo 2: Habilite a opção “Buscar dispositivo”, também disponível em Ajustes;
Passo 3: Ative o serviço de localização do seu aparelho.

Rastreando um iPhone

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

Passo 4: Entre no site do iCloud e faça o seu login. Depois, selecione “Buscar iPhone”;
Passo 5: A localização do seu dispositivo será exibida no mapa. Para enviar uma mensagem ao aparelho, clique o ícone “i” ao lado da localização do aparelho;
Passo 6: Agora, você pode ordenar que o seu iPhone reproduza um som (para casos em que a perda foi dentro de casa), enviar uma mensagem para quem está com o celular, bloquear o iPhone ou zerar os dados do aparelho para evitar um estrago ainda maior do que o roubo.

2. Como rastrear um celular Android

A vantagem do Google Device Manager é que não é preciso instalar ou configurar nada no smartphone. A partir do momento em que o dono do Android faz o login no Google na primeira vez que liga o smartphone, já está tudo ok. Aqui vai o passo a passo de como rastrear um celular Android:

Passo 1: Entre no site android.com/devicemanager ou faça a pesquisa “find my phone” no Google e selecione o primeiro resultado. Faça login com os mesmos dados do Google que usa para o seu smartphone;
Passo 2: Se você tem mais de um dispositivo com a mesma conta, clique no que deseja rastrear;
Passo 3: O serviço de localização mostrará a localização aproximada do seu Android.

Bloquear um smartphone sem 3G ou desligado pelo IMEI

O procedimento é diferente e, infelizmente, ainda não permite que o usuário localize o celular, mas serve para proteger as informações. De toda forma, é uma opção para manter a segurança dos seus dados e inutilizar o celular para acesso pelo seu usuário.
Anote o número do seu IMEI. Ele consta na caixa do aparelho ou digitando *#06# de qualquer celular e operadora em todo o mundo. Por isso, se você não tem a caixa do aparelho ou não digitou *#06# antes, vai ser difícil bloqueá-lo.

Depois, você poderá ligar na sua operadora e solicitar o bloqueio do IMEI e do chip, mas vai precisar também de um Boletim de Ocorrência registrado na polícia, que você vai enviar para eles por e-mail. Por isso, nunca deixe de fazer o B.O. A chance de encontrar o seu celular pode ser muito pequena, mas, em compensação, bloquear permanentemente o seu celular pode tornar os roubos e furtos menos visados. Quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os celulares.  

Os fabricantes de celulares e sistemas operacionais também oferecem a opção de apagar todo o conteúdo do celular, a partir do momento em que tem a certeza de que não conseguirá recuperar o aparelho.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar