Veja passo a passo como cancelar o Fies

Muitos estudantes já foram beneficiados com o financiamento proporcionado pelo governo. Mas, por algum motivo, outros tantos decidem cancelar o Fies. Confira como fazer.

Veja passo a passo como cancelar o Fies
Cancelar o Fies é simples e o processo começa na internet

O programa de financiamento estudantil do governo federal ajudou e continua a ajudar muita gente a ter acesso ao ensino superior particular. Mas é muito comum que exista quem queira cancelar o Fies.
 

FIQUE DE OLHO:
Se você tem o interesse de estudar e trabalhar no exterior, não deixe de acessar as notícias sobre o tema no E-Konomista. Cadastre-se já! 

A boa notícia é que cancelar o Fies é um processo muito fácil. Mas atenção, o contratante deve lembrar que mesmo com o encerramento do contrato pagará a parte do curso frequentou. Parece confuso? Calma. Nós explicamos.

 


Passo a passo: como cancelar o Fies pela internet

1- A primeira coisa a fazer para cancelar o Fies é entrar no Sisfies e selecionar a opção Aditamento de Contrato.


2- A seguir, é preciso fazer o login com os seus dados (CPF e senha)


3- Depois, procure a opção “Encerramento”. Importante: só é possível cancelar o Fies de janeiro a maio e de julho a novembro, até o dia 15 de cada mês.


4- Ao clicar no semestre de referência, aparecem as opções de encerramento, que são as seguintes:
 

  • Permanecer na fase de utilização - nessa modalidade, o estudante continua o curso e, ao fim deste, ainda tem 18 meses de carência para começar a pagar.
  • Antecipar a fase de carência - aqui, durante os 18 meses de carência, o estudante paga R$50 a cada três meses.
  • Antecipar a fase de amortização - nessa opção não há carência. Já no mês a seguir, o estudante começa a pagar o valor total das mensalidades financiadas.
  • Liquidar o contrato no ato de encerramento - quando for assinar o termo de encerramento, o contratante paga todo o valor em débito. 


5- Confira se está tudo corretamente selecionado, grave e confirme no final.


6- Depois disto feito, vá à agência bancária onde solicitou o Fies. Há um prazo para fazer isso e ele é informado pelo próprio Sisfies ao fim da etapa online. Normalmente são no máximo 5 dias úteis. Caso não compareça dentro deste período, o processo de cancelamento é anulado e terá que fazer outra solicitação.


7- Na agência, assina-se o termo de encerramento e aí sim, será cancelado o Fies. Vale lembrar que o estudante tem que estar acompanhado do seu fiador e que o cancelamento só vale a partir do primeiro dia do mês seguinte.

 


Porque cancelar o Fies?

São muitas as justificativas apresentadas na hora de cancelar o Fies. Apesar do inegável benefício, há quem ache melhor dar fim à essa possibilidade.
 

Os motivos mais comuns são o recebimento de uma bolsa integral via ProUni, desistência do curso e um contrato de trabalho que permita honrar com o valor total da mensalidade.

 

O estudante deve saber que, independente do motivo pelo qual decida cancelar o Fies, não tem direito a retomar e nem acesso a qualquer outro programa de financiamento estudantil do governo federal.

 

Cancelamento de contrato

Agora que já sabe como fazer para cancelar o Fies, esteja atento a certos pormenores relativos ao processo e que podem te auxiliar.
 
  • Para proceder ao cancelamento, é preciso estar em dias com o pagamento trimestral dos juros (os alunos que são financiados pelos Fies pagam R$50 a cada 3 meses)
     

  • Uma vez assinado o termo de encerramento no banco não é possível voltar atrás. Por isso, esteja ciente de que realmente quer o cancelamento.
     

  • Todo beneficiário do Fies tem direito a suspender o contrato uma vez, podendo esta ser por dois semestres consecutivos. Nesse mesmo período, tem que trancar a matrícula na faculdade ou terá que arcar com as mensalidades integrais do período estudado.
     

  • Ao cancelar o Fies, o programa deixa de repassar o dinheiro para a faculdade. Portanto, se deseja abandonar também o curso, deve informar na instituição ou serão cobradas as mensalidades no valor total.
     

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar