Como cancelar cartão de crédito corretamente

Cancelar cartão de crédito não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso seguir o procedimento correto para não cair em armadilhas.

Como cancelar cartão de crédito corretamente
Cancelar cartão de crédito da maneira correta evita problemas

Muita gente acha que cancelar cartão de crédito significa simplesmente destruí-lo. Não caia nesse erro. Antes de dar fim ao plástico, é preciso fazer alguns procedimentos para a sua própria segurança. Diante da falta de informação de alguns clientes, as operadoras de cartão de crédito aproveitam para lucrar com isso.

É muito comum cancelar cartão de crédito por conta das dívidas. Lembre-se que o cancelamento não anulará os seus débitos. Ele impedirá que continue a acumular juros e anuidades, mas as contas que já existem precisam ser quitadas. Esse é, inclusive, um conselho dado por especialistas financeiros para ajudar quem está entrando em uma bola de neve de endividamentos. Sem o cartão, o usuário conseguirá se reorganizar com mais facilidade e não poderá cair na tentação de usá-lo.

Como cancelar o cartão de crédito

Ao decidir cancelar cartão de crédito, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora. Normalmente, basta uma ligação para o serviço de atendimento ao consumidor e o problema fica resolvido. Verifique com o seu banco qual o procedimento, pois alguns solicitam uma correspondência por escrito com aviso de recebimento. Se resolver tudo por telefone, solicite o protocolo do atendimento. É fundamental guardar registros do seu pedido. Caso alguma coisa dê errado, você tem como provar que realmente fez a solicitação.

Em alguns casos, será preciso ainda deslocar-se até uma agência para cancelar cartão de crédito. Isso acontecerá mais especificamente se você ainda tiver débitos no cartão em questão. O mais indicado é quitar tudo antes de prosseguir com o cancelamento. Mas, se não for possível, negocie com o gerente. Mostre-se disponível a pagar o que deve de acordo com as suas possibilidades, uma vez que a ideia é reorganizar-se financeiramente.

Veja como pagar menos juros no cartão de crédito

Cuidados extras ao cancelar o cartão de crédito

Durante todo o processo de cancelamento é preciso cercar-se de cuidados para que a sua solução não vire um problema ainda maior. Como foi mencionado no item anterior, tenha sempre provas de que solicitou cancelar o cartão de crédito. Há operadoras que continuam a emitir faturas do cartão em nome do cliente que fez o pedido e isso já rendeu muitas ações judiciais.

Prepare-se também para não ceder às propostas aliciantes dos atendentes ou gerentes. É esperado que eles tentem fazer você desistir do cancelamento, oferecendo descontos, vantagens, programas especiais. Principalmente se você estiver endividado, prossiga com a operação e não caia nessa. Eles estão fazendo o trabalho deles, mas você precisa proteger o seu orçamento. Ao fim de tudo, agora sim é hora de destruir o tal cartão. Fazendo isso, você impede que seus dados sejam roubados por outra pessoa.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar