Como calcular seguro de carro e ver qual compensa mais

Já se perguntou por que o preço do seguro do seu carro muda todo ano? Explicamos como calcular seguro de carro e te ajudamos a fazer a melhor escolha na hora de renovar ou contratar um seguro

Como calcular seguro de carro e ver qual compensa mais
Entenda por que o preço do seguro muda todo ano

saiba como poupar no seguro auto

Já se perguntou por que o preço do seguro do seu carro muda todo ano? Essa é uma dúvida bem comum que os corretores costumam desviar na hora de responder. A verdade é que o valor do seguro é um cálculo longo e complexo baseado em diferentes porcentagens que variam constantemente. Confuso, não é? Calma, vamos explicar como calcular seguro de carro e te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de renovar ou contratar um seguro.

Como calcular seguro de carro e ver qual compensa mais

As corretoras fazem um cálculo atuarial para saber como calcular seguro de carro que é composto por probabilidade, matemática, estatística, finanças, economia e computação para definir o valor de cada apólice. Esse cálculo é dividido em três partes principais: motorista, veículo e cobertura. Com essas informações elas definem o valor da apólice.

Motorista

  • Localidade: endereço de casa, do trabalho e por onde anda são dados relevantes, pois é levado em consideração a taxa de roubo, furto, alagamento da região e etc.
  • Idade do motorista: jovens ou motoristas com carteira recente costumam ser menos prudentes e mais suscetíveis a acidentes, assim encarecem a apólice.
  • Sexo do motorista: mulheres são mais cuidadosas e por isso fica mais barato.
  • Histórico do motorista: os pontos na carteira e acidentes em que esteve envolvido são levados em consideração também.

Veículo

NÃO FIQUE SEM SEGURO
Seguro não é luxo, é necessidade. Nos dias de hoje, ficar sem seguro auto é um grande risco de prejuízo. Faça uma simulação e encontre a melhor solução de coberturas e preços para você.
  • Valor do carro: quanto mais caro o valor de mercado, mais caro o seguro.
  • Tipo do carro: carros potentes têm mais chance de envolver-se em um acidente do que um 1.0.
  • Índice de roubo do modelo: carro popular é alvo de roubo para desmanche, carros esportivos e maiores são visados para serem usados como carro de fuga.

Cobertura 

  • Capital segurado: se você recebe 100% ou mais do valor do carro em caso de perda total. Saiba quando acontece a perda total.
  • Tipo de cobertura: serviços inclusos na apólice como carro reserva, guincho e mecânico alteram bastante o valor.


Cada seguradora tem sua forma de como calcular seguro de carro,  a dica dos especialistas é sempre fazer orçamentos em diversos lugares diferentes. Um bom seguro vária de 3% a 6% do valor de mercado do veículo, se a cotação que você receber ultrapassar isso, procure outro corretor ou negocie com uma melhor forma de pagamento ou até redução de algum serviço.

Temos um simulador que você pode utilizar para escolher o seguro do carro sem sair de casa. Clique aqui e saiba como calcular seguro de carro. Gostou do nosso guia? Deixe seu comentário, dica ou sugestão aqui embaixo. 

Pesquise e encontre a melhor solução de seguro auto para o seu bolso.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar