Como calcular as ausências no casamento e gastar menos com isso

Saiba a taxa de abstenção média de um casamento com base no seu tipo e número de convidados e confira outras dicas para acertar na quantidade.

Como calcular as ausências no casamento e gastar menos com isso
Para não sobrar nem faltar, conte com as nossas dicas

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Lista de convidados feita, vestido de noiva escolhido, buffet de casamento contratado e quase tudo pronto para o grande dia. Mas uma questão sempre aflige os noivos: será que todo mundo vai comparecer? Será que teremos sobra ou falta de comidas? Para evitar deslizes e desperdícios de comida e dinheiro, elaboramos um guia para os noivos calcularem a média de ausências no casamento e contarem com outras ajudinhas que podem valer ouro na hora de fechar a lista definitiva de convidados.

Check List de casamento: saiba o que organizar a cada mês

Lista de convidados do casamento: com quem não contar

convidadosdalistadecasamento


Na hora H, é muito difícil prever quem não vai poder ir sem ter enviado um RSVP (Répondez S'il Vous Plait - em tradução livre, responda por favor), não? Confira as dicas abaixo e saiba quanto descontar, em média, da sua lista, de acordo com o número de convidados do seu casamento e da quantidade de pessoas próximas. Uma dica é valiosa: quanto mais pessoas próximas e parentes tiver o casamento, mais precisão será garantida na quantidade de pessoas presentes.

Contrate uma assessora

Para não ter estresse em excesso com a resolução da lista de convidados, contrate uma assessora para o casamento. São pessoas especializadas na organização de eventos, que conseguem prever com mais precisão a quantidade de ausências, além de ajudar em todos os demais assuntos e estar presente no grande dia para resolver imprevistos.

Não convide mais do que o acertado no buffet

Já fechou o buffet? Para quantos convidados? Quando acertar com o buffet, tenha já a lista definitiva de convidados. Normalmente, esses serviços contam com, no máximo, 10% a mais do que os convidados acertados pela lista. Mesmo assim, evite que a comida e o serviço de mesa fiquem justos demais e não corra o risco de fechar o buffet sem antes ter uma lista pronta.

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Faça um mini-wedding

Casamentos estilo mini-wedding são aqueles com até 100 convidados podem ser mais econômicos e garantem que os noivos convidem só as pessoas do convívio próximo e parentes. Isso significa que a taxa de ausências pode cair muito, girando em torno de apenas 5%.

Casamento grande, mais ausências

Casamentos grandes geralmente têm entre 120 e 300 convidados. Nesse tipo de casamento, ocorrem muitas vezes os convites feitos apenas por consideração, de pessoas que não são tão próximas mas que fica chato não convidar. Por outro lado, se a família for grande ou houver uma quantidade muito grande de pessoas próximas, considere o mesmo índice de abstenção de um mini wedding: 5%. Caso contrário, a quantidade de convidados que não poderão comparecer vai ficar entre 10% e 20% do total.

Já sabe onde passar a Lua de Mel? Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades de passagens e hospedagem

Mega casamento

Os mega-casamentos costumam ter mais de 300 convidados. Mesmo com uma família muito grande e com muitos amigos e pessoas do convívio próximo, a lista sempre vai contar com aqueles que foram chamados por educação ou amigos distantes que não poderão comparecer na data marcada. O índice de faltas nesse tipo de casamento vai ficar entre 15% e 22% do total de convidados.

RSVP online

Faça um RSVP e crie uma página na web para facilitar a comunicação com os convidados e a confirmação – ou não – da presença. O RSVP é um aliado infalível na hora de calcular ausências, pois é um lembrete enviado depois do convite e mais próximo à data, geralmente com um mês de antecedência, que serve para que os convidados consigam saber com mais precisão se vão ou não comparecer ao casamento. Na carta do RSVP, estabeleça uma data limite para a confirmação. Aos que não responderem online, peça à assessora para ligar e perguntar se deve ou não confirmar a presença no evento.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar