Como bloquear celular roubado de forma rápida

Veja como bloquear celular roubado de forma rápida. É muito importante fazer um Boletim de Ocorrência, que deverá ser utilizado com o IMEI para fazer o bloqueio.

Como bloquear celular roubado de forma rápida
Veja o que fazer em caso de roubo do celular

Em caso de furto ou roubo de celular, uma das maiores preocupações é evitar que o conteúdo do aparelho fique perdido ou que seja utilizado em algo ilícito. Saber como bloquear celular roubado é essencial para evitar que fotos, contatos e vídeos pessoais sejam utilizados por uma pessoa estranha. Veja como bloquear celular roubado de forma simples.

Os 8 golpes virtuais que mais fazem vítimas no Brasil

Como bloquear celular roubado usando o IMEI

O IMEI (International Mobile Equipment Identity), ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel em português, é o código que identifica cada aparelho. O ideal é ter este número anotado em algum lugar seguro, como na nota fiscal, pois ele será muito útil no processo de bloqueio do celular.

Para saber o número do IMEI, ligue para *#06# do próprio celular e a informação vai aparecer na tela. Outra maneira ainda mais fácil é retirar a bateria e verificar o número que consta na etiqueta. Ao bloquear o IMEI de um celular, todas as funções que dependem da operadora ficam bloqueados e assim, o aparelho fica inutilizado.

A importância de fazer o Boletim de Ocorrência

Não adianta apenas saber o número do IMEI para pedir o bloqueio do celular. Quando se trata de roubo, na maioria das vezes é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência, além do IMEI. Vá à uma delegacia e registre uma queixa de roubo. Mesmo que as chances de recuperação do aparelho sejam pequenas, o BO é sua prova de que o celular não estava em sua posse, caso seja utilizado para fazer algo ilícito.

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

Como bloquear o chip nas operadoras

Já com o número do IMEI e o BO em mãos, o próximo passo é informar a operadora sobre o roubo, ou furto do aparelho. Solicite ao atendente que faça o bloqueio imediato do IMEI e também do seu chip. Algumas operadoras pedem que o BO seja enviada via email ou fax, o procedimento pode ser diferente em cada uma.

Tim: a operadora efetua o bloqueio de qualquer aparelho, independente do local de compra ou operadora de origem e para isso basta acessar o "Meu Tim" e solicitar. No entanto, o aparelho não estar bloqueado por outra operadora. O encaminhamento do BO não é uma exigência da Tim para efetuar o bloqueio do aparelho e o procedimento fica concluído em 24 horas no máximo. Já o bloqueio do chip é feito separadamente, entrando em contato com a Central de Atendimento.

Claro: para bloquear a linha basta acessar a área "Minha Claro", escolher a opção Serviços e, em seguida, a opção Bloqueio de Linha. Verifique o número que deseja fazer o bloqueio e confirme no botão Bloquear. Para efetuar o bloqueio do aparelho, entre em contato com o atendimento 1052 e informe o IMEI do celular.

Vivo: para bloquear o chip ligue para *8486 a partir de um celular ou 1058 de um telefone fixo. Para bloquear o aparelho será necessário informar o IMEI.

Agora que já sabe como bloquear celular roubado, saiba que também é importante tomar providências para não perder o conteúdo contido no aparelho. Faça backups dos seus dados no computador periodicamente e não corra o risco de perder todos os seus contatos, vídeos e fotografias.

Depois de seguir todos esses passos, o seu celular estará bloqueado e será um aparelho inútil para o ladrão. Além do mais, os seus dados estarão protegidos a partir do momento que efetuar o bloqueio. Depois de comprar outro celular, basta contatar a operadora e pedir que o chip seja desbloqueado para que você possa voltar a utilizar o seu antigo número.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar