Como as planilhas de Excel podem te ajudar a encontrar emprego

Seja qual for a área que esteja procurando emprego, a maioria das empresas já exigem um nível aceitável de Excel. Saiba como elaborar planilhas


Como as planilhas de Excel podem te ajudar a encontrar emprego
Saiba passo a passo como elaborar uma planilha de Excel

As planilhas estão por todos os lados! No mundo corporativo, nas universidades e no dia a dia dos profissionais de diversas áreas. Isso te assusta? Não se preocupe. O E-konomista vai te dar dicas de como fazer planilhas e como encontrar planilhas na internet para o que você precisa!

Em primeiro lugar, vale destacar o porque das planilhas serem tão utilizadas nas empresas: elas permitem fazer cálculos avançados, gráficos, prever resultados, probabilidades, fazer filtros, tratar dados e remover informações duplicadas. Ainda não soa familiar? Talvez já tenha precisado calcular impostos, saber quantos quilômetros por litro seu carro gasta, ou até mesmo quanto vai receber nas suas férias. Com certeza alguma vez você já se viu em uma dessas situações e precisou de ajuda de planilhas.

Como fazer planilhas


  • O primeiro passo é tentar se familiarizar com as planilhas, pra isso, você deve utilizar um editor de planilhas. O mais conhecido é o Microsoft Excel, que agora tem uma versão grátis e online para quem tem conta Microsoft . 

Você pode optar por usar o editor de planilhas do Google , disponível para todo mundo que possui uma conta Gmail. Caso você prefira ter instalado no seu computador, pode optar por fazer o download grátis do OpenOffice.

  • O próximo passo é saber onde procurar as planilhas prontas, que vão te ajudar a começar os cálculos. Além do Google, você pode acessar o site PlanilhaExcel  ou ReidasPlanilhas. Nesses sites você pode fazer o download das planilhas já prontas e alterar de acordo com as suas necessidades.

Para saber todas as funções disponíveis nas planilhas, você pode acessar essa listagem

Áreas de emprego 

Com conhecimento intermediário ou avançado em planilhas, você tem mais chances de conseguir vagas de empregos nas áreas:

  • Finanças
  • Contabilidade 
  • Tesouraria 

São áreas que sempre tem posições em aberto. E não é só, a maior parte das áreas administrativas exigem pelo menos um conhecimento básico em planilhas. Por isso, vale a pena investir em um curso de excel e aumentar suas chances de contratação.

Cursos e aprendizado

Se você é auto-didata, pode aprender online com vídeos, a grande vantagem é que existem vários e alguns são grátis, indo do básico até o avançado.

Uma opção de bom custo-benefício, são os cursos de 40 horas do Senac, existente em diversos estados. 

Caso opte por investir em um certificado com bastante reconhecimento na área de tecnologia, o Impacta oferece um curso completo, com a desvantagem de só estar disponível em São Paulo.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar