Como aprender outro idioma sem curso

Em tempo de crise, ser autodidata é o que vale. Tome a iniciativa e confira agora como aprender outro idioma de modos alternativos e bem econômicos.

Como aprender outro idioma sem curso
Atitude e alternativas para dominar novos idiomas e é claro, economizar

Buscar e compartilhar conhecimento são algumas das coisas mais prazerosas da vida. Aventurar-se em um nova cultura traz muitos benefícios em âmbito profissional (ter maior chance de sobreviver num mercado de trabalho extremamente globalizado e concorrido) e pessoal, no que tange a auto realização do ser humano; atividades relacionadas à tal, como aprender outro idioma, possuem comprovação científica de que são capazes de aumentar a autoestima, velocidade de raciocínio, exercitar a memória e, consequentemente, ampliar a capacidade de adquirir e reter informações.

A parte ruim é que nem sempre é possível reunir tempo livre ou condição financeira suficiente para investir anos de estudo em um curso de idiomas, ainda mais em tempos de crise. Deste modo, é preciso ser "alterdidata" - com o perdão do neologismo -, buscando assim métodos alternativos para o aprendizado por conta própria. Pensando nisto, listamos alguns deles nesta matéria para lhe ajudar como aprender outro idioma.

Como aprender outro idioma de modo alternativo

Séries e Filmes

Representando uma gama imensa de histórias e bons conteúdos, ambos são ótimos para nos ajudar como aprender outro idioma. Para começar, basta escolher algum(a) que seja de seu interesse e começar a assistir com legendas em português, procurando prestar atenção quando possível na pronúncia das palavras ditas e nos diálogos. Após alguns dias - e é recomendável que não demore muito -, assista novamente, reconfigurando as legendas para o idioma original e por fim, assista sem legendas.

O objetivo deste exercício é treinar e desenvolver a audição em outro idioma.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

Videogames

Os fãs de jogos desde a infância certamente se familiarizam muito com esta opção. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca sofreu para passar de fase ou solucionar um quebra-cabeça. Em certos casos, a solução imediata é recorrer ao dicionário de idiomas para traduzir determinado discurso (ou palavras) e assim ligar os pontinhos na cabeça, resolvendo enfim o enigma.

Tal técnica faz ainda mais sentido considerando que a geração atual de games "cresceu de forma inversamente proporcional" ao passado: os jogos atuais contam menor dificuldade, porém com gráficos de última geração e, sobretudo, mais HISTÓRIA. E se a história é cativante, certamente vale a pena se desdobrar para acompanhá-la.

Duolingo é bom para aprender idiomas? Veja a avaliação

Música

É o modo mais clichê para o aprendizado de outro idioma, levando em conta que trata-se de uma paixão universal do ser humano. A vida sem música é inimaginável e normalmente a pessoa já sabe o que quer escutar.

O objetivo é trabalhar a audição por meio da repetição; escutamos várias músicas todos os dias, mas dificilmente prestamos atenção em suas letras. Neste caso, o ideal é selecionar uma música de seu gosto (e no idioma que deseja aprender, obviamente), ouvi-la diariamente e tentar cantá-la a princípio sem olhar a letra, pois isso pode acentuar o vício de má pronunciação.

Após alguns exercícios, a pessoa pode pesquisar e ler sua tradução enquanto escuta a música escolhida, e encerrar o modo cantando enquanto escuta.

Aplicativos

Com o "boom" dos smartphones, milhares de aplicativos foram criados para entreter e facilitar nossas vidas, principalmente no que diz respeito ao aprendizado gratuito de novos idiomas. O método de ensino consiste em reunir uma gama imensa de idiomas - podendo variar do albanês ao vietnamita - e promover exercícios simples de tradução, vocabulário escrito e pronunciado e até mesmo gramática avançada. Duolingo, Busuu, Easy Ten, BBC Learning English, Memrise e Babbel são alguns bons exemplos disponíveis para ajudar como aprender outro idioma e estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.

Independente de ser novato, possui uma base relativamente sólida ou até mesmo fluência num determinado idioma, estes são alguns métodos que podem ser utilizados exaustivamente para criar confiança ou até mesmo manter a forma pro restante da vida. Buscar conhecimento nunca é demais.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Reinaldo Vieira Reinaldo Vieira

Jornalista formado pela FMU. Guarulhense apaixonado por tecnologia, música, cinema e esportes. Adora escrever e busca estar sempre por dentro das tendências da comunicação social e do design no mundo moderno.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar