Como abrir uma startup: veja o passo a passo

Tem uma ideia fantástica e quer transforma-la em um negócio de sucesso? Hoje trazemos um guia para você saber como abrir uma startup e ter sucesso com suas ideias e esforço

Como abrir uma startup: veja o passo a passo
Saiba como começar sua empresa no século XXI

Tem uma ideia fantástica e quer transforma-la em um negócio de sucesso? Você pode estar traçando o caminho de um startup. Hoje trazemos um guia para você saber como abrir uma startup e ter sucesso com suas ideias e esforço.

Como abrir uma startup: veja o passo a passo

Algumas características distinguem as startups dos negócios tradicionais, como lojas ou restaurantes. A principal é o potencial de crescimento, depois o modelo inovador. E por último mas não menos importante, a iniciativa escalável, ou seja, ser capaz de aumentar rapidamente as operações sem comprometer a rentabilidade.

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

Identifique o mercado

Antes mesmo de começar é importante verificar se o conceito se encaixa nos padrões de uma startup. Perguntas simples ajudam a colocar o modelo em perspectiva, como saber se o mercado é amplo ou de nicho para identificar o tamanho do público potencial e definir a capacidade de crescimento da empresa. Conheça também os consumidores e a concorrência.

Entrar no Mercado

Encontre a resposta para estas duas perguntas: Quais são os públicos potenciais? O que eles querem? As respostas ajudaram a determinar a capacidade de crescimento do negócio.

Escolher um modelo de negócio

Um dos pontos mais importantes quando se pensa em como abrir uma startup, o modelo de negócios é a maneira como a empresa vai ganhar dinheiro com o produto ou serviço que vai oferecer faz toda a diferença na hora de entender a escalabilidade. Existem vários modelos possíveis para os novos negócios:

  • Transacionais: venda de produtos ou serviços, são os mais usados no momento. Tipo a venda de vidas no Candy Crush ou qualquer outro produto oferecido dentro de aplicativos ou redes sociais.
  • Lead Generation: atrair ou levar clientes para outros sites.
  • Assinatura por período: em alta novamente graças ao grande número de smart devices e a disseminação dos formatos de “software as a service” (SaaS) como o Spotify.
  • Freemium, termo derivado da junção das palavras free e premium, combina conteúdo grátis e áreas restritas com funcionalidades avançadas pagas.

Aprender a administrar

Para uma empresa dar certo, a pessoa tem de saber conduzir o negócio. Isso significa saber conceitos essenciais de administração, finanças e marketing. Não há desculpas para a falta de conhecimento hoje. Existem centenas de cursos e livros na internet. Clique aqui veja 10 livros online grátis sobre o mundo dos negócios.

Montar o plano de negócios

O plano de negócios pode ir contra novos formatos de planejamento estratégico, já que uma das ideias das startups é inovar, até mesmo no processo de montagem do negócio. A ideia é obter resultados por meio de testes de validação feitos no próprio mercado.

Escolher parceiros

Os melhores locais para conquistar parceiros são os eventos de tecnologia. Eventos como a Campus Party, campeonatos de startups e startups meetups são ótimos para conhecer pessoas e fortalecer seu networking.

Fique ligado

Velocidade e flexibilidade são suas armas. O ambiente é tão competitivo que concorrentes podem surgir do dia para a noite. A agilidade que o empreendedor consegue corrigir os rumos do seu negócio e definir quão longe a empresa vai chegar. Manter o foco na inovação e ter coragem de mudar são ingredientes obrigatórios se você quer saber como abrir uma startup.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar